GAIA

José A. Lutzenberger - Fundação Gaia
08 de dezembro de 2000

Resumo e adaptação para adolescentes do texto Gaia.

Predomina ainda entre a maioria das pessoas e mesmo nas ciências naturais uma visão simplista do mundo. Quando falamos em ambiente natural, o vemos como algo externo a nós. Não nos damos conta que somos parte integrante de algo maior, onde tudo está ligado com tudo. Basta dizer que, se desaparecessem o ar e a água, desapareceríamos nós.

Façamos um experimento mental: Seria possível um planeta cheio de vida, como o nosso, no qual existissem somente animais, sem plantas? De fungos, bactérias e vírus, nem falar. Não precisamos pensar muito para dar-nos conta que não é possível. Por que não é possível? Mesmo que houvesse só animais carnívoros, como o leão, e mesmo que ele só comesse outros carnívoros, como a raposa e o chacal, estes, por sua vez, comeram herbívoros, como a lebre e a gazela, que comeram plantas. Sem plantas, impossível! As plantas são fundamentais.

Porque são fundamentais as plantas? As plantas dominam um técnica que os animais não dominam – a fotossíntese, o que quer dizer síntese com ajuda da luz.

A planta tem a capacidade de, captando energia solar e retirando do ar gás carbônico e água do solo, fazer seu próprio alimento e, assim, armazenar energia também. Por isso, as plantas são chamadas organismos "auto-tróficos", que se auto-alimentam. Trofos vem da palavra grega para alimento. Também é certo que as plantas retiram determinados elementos do solo para fazer as substâncias mais complexas, como as proteínas. Mas, sem a fotossíntese, esta segunda parte não funcionaria.

Os animais são organismos "hetero-tróficos", precisam de alimento alheio.

Vejamos a fórmula super-simplificada da fotossíntese. Na verdade a coisa é mais complicada e tem várias fases intermediarias que não necessitamos levar em conta nesta explicação simplificada.

CO2 mais H2O mais energia solar = CH2O mais O2

Gás carbônico mais água com energia solar, resultando num carboidrato mais oxigênio livre. CH2O é a fórmula ultra-simplificada dos carboidratos, ou seja, os açúcares, amidos, celuloses e alguns outros.

Esta fórmula nos mostra, do lado esquerdo, substâncias minerais que, a nível químico, não contém energia disponível, pois são, ambas, o resultado de combustão. Quando o elemento carbono se oxida (queima) com oxigênio, sobra CO2. Quando o elemento hidrogênio se oxida, se forma água. Poderíamos dizer que ambos são cinzas. De cinza não se consegue mais obter energia. Mas, do outro lado, como vimos, temos alimento e energia.

Para usar uma imagem, poderíamos também dizer que a planta consegue, com a ajuda de energia do Sol, pegar cinza e voltar a fazer lenha. Ao mesmo tempo fornece o oxigênio necessário para queimar lenha. Fantástico!

Os animais para todas as suas atividades, caminhar, correr, nadar, voar, alimentar-se, brincar e muito mais, precisam de energia e alimento. A única fonte de energia inesgotável aqui na Terra é a energia solar. A nossa estrela, o Sol, já vem brilhando desde uns quatro e meio bilhões de anos e continuará brilhando outro tanto.

Se a Vida fizesse como a Sociedade Industrial, se ela dependesse de petróleo, gás natural, carvão mineral, ela já teria se acabado. Estes "combustíveis fósseis", como costumamos chamá-los, são produtos da própria Vida.

Para continuar nosso experimento mental, vamos inverter a pergunta inicial: Seria possível um planeta só com plantas, sem animais? Não haveria sentimentos, alegria, dor, é claro, mas seria talvez mais harmônico, as plantas não seriam pisoteadas, arrancadas, pastadas. Também não seria possível.

Na fotossíntese, as plantas consomem gás carbônico. Este gás é raro na atmosfera, constitui apenas 0,036 %, apesar do aumento que houve nos últimos duzentos anos com a emissões das indústrias e dos veículos que queimam petróleo. Se houvesse só plantas elas acabariam rapidamente com ele e morreriam à mingua. Isto não acontece, por quê?

A vida dos animais se apoia em outra técnica, a respiração. Vejamos a fórmula simplificada da respiração:

CH2O mais O2 libera energia e sobra CO2 mais H20

Temos aí exatamente o contrário da fotossíntese. Os animais queimam a matéria orgânica que as plantas produzem e devolvem o gás carbônico à atmosfera.

Estamos diante de um círculo fechado – a planta produz oxigênio e consome gás carbônico, o animal faz o contrário, consome o oxigênio e libera gás carbônico. Trata-se de um processo só. Plantas e animais são parte de uma só unidade funcional. Da para dizer: se meu coração, rins, fígado etc. são meus órgãos internos, então as plantas são meus órgãos externos, mas eu também sou órgão externo delas. Não existe ambiente, é tudo uma coisa só.

Não vamos aqui falar daqueles outros seres que mencionamos acima, as bactérias, fungos e outros, que cumprem outras funções, igualmente importantes.

Basta entender que a Vida na Terra é um sistema integrado, um organismo só. Um planeta vive ou não vive. Da mesma maneira que não posso dizer que meu coração, cérebro e demais órgãos são meus passageiros, não podemos dizer que a Terra é uma nave espacial que carrega seres vivos.

Como sistema vivo que ela é, a Terra merece um nome próprio. Passamos a chamá-la GAIA, que é o nome que os gregos da antiguidade clássica davam à deusa da Terra.

Temos que dar-nos conta, portanto, que nós humanos somos apenas parte de um organismo maior. Infelizmente hoje, nesta loucura suicida que se diz "Sociedade de Consumo" estamos nos comportando como se fôssemos um tecido cancerígeno. Se não aprendermos a nos comportar harmonicamente no grande organismo vivo não teremos futuro.

 

Voltar ao índice