Bases Metodológicas: Esta
metodologia baseia-se no trabalho de Alan Savory
com gerenciamento holístico de recursos (Holistic
Resource Management) e tomada holística de
decisão (Holistic Decision Making), que
investigou formas de facilitar o planejamento
participativo do desenvolvimento de comunidades
rurais (Participatory Rapid Rural Appraisal),
contribuindo para o aumento da auto-estima destas
pessoas e da facilidade de organização em
grupo.
O design ecológico está baseado os métodos
de Design de Uso Integrado da Terra (Integrated
Land Use Design) desenvolvidos pela Participatory
Ecological Land Use Design, ONG com sede no
Zimbábue, orientando-se principalmente pela
permacultura, estratégia criada pelo australiano
Bill Mollinson no início dos anos 70, que
envolve o planejamento, a implantação e a
manutenção conscientes de ecossistemas
produtivos, que tenham a diversidade, a
estabilidade e a resistência dos ecossistemas
naturais. Através da observação e do
aprendizado com os princípios básicos que regem
os sistemas naturais, a permacultura reune
elementos de culturas ancestrais com
conhecimentos interdisciplinares da ciência
moderna, integrando economia, ética, agricultura
ecológica, sistemas de captação de água,
bioarquitetura, etc., resultando na integração
harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, de
forma a satisfazer as necessidades humanas sem
impactos ambientais negativos
Para a integração entre os conteúdos
curriculares e estes métodos, são utilizados os
currículos já utilizados na escola,
construindo-se com os professores uma grade que
indica como o conteúdo referente a cada
disciplina e cada série pode ser abordado, tendo
como temas transversais a questão ambientais e a
ética, conforme os Parâmetros Curriculares
Nacionais.
Paralelamente a este processo participativo e
prático, são utilizados métodos de
sensibilização, integração e resgate
cultural, como jogos cooperativos, dinâmicas de
grupo, visualização criativa (Luvmour, Sambhava
& Josette 1984, Platts, David Earl 1997,
Bowden, Marcia 1989).
Em nenhum momento o calendário escolar é
comprometido, isto é, todas as atividades
escolares estão integradas ao programa e
vice-versa.
5.Benefícios:
Os benefícios gerados por este programa
abrangem aspectos ambientais, sociais,
econômicos, da saúde e da educação:
- Maior auto-suficiência, autogestão e
organização da comunidade;
- Resolução de problemas ambientais
locais;
- Resgate cultural, maior conhecimento e
valorização da bioregião;
- Enriquecimento e melhoria da qualidade do
processo educativo, com a facilitação
da aprendizagem e o desenvolvimento de
habilidades dos alunos, possibilitando a
redução de problemas como alto índice
de repetência, evasão escolar e
exclusão social.
- Melhoria da estrutura das escolas e
transformação dos pátios escolares em
locais de aprendizagem;
- Melhoria da qualidade da merenda escolar;
- Geração de relações sociais mais
harmônicas e cooperativas, diminuição
da violência e aumento da auto-estima;
- Melhoria da saúde e qualidade de vida da
comunidade.
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