Novembro de 2005

Nesta Edição...

Eventos: A Fundação Gaia promove no próximo dia 08 de novembro / terça-feira a Palestra “Ecologia e Espiritualidade”. Dois estudiosos da espiritualidade e dos princípios ecológicos farão uma exposição sobre a possível relação que podemos ter com o meio ambiente. O Lama Padma Samten propiciará ao público um contato mais íntimo com a filosofia budista, traçando um paralelo entre espiritualidade e princípios ecológicos.  Enquanto que Maria Alzira Nobre, profª titular aposentada da UFSM, doutora em Educação pela Kansas University - Lawrence, Kansas, USA - falará sobre a espiritualidade ecológica fazendo uma análise das obras do escritor Fritjof  Capra.

Local: Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country – Túlio de Rose, 80) Hora: 19:30. Entrada Franca!

Feriadão no Rincão Gaia - 12 à 15 de novembro. Aproveite a oportunidade para conhecer a nossa sede rural, o Rincão Gaia, em Pantano Grande. Situado sobre uma antiga jazida de basalto, o Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradas, tendo hoje, em seus 30 hectares, grande variedade de plantas de rara beleza, além de ser habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martin-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra e muitas outras espécies de animais. Neste feriadão, passeando por trilhas em todo o sítio, os guias levarão os visitantes a uma experiência única do renascimento da vida.

Inscrições até 10 de novembro - quinta-feira. 

Maiores Informações no final deste Informativo,  

através do telefone (51) 33 30 35 67 ou sede@fgaia.org.br

Ainda: * Veja o que saiu na Imprensa sobre a Fundação Gaia.

*  Palestra sobre A Importância da Imprensa para as Questões Ambientais.

* Lançamento Nacional da Biografia de Lutzenberger.

* Participe: Ecofesta, a marca da Ecologia na Cultura Gaúcha.

* Agenda de Eventos.

Veja o que saiu na imprensa...

Zero Hora, Geral - Quarta-feira, 28 de setembro de 2005.

Um Postal em Ruínas (Por Humberto Trezzi)

esta reportagem foi sugerida por Christian Lavich Goldschmidt e Ari Quadros

O mais famoso cartão-postal da praia de Torres e um dos mais bonitos do estado, o Parque da Guarita, virou um retrato do abandono. Alvo de vândalos, a área com 28,2 hectares destinada a proteção ambiental da praia símbolo está degradada e sem condições de atender visitantes... Entre 1973 e 1978, o ambientalista José Lutzenberger implantou o paisagismo no parque. poucos imaginariam que a iniciativa preservacionista viraria um problema de difícil gestão. (segue)

Correio do Povo, Geral - 02 de outubro de 2005.

Fundação Gaia participa da Comunidade Terrestre

A Fundação Gaia participou da criação da Internacional Earth Comunity Network - Rede pela Comunidade Terrestre, que integra instituições de todo o mundo comprometidas com a sustentabilidade planetária. Foram selecionados pela rede o Rincão Gaia, idealizado por José Lutzenberger no RS (pelo Brasil), os centros Bija Vidyapeeth, de Vandana Shiva (Índia) e Langata Centre, de Wangari Maathai (Kenya).

Zero Hora, Informe Especial - quarta-feira, 19 de outubro de 2005.

Lutz

A biografia do saudoso ecologista José Lutzenberger ganha lançamento nacional sexta-feira, em Brasília. Sinfonia Inacabada, a Vida de José Lutzenberger (Vidicom, 518 páginas, R$ 50,00) foi escrito pela jornalista Lilian Dreyer, gaúcha de Estrela.

TV COM - 26, 27, 29 e 30 de outubro de 2005.

Rota 36

O programa Rota 36 especial sobre o Rincão Gaia ganhou destaque na programação da TVCOM durante a segunda quinzena do mês de outubro. A Fundação Gaia agradece a presença do apresentador Mateus Dagostin e equipe que fizeram um excelente programa. Agradecemos aos telespectadores que nos prestigiaram e pelas inúmeras manifestações e congratulações recebidas por nossa instituição.
      

Aconteceu...

Palestra na Livraria Cultura: "A Imprensa e as Questões Ambientais"

 

 

 

 

 

Fotos gentilmente cedidas por: estrazulasvianna

 

 

 

 

 

 

 

 

Compromisso ético

Por Christian Lavich Goldschmidt

No dia 11 de outubro, a Fundação Gaia promoveu em Porto Alegre um encontro entre jornalistas, representantes de ONGs ambientalistas e sociedade civil. No evento, que teve a participação do Jornal JÁ, Correio do Povo, Jornal do Comércio e Ecoagência Solidária de Notícias, os jornalistas tiveram a oportunidade de discutir com o público a responsabilidade da mídia na formação de uma consciência ambiental e sua efetiva colaboração na difusão de questões sócio-ambientais. A presença de profissionais de jornalismo abriu um espaço de reflexão sobre o que efetivamente está sendo informado para a sociedade e o caminho que se está construindo na perspectiva do meio ambiente.

A humanidade chegou a um ponto decisivo, onde todos necessitamos fazer uma conversão de valores, realizando uma mudança substancial em nosso modo de vida. Se  continuarmos a ignorar despreocupadamente as tragédias que vêm acontecendo, toda a raça humana poderá ser aniquilada. Por isso, o papel fundamental da imprensa deve ser o de orientar as pessoas a abandonarem ideologias que criam confrontos e divisões entre os povos. “O Papel da Imprensa para as Questões Ambientais”, tema do encontro, vai muito além de dar atenção às tragédias somente quando as mesmas ocorrem. Urge alertar as pessoas para o fato de que ingressamos num período de transição, onde, ou abraçamos o conceito de uma Humanidade unificada, ou continuamos cada vez mais antagonistas, um em relação ao outro, engajando-nos em conflitos mútuos.

Atualmente enfrentamos uma grande crise devido à decadência moral do ser humano, à qual efetivamente levou ao aumento das anomalias climáticas e dos cataclismos, provocados pela destruição do meio ambiente. Durante várias gerações, os seres humanos têm buscado dinheiro e posses materiais passando por cima de tudo e de todos despreocupadamente - na maioria das vezes, justamente por perseguirem-nos dessa forma, é que lhes escapam. Devemos inspirar as pessoas a viver de acordo com os princípios ecológicos, pois essa é a única forma de encontrarem a verdadeira felicidade.

Conduzido pela escritora Lilian Dreyer, o evento oportunizou aos jornalistas presentes discorrerem sobre o que a imprensa gaúcha vêm fazendo para informar, conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Segundo Jurema Josefa, do Correio do Povo, o Jornalismo Ambiental, deve ser pautado no compromisso ético de disponibilizar informação verídica. Para isso, a imprensa deve fortalecer as ações das ONGs e se valer da credibilidade das mesmas. O resultado é uma troca de conhecimento da qual o maior beneficiado é o leitor. Nesse sentido, Lorena Paim, do Jornal do Comércio, lembrou que o papel fundamental da imprensa é o de informar priorizando também os assuntos ecológicos. Isso se faz não só registrando as catástrofes ambientais, mas sim divulgando as ações desenvolvidas para evitá-las. O “ecojornalismo”, segundo ela, se faz dando voz e direito à todos os que lutam pela causa ambiental.

Guilherme Kolling relatou a experiência diferenciada do Jornal JÁ, do qual é redator-chefe. Segundo ele, o jornal tem por tradição o foco nas questões que envolvem o meio ambiente. Esse trabalho é visto tanto na edição mensal, distribuída aos assinantes e vendida em bancas, quanto nas duas edições quinzenais, disponíveis gratuitamente em pontos estratégicos de Porto Alegre. Promover debates e fóruns também faz parte do trabalho do JÁ, como aconteceu em março deste ano, onde empresários e políticos puderam discutir com a população acerca do “Reflorestamento e Desenvolvimento Sustentável”, que tratou das perspectivas dos negócios com madeira no Sul do Brasil.

Estamos construindo uma civilização baseada no individualismo, e o resultado disso são as últimas catástrofes naturais, através das quais estamos experimentando severos desafios. Porém, com esses fenômenos temos também a oportunidade, com reflexão e diálogo, de demonstrarmos de que serve a sabedoria humana – ou será que vamos esperar que nossos caminhos fiquem repletos de desastres e sofrimento?

Numa época em que nos defrontamos com o esfacelamento da sociedade, com a deterioração do meio ambiente, e com outros problemas prementes; os representantes das ONGs lembraram que essas entidades foram criadas e existem não com o objetivo de travar o progresso e o avanço da humanidade, mas sim para permitir que todos os seres vivos existam e avancem no caminho da prosperidade.

 

Lançamento Nacional

A Sinfonia Inacabada

Biografia de José Lutzenberger

Lançamento nacional dia 21 de outubro, em Brasília

Com apoio dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, a biografia do ecologista José Lutzenberger foi lançada nacionalmente no dia 21 de outubro, às 9h no Auditório do Ministério da Cultura – Esplanada dos Ministérios – Bloco B, em Brasília (DF). A obra Sinfonia Inacabada, da jornalista e escritora Lilian Dreyer, publicada com apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, descreve a trajetória do agrônomo gaúcho que, aos 44 anos, abandonou seu trabalho na indústria química e iniciou uma jornada que o transformou em um dos grandes nomes do ambientalismo internacional.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, abriram o evento. Em seguida, um painel colocou em foco uma das questões centrais das propostas de Lutzenberger: a economia definindo-se em função da ecologia. O painel foi composto pelo secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, pela professora da UNB, Maria do Carmo Lima Bezerra, que foi coordenadora da Agenda 21 Brasileira, e pelo jornalista Washington Novaes.

José Lutzenberger, falecido em 2002, chegou a ser nominado pela imprensa nacional e estrangeira como “pai do  ambientalismo brasileiro” ao receber no Parlamento Sueco, em 1988, o Livelihood Award, o Prêmio Nobel Alternativo. Como secretário de Meio Ambiente brasileiro, entre 1990 e 1992, propôs que, a partir de um zoneamento do território nacional, fossem gerados planos de desenvolvimento regionais dentro de critérios ecológicos.

O lançamento em Brasília abriu um ciclo de painéis que alcançará várias capitais brasileiras, sempre com a participação de personalidades locais. A divulgação da biografia de Lutzenberger busca não só levar ao grande público uma visão de mundo inovadora, mas também alimentar um processo cultural mais amplo, focando a questão do desenvolvimento econômico e da geração de renda nas diversas regiões brasileiras dentro de uma visão ecológica.

Fotos do lançamento podem ser vistas acessando o link abaixo:

http://www.mma.gov.br/ascom/imprensa/fotos.cfm

 

Participe:

Ecofesta - A marca da Ecologia na Cultura Gaúcha

A cultura ecológica, este ano, terá espaço destacado na Feira do Livro de Porto Alegre. A Câmara do Livro, sensível às marcas que o movimento ambiental imprimiu na cultura riograndense, disponibilizou o Armazém A - anexo pavilhão dos Ilustradores - no Cais do Porto para a realização de evento que já tem assegurada a participação do Movimento Ecológico Gaúcho. A Ecofesta acontece no dia 12 de novembro. A programação norteia-se pelo mote refletir e comemorar. Inclui caminhada pelo ambiente da feira e, no cais, festival cultural, tendo, em um primeiro momento a apresentação de dois diálogos com os temas: "Movimento Ambiental: conquistas passadas e ativismo hoje" e "Ecologizar a vida". 

Participarão dos diálogos: Claudio Langone - Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente; Daniel Conrado - Professor e pesquisador da Universidade da ONU; Edi Xavier Fonseca - Socióloga e presidente da AGAPAN; Elmar Bones - Jornalista e escritor, atualmente diretor e editor da JÁ editores; Hique Gomes - Compositor, diretor, ator e instrumentista, um dos criadores de Tangos e Tragédias e de outros espetáculos; João Bernardes da Rocha Filho - Físico, Mestre em Educação e Doutor em Engenharia. Professor da PUC/RS; Jorge Mello - Terapeuta e artista Corporal com experiências em vida comunitária na Ecovila de Findhorn (Escócia) e no Schumacher College (Inglaterra); Lilian Dreyer - Jornalista e escritora, autora da biografia do ecologista José Lutzenberger, Sinfonia Inacabada; Rosália Schwark - Psicóloga especializada em terapia Junguiana.

As atividades iniciam-se às 16:00 hrs com caminhada na Praça da Alfândega e a partir das 16:45 com abertura musical já no ambiente do cais.

Data: 12 de novembro de 2005 - sábado / Local: Cais do Porto, Armazém A - Galpão dos Ilustradores. 

Maiores informações: Guia Comunicação: f.aguiar@terra.com.br ou (51) 3235-3239 com Flávia Aguiar ou ainda A4ESTÚDIO: a4estudio@terra.com.br ou (51) 3388-2621 com Adel Fabian Giacomini - Nirvan. 

Confira nossa agenda de eventos:

A Fundação Gaia promove no próximo dia 08 de novembro / terça-feira a Palestra “Ecologia e Espiritualidade”. Dois estudiosos da espiritualidade e dos princípios ecológicos farão uma exposição sobre a possível relação que podemos ter com o meio ambiente. O Lama Padma Samten, propiciará ao público um contato mais íntimo com a filosofia budista, traçando um paralelo entre espiritualidade e princípios ecológicos. Enquanto que Maria Alzira Nobre, profª titular aposentada da UFSM, doutora em Educação pela Kansas University - Lawrence, Kansas, USA - falará sobre a espiritualidade ecológica fazendo uma análise das obras do escritor Fritjof  Capra.

Local: Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country – Túlio de Rose, 80) Hora: 19:30. Entrada Franca!

Feriadão no Rincão Gaia - 12 à 15 de novembro. Aproveite a oportunidade para conhecer a nossa sede rural, o Rincão Gaia, em Pantano Grande. Situado sobre uma antiga jazida de basalto, o Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradas, tendo hoje, em seus 30 hectares, grande variedade de plantas de rara beleza, além de ser habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martin-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra e muitas outras espécies de animais. Neste feriadão, passeando por trilhas em todo o sítio, os guias levarão os visitantes a uma experiência única do renascimento da vida. Este é um convite para você vivenciar o verdadeiro espírito da ecologia e conhecer um pouco mais sobre nosso saudoso professor José A. Lutzenberger. 

A partir de 2 dias, se 2 ou mais pessoas se inscreverem como grupo, damos desconto de 8% (conforme tabela Pacote de 2 ou mais dias). Lembramos que crianças de 4 a 12 anos recebem desconto de 20%.

Inscrições até 10 de novembro - quinta-feira. Fones: (51) 3330-3567 ou 3331-3105

Maiores informações podem ser obtidas em nosso site www.fgaia.org.br entrando no link "cursos e visitas".


Notícias Ambientais

Informativo da Fundação Gaia
Editor e Redator: Christian Lavich Goldschmidt

Informarmativos Anteriores
Página Inicial