Breve Histórico: O programa S.E.E.D
(School Environmental Education &
Development) foi introduzido pela primeira
vez através da parceria entre três
instituições (Earthcare Education Aotearoa
da Nova Zelândia, Novalis Institute e Abalimi
Bezekhaya da África do Sul), em uma escola
com pouco mais de mil alunos, dentro de uma
favela na região de Cape Flats (África do Sul).
Esta atuação teve ótimos resultados,
proporcionando que a escola recebesse o prêmio
Presidente Mandela.
No Brasil, em Garopaba/SC,
através de parceria entre a Fundação Gaia, a
Secretaria Municipal de Educação e a AMA
(Entidade Ambientalista local), foram realizados
5 cursos com diferentes cargas horárias,
possibilitando a participação de professores de
toda a rede de educação da região. Ao todo 78
participantes, entre professores, diretores e
líderes comunitários, foram introduzidos ao
Programa de Educação Ambiental Contínua. Ao
final de 9 dias de trabalho, a Escola Municipal
Pinguirito foi revegetada com 42 árvores; foi
criado um mini-viveiro para produção de mudas,
um canteiro de ervas didaticamente planejado para
o aprendizado dos conceitos de design ecológico,
uma composteira e canteiros para hortas; além da
confecção de uma maquete apresentando um
projeto de transformação do ambiente, baseado
nos desejos e necessidades da comunidade escolar.
Ao final do curso consolidou-se a formação de
um grupo de facilitadores que está atuando em
projetos para a difusão desta metodologia na
região.
Em Viamão/RS, através da parceria
entre a Fundação Gaia, a SEMA, a Secretaria
Municipal de Educação de Viamão e a UFRGS, foi
realizado um curso de capacitação de 5 dias, na
Escola Municipal Nossa Sra. da Conceição,
reunindo 52 professores de Viamão, Itapuã e
Porto Alegre. Além das transformações
práticas ocorridas no pátio desta escola, da
formação de multiplicadores e da produção de
materiais didáticos (apostila e filme), o curso
possibilitou o engajamento de quatro outras
escolas do município de Viamão para a
formação de centros de referência desta
metodologia.
|