EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTÍNUA

Um Programa de Desenvolvimento Ecosustentável Escolar e Comunitário

 


             
         
         

Escola, espaço de sensibilização e aprendizado.

Bases Metodológicas:

Esta metodologia baseia-se no trabalho de Alan Savory com gerenciamento holístico de recursos (Holistic Resource Management) e tomada holística de decisão (Holistic Decision Making), que investigou formas de facilitar o planejamento participativo do desenvolvimento de comunidades rurais (Participatory Rapid Rural Appraisal), contribuindo para o aumento da auto-estima destas pessoas e da facilidade de organização em grupo.

O design ecológico está baseado os métodos de Design de Uso Integrado da Terra (Integrated Land Use Design) desenvolvidos pela Participatory Ecological Land Use Design, ONG com sede no Zimbábue, orientando-se principalmente pela permacultura, estratégia criada pelo australiano Bill Mollinson no início dos anos 70, que envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos, que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Através da observação e do aprendizado com os princípios básicos que regem os sistemas naturais, a permacultura reune elementos de culturas ancestrais com conhecimentos interdisciplinares da ciência moderna, integrando economia, ética, agricultura ecológica, sistemas de captação de água, bioarquitetura, etc., resultando na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, de forma a satisfazer as necessidades humanas sem impactos ambientais negativos

Para a integração entre os conteúdos curriculares e estes métodos, são utilizados os currículos já utilizados na escola, construindo-se com os professores uma grade que indica como o conteúdo referente a cada disciplina e cada série pode ser abordado, tendo como temas transversais a questão ambientais e a ética, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Paralelamente a este processo participativo e prático, são utilizados métodos de sensibilização, integração e resgate cultural, como jogos cooperativos, dinâmicas de grupo, visualização criativa (Luvmour, Sambhava & Josette 1984, Platts, David Earl 1997, Bowden, Marcia 1989).

Em nenhum momento o calendário escolar é comprometido, isto é, todas as atividades escolares estão integradas ao programa e vice-versa.

5.Benefícios:

Os benefícios gerados por este programa abrangem aspectos ambientais, sociais, econômicos, da saúde e da educação:

  • Maior auto-suficiência, autogestão e organização da comunidade;
  • Resolução de problemas ambientais locais;
  • Resgate cultural, maior conhecimento e valorização da bioregião;
  • Enriquecimento e melhoria da qualidade do processo educativo, com a facilitação da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades dos alunos, possibilitando a redução de problemas como alto índice de repetência, evasão escolar e exclusão social.
  • Melhoria da estrutura das escolas e transformação dos pátios escolares em locais de aprendizagem;
  • Melhoria da qualidade da merenda escolar;
  • Geração de relações sociais mais harmônicas e cooperativas, diminuição da violência e aumento da auto-estima;
  • Melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade.

Uma escola pensada e construída coletivamente!

Convívio e aprendizado mais rico e gratificante.