EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTÍNUA

Um Programa de Desenvolvimento Ecosustentável Escolar e Comunitário

 


             
         
         

  Construção de espiral de ervas e canteiro permacultural na E. M. Pinguirito em Garopaba, Santa Catarina.

E.M. Pinguirito em Garopaba SC.

 

Breve Histórico:

O programa S.E.E.D (School Environmental Education & Development) foi introduzido pela primeira vez através da parceria entre três instituições (Earthcare Education Aotearoa da Nova Zelândia, Novalis Institute e Abalimi Bezekhaya da África do Sul), em uma escola com pouco mais de mil alunos, dentro de uma favela na região de Cape Flats (África do Sul). Esta atuação teve ótimos resultados, proporcionando que a escola recebesse o prêmio Presidente Mandela.

No Brasil, em Garopaba/SC, através de parceria entre a Fundação Gaia, a Secretaria Municipal de Educação e a AMA (Entidade Ambientalista local), foram realizados 5 cursos com diferentes cargas horárias, possibilitando a participação de professores de toda a rede de educação da região. Ao todo 78 participantes, entre professores, diretores e líderes comunitários, foram introduzidos ao Programa de Educação Ambiental Contínua. Ao final de 9 dias de trabalho, a Escola Municipal Pinguirito foi revegetada com 42 árvores; foi criado um mini-viveiro para produção de mudas, um canteiro de ervas didaticamente planejado para o aprendizado dos conceitos de design ecológico, uma composteira e canteiros para hortas; além da confecção de uma maquete apresentando um projeto de transformação do ambiente, baseado nos desejos e necessidades da comunidade escolar. Ao final do curso consolidou-se a formação de um grupo de facilitadores que está atuando em projetos para a difusão desta metodologia na região.

Em Viamão/RS, através da parceria entre a Fundação Gaia, a SEMA, a Secretaria Municipal de Educação de Viamão e a UFRGS, foi realizado um curso de capacitação de 5 dias, na Escola Municipal Nossa Sra. da Conceição, reunindo 52 professores de Viamão, Itapuã e Porto Alegre. Além das transformações práticas ocorridas no pátio desta escola, da formação de multiplicadores e da produção de materiais didáticos (apostila e filme), o curso possibilitou o engajamento de quatro outras escolas do município de Viamão para a formação de centros de referência desta metodologia.

Atividade de semeadura no viveiro de mudas.

E.M. Nossa Srª da Conceição - Viamão RS