Acordo de Paris

 

Apesar de ceticismo no aquecimento global, furacões e enchentes têm assombrado na potência. A cada novo e imprevisível episódio, milhares de pessoas e seus (sólidos) patrimônios são varridos da superfície, escancarando uma insignificância e vulnerabilidade, que não combinam com nossa imagem onipotente.

 

Alguns creem que essas mudanças são inerentes à evolução planetária. Entretanto, a Terra se diferencia por ter constituído processos de autorregulação no desdobramento evolutivo da vida, muito similar ao corpo humano e a forma com que este se mantém saudável. Os biomas revelam adaptações específicas e paisagísticas, que não apenas deslumbram na criatividade, mas também por serem vitais no provimento das condições essenciais de clima, água, solo e ar. Geleiras polares cumprem papel fundamental na dinâmica das correntes oceânicas, que dançando em par com as aéreas, se trasladam em piruetas até os andes, no sobe e desce da evapotranspiração e precipitação regidos magistralmente pela floresta amazônica. Lá chegando, a massa de umidade e calor se bifurca em dois leitos fluviais voadores, que aportam climatização para Europa e sul do Brasil. Prosseguir no desmatamento tropical e na queima irresponsável de combustíveis fósseis é certeza de colapso climático, da mesma forma que expor-se a condições extremas enferma e mata.

 

Para o enfrentamento de tamanho desafio, é fundamental acordarmos compromissos que redefinam globalmente o jogo de interesses econômicos. O Acordo de Paris foi estabelecido em 2015 e segue sem força.  O Brasil, já sofrido pelo aumento brutal da criminalidade, deveria tomar a dianteira nesse movimento, buscando evitar o agravamento dos desafios e adquirindo uma imagem internacional exemplar.  

 

Falamos das condições básicas de vida, especialmente a humana, independentemente de credo, nacionalidade ou condição social. Se chegarmos ao colapso ecológico, não haverá solução ideológica ou tecnológica que resgate!

 

Lara Lutzenberger

Veiculado em ZH em Dezembro de 2018

 

Voltar ao índice