EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTÍNUA

Um Programa de Desenvolvimento Ecosustentável Escolar e Comunitário

 


             
         
         

Treinamento: visualizando a grade de integração dos conteúdos curriculares com educação ambiental.

Treinamento dos professores.

Etapas:

a) Apresentação da proposta e treinamento dos professores - 2 dias

b) Determinação das necessidades e metas holísticas (Missão) - 3 semanas

c) Análise ambiental - 3 semanas

d) Planejamento - 3 semanas

e) Implantação dos projetos iniciais - 3 semanas

f) Acompanhamento e avaliação - todo ano

Descrição das Etapas:

Apresentação da proposta e treinamento dos professores: Curso introdutório de 2 dias, onde as etapas do programa são apresentadas utilizando-se recursos audio-visuais, são discorridos conteúdos referentes às suas bases metodológicas (Educação Ambiental, Permacultura, Metodologias Participativas), e é construída a matriz de integração dos conteúdos curriculares com o processo de design permacultural e educação ambiental. Durante o curso são vivenciados métodos de sensibilização e integração comunitária que serão posteriormente utolizados pelos professores. Neste momento também se inicia o processo de visualização coletiva de transformações na escola, através de um levantamento dos desejos e necessidades dos professores (Construção de um mapa de determinação de metas holísticas).

Determinação das necessidades e metas holísticas da comunidade escolar: Após o treinamento dos professores e a sua familiarização com as técnicas de determinação de metas holísticas, durante as próximas 3 semanas estes passam a aplicar o método com suas turmas e a orientar os alunos na realização de entrevistas para o levantamento dos desejos e necessidades da comunidade. Também é realizada uma reunião geral para determinação de metas holísticas, onde os pais dos alunos e os funcionários da escola são convidados a colocar suas sugestões e anseios. Ao final desta etapa tem-se uma quantidade substancial de dados, que são reunidos em um relatório final, através de um grupo formado por alguns professores e um aluno representante de cada turma. A partir deste relatório é redigida a missão da escola, a qual é apresentada a todos os integrantes desta etapa, podendo ser exposta em murais ou onde a escola considerar conveniente.

Estudo ambiental: Esta etapa caracteriza-se por ser um processo de amplo conhecimento do ambiente escolar e da realidade da comunidade. Os professores coordenam atividades de grupo com seus alunos, envolvendo a análise de solo, água, vegetação e estruturas da escola, aproveitando este estudo do ambiente escolar para a aprendizagem de conteúdos curriculares e para conscientização ambiental. Os dados são registrados em planilhas. Ao final desta etapa é confeccionada uma planta baixa detalhada com os resultados, mostrando o estado atual da escola.

Design ecológico e planejamento: Tanto os alunos quanto os professores são introduzidos à ética, princípios, conceitos e características da permacultura, bem como às leis básicas da ecologia. A partir dos dados levantados nas etapas anteriores tomam-se aqui decisões sobre o que, onde e quando colocar certos elementos do design. A partir do levantamento de recursos estuda-se como implementar estes elementos. Todo o processo de design ecológico também envolve conteúdos curriculares.

Implantação do design permacultural: Nesta etapa iniciam-se os mutirões maiores, a implantação das obras, a organização das equipes. São realizadas oficinas para que todos se apropriem das habilidades necessárias para a implantação, manutenção e utilização das transformações planejadas (ex: horta ecológica, viveiro de mudas, compostagem, plantio). A partir destas oficinas o design passa a ser implementado através do trabalho em equipes e mutirões. Conteúdos curriculares continuam sendo abordados durante todo o processo de implantação e de cuidado com os elementos implantados. A partir desta etapa, a forma de continuidade do programa dependerá do grau de interação com a comunidade e do nível de motivação da escola para continuar evoluindo em seu design para a sustentabilidade.

Acompanhamento, reforços e avaliação dos resultados: São desenvolvidos encontros com os professores para a assessoria no caso de alguma dificuldade que esteja sendo enfrentada, esclarecimento de dúvidas, aprimoramento constante do programa com novas idéias e técnicas. Com estes encontros é construído coletivamente um manual de Educação Ambiental Contínua, com a descrição ilustrada do processo, dos métodos utilizados e seus resultados. Nesta etapa também ocorre o processo de avaliação e de troca de experiências com escolas que estejam desenvolvendo o programa. Um evento de integração é realizado com a comunidade para apresentar os produtos e celebrar as transformações que foram construídas coletivamente.

A comunidade levantando as metas holísticas da escola.

Metas holísticas.

Realizando o estudo ambiental do solo, parte da análise ambiental da escola.

Análise ambiental.

Efetivando o design ecolópgico do pátio da escola através da técnica de maquetaria com sucata.

Criando a maquete da escola.