Informativo de  Primavera - 2004 

Festival Viva Lutz

 


Eventos:

Festival Viva Lutz - Lançamento da biografia de José Lutzenberger, painel com a presença da ministra Marina Silva e do Ecologista Gunter Pauli, show com Jorge Mautner e Nelson Jacobina, e muitas outras atrações. Não perca dias 15 e 16 de outubro no Salão de Atos da UFRGS e no Parque Farroupilha. Veja a programação detalhada!!!

Cultura Indígena no Rincão Gaia - Após a visita ao Rincão Gaia em agosto deste ano o líder indígena Ailton Krenak volta em outubro, acompanhado dos também líderes indígenas, Álvaro Tukano e Rosane Kaingang.  Dia 23 de outubro, no Rincão Gaia. Inscrições até 20 de  outubro!!

Curso de fotografia no ZOO - A Fundação Gaia e a Fundação Zoobotânica promovem oficina de fotografia no ZOO de Sapucaia do Sul. Dias 6, 7 e 13 de novembro. Inscrições até o dia 03 de novembro!

Ainda: Relatório de Atividades de 2003

Mensagem Verde

"...A natureza não vai se alimentar da violência. Nós somos herdeiros de uma tradição harmônica. Todos os povos que adotaram a violência como recurso perderam a noção... Precisamos é de sintonização, conhecimentos que nos mostrem que quanto mais cuidadosos nós formos ao tocar nos lugares vitais do planeta, mais integrados estaremos. 

Seremos o nosso planeta." 

 Ailton Krenak - Pres. da Ass. das Nações Indígenas do Brasil 
 

Wangari e Lara Lutzenberger (presidente da Fundação Gaia) em encontro da ECN.
Londres, junho de 2004.

Prêmio Nobel da Paz

Hoje, 8 de outubro de 2004 é um dia muito especial para todos nós da Fundação Gaia e para os ambientalistas do mundo todo. 
A queniana Wangari Maathai ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2004, por seu trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, da democracia e da paz no seu país. É a primeira vez que uma africana recebe o prêmio.

Wangari é idealizadora do Green Belt Movement e membro da ECN - Earth Community Network. A Fundação Gaia, também membro da ECN, parabeniza o planeta pela primeira vez em que uma ambientalista recebe este prêmio.


Eventos:
O livro SINFONIA INACABADA - A Vida de José Lutzenberger, da jornalista e escritora Lilian Dreyer,
 chega a público em festival especialmente concebido para o lançamento
O livro terá preço reduzido durante todo o evento.
No dia 15 de Outubro acontece o lançamento oficial, marcado pelo painel “Soluções”, onde serão palestrantes:

No dia 16 de Outubro,às 21 horas, o festival vira festa:
Show de Jorge Mautner e Jacobina, com participação especial de Renato Borghetti e abertura de Felipe Azevedo.

No domingo, dia 17 as atividades no Parque da Redenção prosseguem até às 12 horas.

Confira a programação completa em:

www.fgaia.org.br

O Festival é ancorado pela Fundação Gaia, fundada por Lutzenberger, cuja missão é atuar na educação ambiental e promover tecnologias brandas socialmente compatíveis, participando na construção de um paradigma que garanta a sobrevivência e sustentabilidade de todas as espécies dos ecossistemas.

Cultura Indígena no Rincão Gaia

Dia 23 de novembro, no Rincão Gaia.

 Após a visita a Porto Alegre e ao Rincão Gaia em agosto deste ano o líder indígena Ailton Krenak volta em outubro, acompanhado de Álvaro Tukano e Rosane Kaingang. 

Durante a manhã de sábado nossos visitantes estão convidados para uma roda de conversa sobre as questões contemporâneas no movimento indígena brasileiro.

Após o almoço um de nossos guias conduzirá uma visita orientada pelo Rincão Gaia.

Não perca!

 Investimento: R$ 24,50 (inclui almoço completo e dois lanches).

Inscrições:

51 3330 3567 ou sede@fgaia.org.br 

  Venha Fotografar no Zoo
 

A Fundação Gaia e a Fundação Zoobotânica promovem oficina de fotografia no ZOO de Sapucaia do Sul. Dias 6, 7 e 13 de novembro.

 

 

Esta oficina tem por objetivo desenvolver nos participantes aptidões ao adequado uso de equipamento fotográfico e noções básicas das técnicas adequadas à fotografia de fauna, flora e paisagens. Além dos aspectos técnicos, esta atividade visa sensibilizar os participantes a perceber e expressar o encanto do mundo natural através da produção artística.

Programa
fotos: Leandro Basile

Sistemática do Curso:
-        
Sábado de manhã: Introdução ao Pensamento Ecológico - Hipótese Gaia.        -         Aula teórica, iniciando com a avaliação do material disponível entre os participantes, com o objetivo de separar a turma em 3 grupos, sendo .
-        
Participantes com máquina Digital
-        
Participantes com máquina analógica automática
-        
Participantes com máquina Reflex.

-        
Sábado à tarde: Aula teórica sobre óptica e captação de imagem, e aplicação dos conceitos de regulagem de:
-
         Foco
-        
Diafragma
-        
Velocidade
-        
Fotometria

-        
Domingo de manhã: Aula teórica sobre fotografia digital e manipulação digital de imagens

-        
Domingo à tarde: Aula prática de fotografia, onde os participantes utilizarão um filme de 24 poses, ASA 100, cuja revelação será custeada pelo evento. Entre essas fotos o participante deverá buscar 5 fotos solicitadas pelo instrutor, de acordo com as técnicas trabalhadas nas aulas teóricas.

-        
Sábado seguinte, pela manhã: entrega das fotos e avaliação das 5 fotos encomendadas pelo instrutor, que estarão digitalizadas e avaliadas em projeção.

Instrutor: 

Fotógrafo Amauri Fausto, do estúdio Plano Focal, que acumula experiência como professor de Fotografia do SENAC e na Fundação Gaia.

Investimento:

 - R$ 100,00

Inscreva-se

Fone: (51) 3330 3567

e-mail: sede@fgaia.org.br


Nosso Relatório de atividades de 2003 já está on-line. Confira!
www.fgaia.org.br

SEUS AMIGOS TAMBÉM QUEREM RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA?

É FÁCIL!!!!!!!

DIGA PARA ELES ENVIAREM UMA MENSAGEM DE ADESÃO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

sede@fgaia.com.br

DIZENDO:

MEU NOME É ******** E EU DESEJO RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA!

Lei anti Spam:

Se você deseja ser descadastrado ou, por qualquer motivo, está recebendo esta mensagem indevidamente, responda esta mensagem digitando no ítem assunto "descadastrar". Ou, entre em contato com a gente.

Este informativo é distribuído gratuitamente para endereços cadastrados voluntariamente! A Fundação Gaia não se responsabiliza pelo encaminhamento deste informativo por outras pessoas, instituições, listas ou redes.

 



Volte a página
anterior