Carta ao Secretário Municipal de Meio Ambiente Sr. Hideraldo Caron (poda indevida de árvores)

À SMAM
Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Porto Alegre, 26 - 08 - 98

Prezado Sr. Hideraldo Caron,
Secretário da SMAM:

A SMAM vem demonstrando, há anos, sua total cegueira, insensibilidade, incapacidade, senão má fé, no cuidado das árvores de rua, parques, jardins e áreas verdes de Porto Alegre.

Para quem está acostumado a ver os inteligentes e bem pensados trabalhos de condução, manejo e dendrocirurgia nas árvores, a formação e os cuidados nas áreas verdes em cidades européias e muitas americanas, canadenses e outras , é deveras difícil quando tem que explicar a visitantes este aspecto da vergonhosa situação de nossa cidade.

Sinto-me pessoalmente agredido pelo imbecil vandalismo hoje cometido diante de minha casa, por volta das 14:00 horas. Foi brutalmente derrubado um Brachichiton que eu vinha conduzindo em esquema de recuperação após ele ter se inclinado alguns anos atrás em conseqüência de tempestade. Esta árvore estava escorada, não apresentando perigo de queda, estava sob intensivos cuidados meus, com dendrocirurgia e tratamento de recuperação das raízes.

Antes do fim do inverno teria sido reduzida em altura com mais um trabalho de dendrocirurgia.

Senhor Secretário, já tivemos oportunidade de conversarmos pessoalmente, sobre a triste situação de sua equipe. Seus "técnicos" são tão despreocupados que deixam as decisões com os pobres operários que não têm noção dos estragos que cometem, como ocorreu neste caso. O próprio tronco que ficou, da maneira como foi cortado e lascado, atesta da burrice do serviço. A cidade está repleta de exemplos semelhantes.

A finalidade desta é expressar o meu mais profundo desprezo e revolta.

José A. Lutzenberger
FUNDAÇÃO GAIA

Cópia para:

Sr. Raúl Pont
Prefeito Municipal

Voltar às Cartas