Etapas: a) Apresentação da
proposta e treinamento dos professores - 2 dias
b) Determinação das necessidades e metas
holísticas (Missão) - 3 semanas
c) Análise ambiental - 3 semanas
d) Planejamento - 3 semanas
e) Implantação dos projetos iniciais - 3
semanas
f) Acompanhamento e avaliação - todo ano
Descrição das Etapas:
Apresentação da proposta e treinamento
dos professores: Curso introdutório de 2
dias, onde as etapas do programa são
apresentadas utilizando-se recursos
audio-visuais, são discorridos conteúdos
referentes às suas bases metodológicas
(Educação Ambiental, Permacultura, Metodologias
Participativas), e é construída a matriz de
integração dos conteúdos curriculares com o
processo de design permacultural e educação
ambiental. Durante o curso são vivenciados
métodos de sensibilização e integração
comunitária que serão posteriormente utolizados
pelos professores. Neste momento também se
inicia o processo de visualização coletiva de
transformações na escola, através de um
levantamento dos desejos e necessidades dos
professores (Construção de um mapa de
determinação de metas holísticas).
Determinação das necessidades e metas
holísticas da comunidade escolar: Após o
treinamento dos professores e a sua
familiarização com as técnicas de
determinação de metas holísticas, durante as
próximas 3 semanas estes passam a aplicar o
método com suas turmas e a orientar os alunos na
realização de entrevistas para o levantamento
dos desejos e necessidades da comunidade. Também
é realizada uma reunião geral para
determinação de metas holísticas, onde os pais
dos alunos e os funcionários da escola são
convidados a colocar suas sugestões e anseios.
Ao final desta etapa tem-se uma quantidade
substancial de dados, que são reunidos em um
relatório final, através de um grupo formado
por alguns professores e um aluno representante
de cada turma. A partir deste relatório é
redigida a missão da escola, a qual é
apresentada a todos os integrantes desta etapa,
podendo ser exposta em murais ou onde a escola
considerar conveniente.
Estudo ambiental: Esta etapa
caracteriza-se por ser um processo de amplo
conhecimento do ambiente escolar e da realidade
da comunidade. Os professores coordenam
atividades de grupo com seus alunos, envolvendo a
análise de solo, água, vegetação e estruturas
da escola, aproveitando este estudo do ambiente
escolar para a aprendizagem de conteúdos
curriculares e para conscientização ambiental.
Os dados são registrados em planilhas. Ao final
desta etapa é confeccionada uma planta baixa
detalhada com os resultados, mostrando o estado
atual da escola.
Design ecológico e planejamento: Tanto
os alunos quanto os professores são introduzidos
à ética, princípios, conceitos e
características da permacultura, bem como às
leis básicas da ecologia. A partir dos dados
levantados nas etapas anteriores tomam-se aqui
decisões sobre o que, onde e quando colocar
certos elementos do design. A partir do
levantamento de recursos estuda-se como
implementar estes elementos. Todo o processo de
design ecológico também envolve conteúdos
curriculares.
Implantação do design permacultural: Nesta
etapa iniciam-se os mutirões maiores, a
implantação das obras, a organização das
equipes. São realizadas oficinas para que todos
se apropriem das habilidades necessárias para a
implantação, manutenção e utilização das
transformações planejadas (ex: horta
ecológica, viveiro de mudas, compostagem,
plantio). A partir destas oficinas o design passa
a ser implementado através do trabalho em
equipes e mutirões. Conteúdos curriculares
continuam sendo abordados durante todo o processo
de implantação e de cuidado com os elementos
implantados. A partir desta etapa, a forma de
continuidade do programa dependerá do grau de
interação com a comunidade e do nível de
motivação da escola para continuar evoluindo em
seu design para a sustentabilidade.
Acompanhamento, reforços e avaliação dos
resultados: São desenvolvidos encontros com
os professores para a assessoria no caso de
alguma dificuldade que esteja sendo enfrentada,
esclarecimento de dúvidas, aprimoramento
constante do programa com novas idéias e
técnicas. Com estes encontros é construído
coletivamente um manual de Educação Ambiental
Contínua, com a descrição ilustrada do
processo, dos métodos utilizados e seus
resultados. Nesta etapa também ocorre o
processo de avaliação e de troca de
experiências com escolas que estejam
desenvolvendo o programa. Um evento de
integração é realizado com a comunidade para
apresentar os produtos e celebrar as
transformações que foram construídas
coletivamente.
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