Educação Ambiental

A Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal.

Por seu caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educandos em ações concretas de transformação desta realidade.

Para realmente abordar estes princípios e atingir seus objetivos a Educação ambiental precisa de uma ampla gama de métodos e do preparo dos educadores neste sentido.

A fim de auxiliar neste processo, a Fundação Gaia oferece, através do seu Programa de Educação Ambiental, as seguintes atividades:

Assessorias em Educação Ambiental:

Orientação e acompanhamento de projetos de Educação Ambiental em escolas, empresas, comunidades, prefeituras ou grupos em geral. Estes projetos são baseados na realidade local e em um processo participativo que estimula o comprometimento de todos os participantes. Inclui visualização, análise ambiental e planejamento coletivo de ações práticas segundo a realidade local.

Seminários sobre temas específicos:

Atividades de um ou dois dias, elaboradas de acordo com as demandas do grupo requerente, possibilitando o aprofundamento e a vivência prática de temáticas específicas.

Oficinas de Educação Ambiental:

Momentos teórico-práticos, com a duração de meio turno, abordando temas específicos do processo de Educaçção Ambiental, de acordo com as demandas do grupo requerente. Podem ser direcionadas para a resolução prática de problemas ambientais locais, ou para aspectos metodológicos e filosóficos da educação ambiental.

Vivências orientadas:

Vivências no Rincão Gaia, com duração de uma semana, incluindo atividades práticas relativas a agricultura ecológica, criação de animais, plantas medicinais e/ou educação ambiental, sob orientação permanente e acompanhadas por momentos de reflexão e de aprofundamento teórico de temas específicos e da base filosófica que orienta estas atividades.

Visitações ao Rincão Gaia

Nesta  atividade  os  visitantes  participam de uma  trilha de  interpretação  ambiental no Rincão Gaia: Centro Demonstrativo de Agricultura Ecológica e de Educação Ambiental, localizado em Rio Pardo – RS, em uma antiga área degradada pela atividade de exploração de basalto, cuja recuperação está sendo facilitada por atividades de agricultura ecológica e paisagismo. A visualização da beleza deste processo de regeneração da natureza (na pedreira e em área de mata) oferece a oportunidade de contato com a potencialidade de transformação humana, através de mudanças individuais e coletivas da nossa visão de mundo, valores e comportamentos. Exemplificamos neste local o papel do ser humano na teia da vida, através do convívio harmônico com o ambiente do qual faz parte, por meio de práticas como a produção ecológica de alimentos, o destino adequado de resíduos sólidos e líquidos, o uso de formas alternativas de energia.

Na trilha estes aspectos são abordados de forma adequada à faixa etária do grupo, incluindo atividades pedagógicas, vivências de sensibilização e de integração entre os participantes, momentos de reflexão e atividades práticas, dependendo da duração da visita. Também podem ser abordados outros temas específicos de acordo com as solicitações, incluindo conteúdos curriculares. A alimentação é ecolégica e equilibrada, com produtos do próprio local. 

Curso de Educação Ambiental Contínua:
Saiba mais :http://www.fgaia.org.br/seed/index.htm

Curso de 20 horas onde, através de um processo participativo, o grupo tem a oportunidade de vivenciar metodologias utilizadas em Educação Ambiental, como dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, arte-educação, visualização criativa, atividades práticas, de sensibilização e de integração. Através destas vivências se realiza, de forma dinâmica, a refleção e a construção coletiva das bases do processo educativo ambiental. A carga horária desta atividade pode variar dependendo da disponibilidade do grupo.

Este evento abrange em seu conteúdo os seguintes aspectos:

  • Construindo os caminhos da Educação Ambiental - Princípios e pensamentos norteadores da Educação Ambiental.

  • Ecologia interior – Reflexão e vivência da relação de cada indivíduo consigo mesmo, enfocando os processos individuais de auto-conhecimento e de transformação, a auto-estima, a auto-confiança e a expressão dos potenciais individuais e coletivos. Técnicas para abordar estes aspectos, inserido-os na atuação educativa.

  • Ecologia social – Técnicas de facilitação das relações humanas, como a resolução de conflitos, a escuta colaborativa, o desempenho de metas coletivas, os jogos cooperativos.

  • Metodologias em Educação Ambiental – Visualização, vivência e reflexção de metodologias desenvolvidas e experienciadas em diferentes atuações de Educação Ambiental.

  • Ecosustentabilidade e ação educativa ambiental – Ecosustentabilidade (Permacultura), como uma forma de ação coletiva concreta de redução do impacto humano ao ambiente, através do aprendizado com a própria natureza. Metodologias para o envolvimento da comunidade escolar em um processo de transformação ecosustentável da escola, através da visualização, análise ambiental, planejamento e execução coletivos de ações locais, incluindo o pátio escolar para o ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares, de forma a contemplar os aspectos ambientais e éticos como temas transversais.

  • Parâmetros Curriculares e a Educação Ambiental - Reflexão e visualização de métodos para a introdução da Educação Ambiental no ensino formal, na forma de um tema transversal. Levantamento de idéias para a abordagem dos aspectos ambientais e éticos nos conteúdos curriculares das diferentes áreas temáticas, envolvendo questões da realidade local e utilizando diferentes métodos, de forma a favorecer a participação, a criatividade e a união entre a teoria e a prática.

  • Trilha de Interpretação Ambiental no Rincão Gaia - Visualização das atividades desenvolvidas no local como um exemplo vivo de ação ecológica e cidadã. Inclui a percepção das interações entre os diversos componentes e os processos cíclicos envolvidos no manejo da área.


  • Volte a página principal