Outubro de 2005

Nesta Edição...

Eventos: Palestra “O Papel da Imprensa para as Questões Ambientais”: Foram convidados editores e chefes de reportagem dos principais jornais de Porto Alegre, abrindo um espaço de reflexão sobre o que efetivamente está sendo informado para a sociedade e o caminho que se está construindo na perspectiva do meio ambiente. Local: Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country) – Rua Túlio de Rose, 80. 11 de outubro, às 19:30. Entrada Franca!

Maiores Informações no final deste Informativo,  

através do telefone (51) 33 30 35 67 ou sede@fgaia.org.br

Ainda: * Editorial: Advertências de Gaia.

* Veja o que saiu na Imprensa sobre a Fundação Gaia.

* Saiba como foi a Palestra sobre Filosofia do Meio Ambiente.

* Participe: Práticas em Botânica com base na vegetação de Porto Alegre.

* Exposição: Séculos Indígenas no Brasil.

* Agenda de Eventos.

Editorial - Por Lilly Lutzenberger

ADVERTÊNCIAS DE GAIA...

Ainda não havíamos conseguido nos recuperar do choque sofrido com a catástrofe do Tsunami na Ásia, quando a violência, os estragos e as indizíveis tragédias humanas provocadas pelo furacão Katrina nos EUA invadiram e tomaram conta dos noticiários, evocando em nós sensações e sentimentos de estupor e ansiedade. Nos percebemos muito pequeninos, indefesos e impotentes diante de forças tão poderosas e incontroláveis.

Poderosas e incontroláveis por certo, mas não imprevisíveis.

Um número crescente de cientistas e ecologistas já vinha e continua alertando sobre os efeitos prejudiciais da atividade humana moderna sobre o clima mundial.

Um deles, José Lutzenberger, foi incansável em suas tentativas de chamar a atenção para o assunto.

Em, 1986, em uma palestra proferida na “Schumacher Foundation” da Inglaterra, ele afirmava:

“ ...até mesmo leves mudanças climáticas podem ter conseqüências muito, muito sérias para a humanidade e a civilização. Podem chegar a significar o fim da civilização. Mesmo pequenas  mudanças podem tornar as colheitas incertas. Se tivermos somente 3 ou 4 anos sem colheitas em um planeta com 5 bilhões de habitantes (indo para 6 bilhões no final deste século), isso ocasionará uma tremenda catástrofe. Centenas de milhões de pessoas morrerão de fome. E as mesmas certamente não partirão sossegadamente. Grandes tumultos haverá, muitas revoltas sociais. ...”

Segundo Lutzenberger, quando tentamos prever o comportamento de um sistema tão complexo como o é nossa Ecosfera - nosso maravilhoso planeta Terra, ou Gaia, como respeitosamente o chamavam os gregos da antiguidade – devemos levar em conta que as grandes mudanças ambientais, especialmente as climáticas, não costumam se dar de modo gradual, mas aos saltos. Como demonstram estudos científicos e atestam os mamutes congelados que, vez por outra, são encontrados em perfeito estado de conservação nas grandes regiões geladas do Hemisfério Norte, estes “saltos” ocorrem de forma inesperada e drástica. Aqueles pobres mamutes provavelmente estavam pastando tranqüilamente, quando uma mega-tempestade de neve os supreendeu e congelou para sempre.

Em seu artigo “Rainforests and World Climate” (A Floresta Amazônica e o Clima Mundial), escrito em 1989, José Lutzenberger nos convidava a refletir sobre a seguinte comparação:

“ ... Uma metáfora bastante cruel que podemos utilizar é imaginarmos uma régua sendo lentamente empurrada sobre a borda de uma mesa. Suponhamos que há um anãozinho minúsculo na ponta da régua que ainda se encontra apoiada sobre a mesa, empurrando-a. Por ser de tamanho muito reduzido, ele não consegue enxergar a outra extremidade, mas sua experiência prévia o faz sentir-se seguro o bastante para acreditar que pode continuar empurrando indefinidamente. Então, repentinamente, a régua emborca e cai ao chão. No decorrer da queda, se tiver tempo, o anãozinho poderá se tornar mais sábio, mas isso já não lhe servirá de nada, pois então será tarde demais.  ...”

Será que as recentes catástrofes ambientais não tentam nos mostrar que estamos agindo como o anãozinho da metáfora acima? E será que ainda nos restam tempo e meios suficientes para puxar a régua de volta e impedir que despenque irremediavelmente?

Artigos de José Lutzenberger que falam sobre mudanças climáticas:

http://www.fgaia.org.br/texts/t-amazonia.html - Amazônia não é o pulmão do Mundo

 

Veja o que saiu na imprensa...

Zero Hora, Informe de Ensino - segunda-feira, 12 de setembro de 2005.

Filosofia

A Fundação Gaia promove amanhã a palestra Filosofia do Meio Ambiente: O Pensamento Ecológico, com o  filósofo Vicente Medaglia. A palestra abordará as bases da filosofia moderna, concentrando-se na filosofia do ambiente. O palestrante abordará em uma linguagem acessível o que considera ser o cerne do problema da crise do ambiente e o conceito de felicidade ora vigente. (segue)

Correio do Povo, Geral - segunda-feira, 12 de setembro de 2005.

Filósofo faz Palestra para a Fundação Gaia amanhã

A Fundação Gaia promoverá amanhã, a Palestra "Filosofia do Meio Ambiente: o pensamento ecológico", com o filósofo Vicente Medaglia. A palestra abordará as bases da filosofia moderna, concentrando-se na filosofia do meio ambiente. Será no auditório da  Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, na rua Túlio de Rose, 80, às 19:30 hrs.

Jornal do Comércio, Opinião - terça-feira, 13 de setembro de 2005.

O Legado de Lutzenberger (por Lucia Nobre - advogada do HCPA)

Venho acompanhando, no Jornal do Comércio, textos que mostram alguns projetos que estão sendo feitos em homenagem ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger... Não tenho envolvimento pessoal com a instituição criada pelo ecologista, muito menos com este jornal; então, sinto-me à vontade para elogiar e parabenizar a iniciativa deste veículo que vem divulgando os projetos da Fundação Gaia e das pessoas que trabalham para dar continuidade aos ensinamentos deste ícone gaúcho. (segue).

PUCRS Informação, nº 126 - set-out/ 2005. 

A Aldeia Ideal na PUCRS 

... A exposição Séculos Indígenas no Brasil incluiu fotos de Piotr Jaxa e João Ripper, entre outros. Havia desenhos, painéis e depoimentos veiculados no espaço de projeções de Darcy Ribeiro, José Lutzenberger e Cacique Raoní... Um dos resultados do evento será a realização de um convênio entre a PUCrs, a Fundação Gaia, a FUNAI e comunidades caingangues e guaranis para a recuperação de áreas degradadas e agricultura ecológica. Em 2006 deverá começar o projeto piloto.
      

Aconteceu...

Palestra na Livraria Cultura: "Filosofia do Meio Ambiente"

 

Fotos: Tânia Kowarick

A Palestra sobre Filosofia do Meio Ambiente que aconteceu no dia 13 de setembro no auditório da Livraria Cultura em Porto Alegre trouxe o Filósofo Vicente Medaglia. 

Vicente apresentou um apanhado geral da Filosofia do Meio Ambiente falando em uma linguagem para não-filósofos, procurou apresentar os conceitos de forma acessível, dentro da perspectiva de que todo discurso filosófico é inteligível se apresentado sem o uso do vocabulário intrincado que caracteriza a Filosofia Acadêmica. Falou do surgimento da Filosofia do Meio Ambiente no séc. XX, juntamente com o nascimento do movimento ambientalista. Foi quando parte da humanidade deu-se conta de que a própria ação humana estava pondo o equilíbrio ecológico do planeta em risco.

Participe !

InGa - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais promove

Práticas em Botânica com base na vegetação de Porto Alegre.

 Tópicos Principais: 

* Padrões Ecológicos de Porto Alegre * Inventários Florísticos * Métodos de Amostragem * Identificação de Espécies * Espécies Imunes ao Corte, Raras e Ameaçadas * Coleta e Herborização * Laudos, Licenciamento e Legislação Ambiental * Espécies Medicinais Nativas

Ministrantes do Curso:

- Anderson Santos de Mello, estudante de graduação em Ciências Biológicas / UFRGS

- Martin Grings, estudante de graduação em Ciências Biológicas / UFRGS

-  Robberson Bernal Setubal, estudante de graduação em Ciências Biológicas / UFRGS

Data:  28, 29 e 30 de outubro. Local: Morro São Pedro, Porto Alegre.

Informações: curso_vegetal@yahoo.com.br 

 

Visite a Exposição

 

Confira nossa agenda de eventos:

A Fundação Gaia promove no próximo dia 11 de outubro / terça-feira a palestra-debate “O Papel da Imprensa para as Questões Ambientais”. Para o evento foram convidados editores e chefes de reportagem dos principais jornais de Porto Alegre. A presença de profissionais com poder de decisão dentro da redação dos jornais abrirá um espaço de reflexão sobre o que efetivamente está sendo informado para a sociedade e o caminho que se está construindo na perspectiva do meio ambiente. Os jornalistas terão a oportunidade de discutir com o público a responsabilidade da mídia na formação de uma consciência ambiental e sua efetiva colaboração na difusão de questões sócio-ambientais.

Palestrantes:

Jurema Josefa – Chefe de Reportagem do Correio do Povo

Lorena Paim – Editora Geral do Jornal do Comércio

Guilherme Kolling – Redator Chefe do Jornal JÁ

João Batista Aguiar – Editor Ecoagência de Notícias

Mediadora:

Lilian Dreyer – Jornalista e escritora

Local: Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country – Túlio de Rose, 80) Hora: 19:30. Entrada Franca!

Maiores informações podem ser obtidas em nosso site www.fgaia.org.br entrando no link "cursos e visitas".

 


Notícias Ambientais

Informarmativos Anteriores
Página Inicial