R E L A T Ó R I O   A N U A L    

2 0 0 0  

 

 

F U N D A Ç Ã O  G A I A

Ingressando no novo milênio de Cara Nova

INTRODUÇÃO:

A Fundação Gaia 2000 é uma fundação de Cara Nova!!! 

·        Iniciamos o novo milênio com nossa sede em Porto Alegre reformada e renovada  e

·        Reduzimos nossa equipe de trabalho[1], estabelecendo uma rede de consultores.   

Também, pela primeira vez na história de vida da Fundação Gaia, iniciamos o ano com recursos financeiros que  nos garantiriam uma sobrevida de não mais de  ½ ano...

Não obstante, graças ao empenho e a motivação de nossa equipe e a credibilidade conquistada pela Fundação Gaia nos seus 13 anos de existência, chegamos ao final desse ano, com a felicidade de termos contribuído através de diversas iniciativas em prol do meio ambiente,  e, ainda assim, termos a garantia de sobrevida por mais ½ ano!  

Esperamos registrar nesse relatório os primeiros passos dessa nossa nova jornada...

Boa leitura!

ATUAÇÃO DO PRESIDENTE:

Nosso presidente, José Lutzenberger manteve sua forte atuação política, realizando diversas entrevistas e palestras sobre questões agrícolas, em especial sobre a polêmica dos transgênicos, os riscos da globalização, bem como pela preservação do pampa gaúcho e pela promoção das energias renováveis.

José Lutzenberger à mesa com o companheiro Zuzu e a coordenadora do Rincão Elisabeth Renck

Dentre as palestras de Lutzenberger, destacam-se em 2000:

£ Faculdades de Engenharia e de Administração da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

£  Faculdade de Biologia da UFPEL – Universidade Federal de Pelotas

£  Faculdade de Direito da UNB/Brasília

£  Curso de Permacultura em Pirenópolis / Goiás

£  Congresso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental  - Porto Alegre / RS

£  Conferência Brasileira de Agricultura – São Paulo

Lutzenberger fez também uma carta protesto, veiculada em diversos meios de comunicação, sobre a descontrolada especulação imobiliária de balneários litorâneos, em especial a bela cidade gaúcha de Torres.

Em  abril, Lutzenberger foi laureado com o título de Prof. Honoris Causa pela Universidade de Shandong, capital da Província de Jinan na República Popular da China e foi Presidente Honorário bem como palestrou  no ‘Congresso sobre Meio Ambiente e Produtos Ecológicos’ que ocorreu de 26 – 29 de abril deste ano em Quingdao – Jinan/China.

Finalmente, cabe mencionar a homenagem concedida a José Lutzenberger através da Láurea Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica  / LBV Parlamundi em outubro de 2000, em Brasília - DF.

RINCÃO GAIA:

Em nossa sede rural, o Rincão Gaia, mantivemos o cumprimento de nossos objetivos, quais sejam  de realização de cursos e eventos educativos, bem como, desenvolvimento de atividades agrícolas e paisagísticas de cunho experimental e demonstrativo.

Recebemos 31 grupos de diversas localidades e mantivemos a média de visitantes dos últimos 2 anos, de 830 pessoas.

Grupo de crianças em dia de atividade  no Rincão Gaia

Realizamos também 5 cursos, e lançamos o programa “Educação para Vida Sustentável”, conforme detalhado mais adiante. 

Igualmente, recebemos um grupo de 7 pessoas para vivência dos nossos trabalhos, de 21 à 27 de fevereiro e  contamos com a presença de 5 estagiários: Sarah Kahnert  e Sören Schmeling, ambos da Alemanha, permaneceram conosco durante 3 meses; e Kwong Chan Po Me, Daniela Cravo Pokomaier e Juliana Lucas de Carvalho, todas 3 brasileiras, permaneceram por cerca de 1 mês conosco.

Programa Patrola da RBS TV filmando mergulhadores no Rincão Gaia

Encerramos o ano de 2000 com 35 bovinos, 400 aves, incluindo gansos e angolistas, 63 suínos e dez colméias cuja produção foi de 124 kg.

A produção de leite manteve-se no patamar de 50 litros de leite/dia e a de ovos em uma média de 60 ovos/dia, ambos consumidos primordialmente no próprio Rincão e utilizados na fabricação de yogurte, queijos e doces.

Nos hortifrutigranjeiros tivemos uma boa produção de tomate, alho, manjericão e outros temperos e ervas, pepinos, amoras, maracujás e abóboras os quais foram beneficiados na fabricação de molhos, conservas e sucos. Destaca-se também a produção de cítricas, cujo pomar em fruto é sempre um grande sucesso em nossas atividades turístico-educativas. Fizemos ainda uma tentativa de produção de cogumelos Shitake e produzimos em menor escala, ameixas, pêras, uvas e pêssegos.

Incrementando a diversidade de cultivos no Rincão Gaia, plantamos 10 abacateiros, 30 pinheiros e 5 novos pés de kiwi. 

Nas nossas atividades de lavoura, computamos a colheita de 30 kg de trigo, 20 kg de centeio, 120 kg de feijão, cultivamos cana de açúcar e milheto para o trato dos animais e produzimos 2 lavouras de arroz e 0,25 ha de mandioca.

Equipe de trabalho do Rincão em ação!

  Na busca do  constante aprimoramento de nossa infra-estrutura, mencionamos com satisfação as seguintes melhorias:

 Ä construção de casinha de apoio junto ao balneário do grande lago;

Ä pintura e construção de toldo na balsa de lazer;      

 

Balsa em reforma

  

Ä conclusão da casa do caseiro, cuja construção havia sido iniciada em 1999;

Ä instalação de hidrantes e mangueiras anti-incêndio;

Äconstrução de brete acoplado à balança e carregador, para melhor manejo dos grandes animais;

Ä construção de mesas na estufa de plantas;

Ä construção de área sombreada para produção de plantas ornamentais;

Ä construção de talude de concreto no açude da fazenda vizinha Capão da Fonte, para melhor captação de água; e finalmente

 

 Talude para melhor captação de água

 Ä adquisição de aplainador para melhor sistematização das lavouras de arroz.           

CONSULTORIAS:

¤ RIOCELL:

Dando seguimento aos “Estudos de Avaliação e Definição de Parâmetros e Indicadores de Biodiversidade nas Áreas Florestais da Riocell” realizados em 1997 com levantamentos em quatro hortos florestais diferentes para a avaliação da diversidade de répteis, anfíbios, aves, vegetação e mamíferos, iniciamos em outubro de 1999 uma segunda fase de  atuação. Trata-se aqui de um trabalho de monitoramento da biodiversidade dos hortos florestais da empresa de celulose sediada em Guaíba/RS. Desta forma, estamos reavaliando um horto florestal por ano durante quatro anos consecutivos, iniciando em outubro de 2000 os estudos no  horto de Santo Amaro.

 ¤ FLOSUL:

Participando de uma iniciativa de educação ambiental dessa instituição, responsabilizamo-nos pelas ilustrações de sua cartilha educativa.

Em dezembro, fechamos contrato para efetivação de levantamento da diversidade vegetal de seus hortos florestai, bem como pesquisa bibliográfica e na comunidade sobre fauna de vertebrados regional.

A primeira campanha deverá ser realizada em março de 2001.

 ¤AFUBRA:

Dando seguimento ao trabalho iniciado em julho de 1999, apresentamos em junho os resultados da primeira safra de fumo ecológico, sem agrotóxico, com resultados bastante promissores sobre a viabilidade desse cultivo:

Ø é possível a produção de fumo sem agrotóxicos;

Ø o controle de insetos-praga com métodos alternativos é viável;

Ø há diferença entre as fontes de adubação orgânica, tendo o húmus de minhoca apresentado os melhores resultados;

Ø as mudas de fumo podem ser produzidas em sistema float sem a aplicação de agrotóxicos; e

Ø a eficiência econômica do cultivo de fumo sem agrotóxicos precisa ser pesquisada e aprimorada.

 

Sr. Hainsi Gralow, Lara Lutzenberger e os agrônomos Luis Fernando Wolff e Marco Dornelles junto à produção de fumo sem agrotóxicos

Estendemos também os trabalhos para uma segunda safra e fizemos os primeiros experimentos junto a uma família de agricultores, iniciando assim, a transferência desse conhecimento para o campo.

 ¤Exploração de Areia Sustentável:

Nos meses de julho à setembro de 2000 acompanhamos dragadores de areia do Estuário do Guaíba, na proposição de um plano de monitoramento para exploração sustentável de areia junto ao órgão fiscalizador regional, SEMA/FEPAM.

 

Barco dragador no Guaíba

¤ Museu Iberê Camargo:

Visando a construção de um museu de arte com padrão internacional em Porto Alegre, e cujo maior destaque deverá se dar por conta de sua construção arrojada e de forte preocupação ambiental, realizamos:

è ante-projeto paisagístico ecológico;

è ante-projeto de saneamento alternativo.

 ¤ Reflorestadores Unidos S.A.:

Semelhante ao trabalho que desenvolvemos junto à empresa Riocell, estamos realizando um levantamento expedito da fauna e flora encontrada nos hortos florestais de pinus desta empresa, estabelecendo indicadores de monitoramento da mesma, identificando eventuais ameaças à biodiversidade e sugerindo alterações do sistema de plantio onde necessário.

 

Araucária – espécie típica da região de atuação da Reflorestadores Unidos S.A

PROJETOS:

¤ Educação Ambiental e Agentes de Saúde:

Com apoio da Comunidade Solidária, realizamos no Assentamento da Reforma Agrária de Eldorado do Sul/RS um projeto de treinamento de alunos da medicina da FFFCMPA - Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com a  capacitação de agentes locais para implantação de iniciativas visando melhoria da saúde pública correlacionada a questões ambientais.

 ¤Programa de Capacitação em Metodologia de Educação Ambiental Contínua – SEED:

Em outubro de 2000 a Fundação Gaia trouxe pela segunda vez, com  o apoio de seu conselheiro, Franco Werlang,  e através da parceria entre a Fundação Gaia e diversas instituições, a neo-zelandesa Robina McCurdy, para a realização de uma turnê de cursos de capacitação de ongs ambientalistas, professores e diretores escolares da rede pública, no Rincão Gaia, em Viamão/RS e em Garopaba/SC.

No Rincão Gaia oferecemos o curso Design da Sustentabilidade Social – Metodologias de Integração Social na Educação Ambiental, com participação de membros de diversas ONGs ambientalistas do estado.

 Em Garopaba/SC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a AMA, foram realizados 5 cursos com diferentes cargas horárias, possibilitando a participação de professores de toda a rede de educação da região. Ao todo 78 participantes, entre professores, diretores e líderes comunitários, foram introduzidos ao programa proposto. Ao final de 9 dias de trabalho, a Escola Municipal Pinguirito foi revegetada com 42 árvores; foi criado um mini-viveiro para produção de mudas, um canteiro de ervas didaticamente planejado para o aprendizado dos conceitos de design ecológico, uma composteira e canteiros para hortas; além da confecção de uma maquete apresentando um projeto de transformação do ambiente, baseado nos desejos e necessidades da comunidade escolar. Ao final do curso consolidou-se a formação de um grupo de facilitadores que está atuando em projetos para a difusão desta metodologia na região.

 

 

Em atividade  nas escolas públicas

 Em Viamão/RS, através da parceria com a SEMA, a Secretaria Municipal de Educação de Viamão e a UFRGS, foi realizado um curso de capacitação de 5 dias, na Escola Municipal Nossa Sra. da Conceição, reunindo 52 professores de Viamão, Itapuã e Porto Alegre. Além das transformações práticas ocorridas no pátio desta escola, da formação de multiplicadores e da produção de materiais didáticos (apostila e filme), o curso possibilitou o engajamento de quatro outras escolas do município de Viamão para a formação de centros de referência desta metodologia.

O Programa de Educação Ambiental Contínua fundamenta-se na metodologia S.E.E.D. (School Environmental Education & Development), e tem proporcionado benefícios significativos na melhoria de questões ambientais, sociais e educativas em países como a África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Esta metodologia, desenvolvida pela neozelandesa Robina McCurdy, proporciona a atuação da escola como fonte irradiadora de transformações práticas para a comunidade do entorno; e a facilitação da aprendizagem através de um ensino mais prático, dinâmico e direcionado para a realidade local.

Através desta ação educativa participativa e contínua, são inseridos conceitos de análise, planejamento e gerenciamento ambiental na transformação ecosustentável do pátio escolar, integrando a comunidade e a escola e possibilitando a irradiação de práticas ecológicas economicamente viáveis para a comunidade. Desta forma, o pátio escolar assume um papel importante na vida de crianças e adolescentes, na medida em que abre possibilidades na construção de saberes, valores, trocas de experiências e, principalmente, como mais um espaço inovador do processo do ensinar e aprender. Neste processo o ensino-aprendizagem ocorre de uma forma prática e criativa, contemplando os aspectos ambientais e éticos em todas as áreas temáticas, conforme o indicado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

¤ Pesquisa de Desinfetantes Naturais:

Participando em projeto de pesquisa da faculdade de Veterinária da UFRGS, o Rincão Gaia deverá sediar em 2001 experimentos na aprovação de desinfetantes veterinários feitos a  partir de espécies vegetais locais.

ROTULAGEM ORGÂNICA:

 ¤ Maçãs Orgânicas:

Inaugurando sua atuação nesse contexto, a Fundação Gaia lançou o Selo de Apoio à produção orgânica de maçãs do produtor rural Elvino Magro. Elvino é o inventor da mistura ‘supermagro’, atualmente utilizada em larga escala pelos produtores orgânicos, como fertilizante natural. As maçãs de Elvino Magro foram comercializadas com o selo da Fundação Gaia em estabelecimentos como o Carrefour.

PRODUTOS COMERCIAIS:

Foram lançados em 2000 os seguintes produtos comerciais:

à taças;

à 3 modelos exclusivos de camisetas da Fundação Gaia, e

à fita de vídeo sobre dendrocirurgia – poda correta de árvores urbanas.

 Deste último foram adquiridas 350 fitas pela indústria de motoserras STIHL, para distribuição nacional.

 CURSOS, EVENTOS E PALESTRAS:

 Oferecemos em 2000 os seguintes cursos:

 ð Capacitação em Educação Ambiental

            27 – 28.05.2000

            Ministrante: Beatriz Stumpf e Alexandre de Freitas

            Local: Rincão Gaia

 ð Cultivo de Cogumelos     

            22 – 23.01.200 e 10 – 11.06.2000

            Ministrante: Ari Uriart

            Local: Rincão Gaia

 ð Manipulação de Fitoterápicos

            10 – 11.06.2000

            Ministrante: Vera Fróes

           Local: Rincão Gaia

Vera Fróes e suas ervas!

ð Design de Ecovilas: Aspectos Ecológicos, Físicos, Legais e Econômicos

            21 – 23.03.2000

            Ministrante: Max Lindegger

            Local: Rincão Gaia

ð Oficina de Vermicompostagem

            abril de 2000

            Ministrante: Alexandre de Freitas

            Local: Sede Fundação Gaia – Porto Alegre

Além desses cursos, merece destaque o lançamento em 23 e 24 de junho de 2000, do Programa de Educação para Vida Sustentável, em parceria com a UNIPAZ e a COOLMÉIA. Composto por 22 seminários mensais, esse curso traduz de forma dinâmica, sensível e criativa, uma proposta de visão holística, da compreensão da Vida e da tradução dos princípios dos ecossistemas em experiências práticas de um cotidiano humano e ecológico mais sustentável.        

Da mesma forma, foram  desenvolvidos Cursos sob encomenda para as seguintes instituições:

·        Secretaria de Educação de São Leopoldo – RS – Educação Ambiental .

·        FFFCMPA – Capacitação para Projeto de Educação Ambiental

·        UNIPAZ – Seminário Curricular – Convivendo com Gaia

·        Secretaria de Educação de Novo Hamburgo  - Educação Ambiental

·        Escola Rural de Braga/RS – Permacultura

·        UNISC Universidade de Santa Cruz -  Educação Ambiental

E, foram realizadas palestras sobre Ecologia e Cidadania nos seguintes locais:

·        Trensurb

·        Ulbra Universidade Luterana do Brasil – Curso de Ecologia e Plantas Medicinais

·        PUC Pontifícia Universidade Católica - Alunos de Pós–Graduação em Gestão de Qualidade para o Meio Ambiente 

·        I Simpósio Latino-Americano  pela Cultura da Paz e dos Direitos Humanos – Florianópolis -  14 e 15.09.2000

·        Escola Estadual Álvaro Braga – Supletivo Noturno  Porto Alegre

REPRESENTAÇÃO EM EVENTOS:

A Fundação Gaia se fez presente em diversos eventos em 2000. Merecem destaque os seguintes: 

·        Inauguração Escritório Heinrich-Böll-Stiftung no Rio de Janeiro, com Seminário de discussão sobre Transgênicos – 30.05 – 01.06.2000

 ·        Inauguração do Anfiteatro Pôr do Sol em Porto Alegre

 ·        Festa da Biodiversidade no Gasômetro em Porto Alegre – 01 – 02.04.2000

 ·        Reuniões de discussão do Fórum Lixo e Cidadania, coordenado pela SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do RS, e que visa reunir diversas instituições gaúchas para atuação em prol da reciclagem de resíduos urbanos e melhoria das condições sociais de famílias de catadores.

 ·        Participação em consulta pública no município de Torres/RS, sobre plano de loteamento na área de Itapeva.

 ·        Participação em iniciativa do Instituto Souza Cruz, que através de processo de construção coletiva visou formatar projeto para promoção de empreendedorismo de jovens rurais do Vale do Rio Pardo.  Foram realizados dois encontros de discussão em Lageado, nos meses de novembro e dezembro de 2000.

 ·        Em agosto de 2000, participamos de evento da Fundação Zeri em Santa Vitória do Palmar, no qual foi divulgado iniciativa de produção de espirulina nas Lagoa Mangueira, aliada à produção de cogumelos e peixes e suínos.

 ·          Participação em Consulta Pública sobre Política de Biodiversidade do RS, enviando sugestões.

 ·        Participação do lançamento da Revista Conexão Social – Ações do Terceiro Setor, publicação da VE editores, com periodicidade bimestral e na qual fomos convidados para integrarmos o Conselho Editorial.

APOIOS OBTIDOS:

No ano de 2000 a Fundação Gaia contou com os seguintes apoios:

­ Lançamento Campanha de Natal Iguatemi

Numa iniciativa inovadora, o Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre, lançou a campanha através da qual diversas personalidades, entre elas nosso presidente, José Lutzenberger, idealizaram sua árvore de natal.  Da mesma forma, cada personalidade indicava uma ONG para ser contemplada com um prêmio mínimo de R$ 3.000,00.  O conjunto das árvores foi então submetido a um processo de votação do público visitante, de forma que a árvore vencedora  receberia uma quantia em dinheiro equivalente à R$ 10.000,00.

A Fundação Gaia, não ficou entre as finalistas, mas além de grande divulgação, foi agraciada com um cheque no valor de R$ 3.000,00.

­ Consultoria Encaminhamento de Projetos:

Em julho de 2000 tivemos a visita das inglesas Paola Lanzarini e Helena Paul que durante vários dias, dedicaram-se a transmitir-nos seus conhecimentos no encaminhamento de projetos e propostas internacionais para arrecadação de fundos.

­Doações:

A partir de junho desse ano, nosso conselheiro Franco Werlang, assumiu a contratação de  dois educadores ambientais Fernando Soares e Beatriz Stumpf, que dessa forma, muito contribuíram para atuação da Fundação Gaia nesse âmbito.

­ Ações Voluntárias:

Tivemos marcante atuação de nosso conselheiro, Franco Werlang, na elaboração, lançamento e suporte técnico da homepage da Fundação Gaia.

Da mesma forma, tivemos o apoio de Wagner Teixeira dos Santos e Luciana Volcato Panzarini nas atividades da instituição. Luciana responsabilizou-se pela organização da biblioteca da Fundação Gaia em Porto Alegre e Wagner participou ativamente na execução de rotinas agropecuárias do Rincão Gaia.

COMENTÁRIOS FINAIS:

Fundação Gaia ingressou no novo milênio com o duplo desafio de:

Ä ampliar e qualificar constantemente sua contribuição na busca de soluções para sustentabilidade de nosso planeta e;

Ä garantir sua própria sustentabilidade, fortemente ameaçada pela redução da contribuição financeira oriunda de projetos e contratos de maior porte.

Tarefa nada fácil para uma ong ambientalista, cujas atividades de conscientização são reconhecidas como necessárias, mas dificilmente remuneradas, dependendo assim, em maior ou menor grau de subsídios externos. Por outro lado, entidades de apoio internacional, européias e americanas, têm paulatinamente reduzido sua contribuição na região sul do Brazil, concentrando-se na região amazônica, de mata atlântica e países africanos e asiáticos, gerando, assim, desafios ainda maiores para entidades como a nossa.

Não obstante, findamos o ano com o sentimento de missão cumprida e confiantes de que em 2001 nossa contribuição será ainda maior!!!  Contamos com você!

  


Volte a Página Principal