Rincão Gaia (fotos) é uma peculiar propriedade no interior do RS, com seus 30 hectares localizados no município de Rio Pardo, a 120 km de Porto Alegre. Lá funciona a sede rural e social da Fundação Gaia.

Situado sobre uma antiga jazida de basalto, o Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradadas. No lugar dos antigos buracos das pedreiras, existem hoje lagos e no seu entorno grande variedade de plantas típicas de ambientes áridos, que junto às rochas, formam jardins de rara beleza. O Rincão Gaia também é habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martim-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra, a coruja-das-torres, e muitas outras espécies animais.

Além disso, o local é um centro de Educação Ambiental e de divulgação da Agricultura Regenerativa.

Estruturado para receber grupos de até 30 pessoas fornecendo hospedagem e alimentação, o Rincão Gaia sedia cursos e seminários direcionados à promoção de desenvolvimento sustentável. Realizamos cursos para agricultores, ambientalistas, geólogos, biólogos e público em geral. Tivemos a presença de 266 pessoas no Rincão Gaia em 1997.

Nas atividades rurais buscamos trazer à prática conceitos de agricultura e pecuária regenerativa, orgânica, sustentável, e isto pode ser constatado em nossas lavouras, hortas e criações de animais. Desta forma queremos estimular o homem do campo a produzir alimentos saudáveis em regime sustentável.

 


Volte a página principal