Por um Mundo com menos fome

Dezembro de 2002 Ano II n° 17

Mensagem Verde

"Quem tem fome tem pressa." Com esta frase o sociológo Herbert de Souza, o Betinho, clamou para que o Brasil olhasse para si mesmo de maneira mais honesta e verdadeira. Nesta edição chamamos a atenção para o tema 'comida'. Destacamos tanto na internet quanto na tv iniciativas quem vêm contribuir para um melhor aproveitamento de nossos recursos para a produção e distribuição de alimento. Em nossa dica do mês, trazemos ainda algumas sugestões para alimentar-se melhor no campo e na cidade.

Aproveitamos para dar as boas vindas ao nosso mais novo colaborador: o estudante de jornalismo Álvaro Augusto Schröeder, que já nesta edição foi para a rua descobrir como promover um natal sem fome para todos os brasilieros.

Boa leitura, um feliz natal e um grandioso ano de 2003!

Nesta edição:

Eventos: Mulher e a Roda da Vida - Próximo encontro no próximo sábado, dia 14 de dezembro de 2002.

Visitas Pedagógicas Guiadas - O Verão está chegando! Aproveite para agendar sua visita ao Rincão Gaia!

A Fundação Gaia Recomenda - O Livro do mês: "Gaia, Uma Teoria do Conhecimento"; na internet: "Native Alimentos"; e na TV: O Programa "Comida Sabida", transmitido pelo Canal Futura, orienta o público sobre hábitos alimentares.
Notícias - Verão desse ano é o mais quente dos últimos 70 anos; Limpeza no Rio Paraguai retirou 4 toneladas de lixo; Gaúcho chamado a ajudar na Espanha.
Dica do mês - Alimente-se melhor no campo e na cidade.
Arte e Ponto Final - A poesia de Carlos Drummond de Andrade no centenário de seu nascimento.
Plantio de Umbú - Uma Homenagem Especial

Foi no último dia 30, que cercados de muitos amigos e ao som de folhas ao vento e inúmeros passarinhos acompanhados por um saxofonista, plantamos uma muda de umbú junto a sepultura de nosso fundador, José Lutzenberger, conforme era o seu desejo.

Agradecimentos:

Agradecemos:

À Câmara Rio Grandense do Livro, pela homenagem prestada dia 10 de novembro ao nosso fundador na 48ª Feira do Livro de Porto Alegre, com o Dia Lutz.

À Revista Expressão pela bela homenagem dedicada ao nosso fundador quando da cerimônia da 10ª Premiação, dia 29 de novembro, em Florianópolis - Santa Catarina.

Coloque o seu nome nesta coluna, contribuindo com a Fundação Gaia!

Milhares de pessoas vão ficar sabendo!


Eventos:

Visitas Pedagógicas Guiadas

O Verão está chegando!

Aproveite para agendar sua visita ao Rincão Gaia!

Visitando nossa página você poderá planejar a visita de seus alunos, funcionários ou amigos ao Rincão Gaia. Lá é possível encontrar uma tabela de conteúdos completa, onde mostramos todas as possibilidades de abordagem teórica.

Participe da elaboração da visita e tire o maior proveito desta atividade.

  Saiba tudo sobre as visitas pedagógicas ao Rincão Gaia clicando no seguinte link: www.fgaia.org.br/cursos/folder1 

Pelo telefone: 51 3330 3567

por e-mail: sede@fgaia.org.br


Mulher e a Roda da Vida

Próximo encontro dia 14 de dezembro de 2002.

Fundação Gaia está dando continuidade ao Ciclo de Encontros - Mulher e a Roda da Vida, que é dedicado às mulheres que estão em busca de sua essência, de sua expressão verdadeira e de um mundo melhor.

Informe-se do local dos encontros ligando para a Fundação Gaia.

Durante os sete encontros ao longo do ano estão sendo abordados temas que envolvem o equilíbrio das energias feminina e masculina; reflexão sobre o paradigma holístico e o papel da mulher; o resgate da natureza, cuidando de si própria, dos outros e da Terra; além da celebração da espiritualidade feminina.

Data do próximo encontro:

14 de dezembro

Mais informações e inscrições pelo telefone: 51 33 30 35 67 com Carla ou na internet em www.fgaia.org.br

Olha só quem está facilitando: Naia Oliveira, Pós-graduada em Sociologia Industrial. Apresenta experiência em pesquisa e em trabalhos comunitários pela FEE-RS e SEMA-RS. Desenvolve seminários como facilitadora na Universidade Holística Internacional Unipaz. Foi focalizadora do curso Educação para Vida Sustentável (Coolméia, Fundação Gaia e Unipazsul). É facilitadora credenciada pela Inner Links do Jogo da Transformação. Realizou recentemente, entre outros, os cursos Eco-Village Training (Findhorn-Escócia/1999), Pintura, Imaginação e Sons (Esalen-Califórnia-USA/2001 ) e Winter School of Ecofeminism (Findhorn -Escócia/2002),além de vários cursos de formação na Unipaz Sul.

A Fundação Gaia fornece hospedagem e alimentação em todas as suas atividades, ocorridas no Rincão Gaia.

 
A Fundação Gaia Recomenda!  
 

Livro do mês Gaia

Uma Teoria do Conhecimento

Margarita Delia Mouriño

Livreira

Literatura fundamental para a compreensão da Hipótese Gaia, este livro reúne a opinião de importantíssimos pensadores de nosso tempo.

Anda procurando um livro e não encontra?

Quem sabe a gente pode ajudar a encontrá-lo?

Informe título, autor e editora pelos contatos acima.

Esta coletânea de ensaios nos dá um panorama da nova biotecnologia e de suas implicações culturais, sugerindo que, pela primeira vez desde Newton, temos a chance de criar uma nova ecologia da consciência; a base para uma nova ordem política e econômica que seja voltada para a melhoria da qualidade de vida e abranja a vida nas suas múltiplas formas e relações.

Os autores:

Henry Atlan é professor de biofísica na Universidade de Paris e Universidade Hebraica de Jerusalém, sua capacidade é a biologia celular e a teoria da auto-organização. Dentre seus livros podemos citar L'organization de biologique et la théorie d'information, Entre le cristal et la fumée e A tort et 'a raison. Além disso, estuda o misticismo judaico.

Gregory Bateson (1910-1980) dedicou-se a vários campos do conhecimento - biologia, antropologia, epistemologia, lingüistica, psicoterapia. Em todas as áreas deixou sua marca. Bateson desenvolveu estudos antropológicos pioneiros na Nova Guiné e Bali; participou das reuniões da Macy Foundation que deram origem a ciência da cibernética: estudou os golfinhos, foi o Membro do Conselho Universitário da Universidade da Califórnia e Membro Associado da Lindisfarne Association. Dentre seus livros podemos citar Nauren, Steps to an Ecology of Mind e Mind and Nature.

Hazel Henderson é uma futurista independente, analista econômica, ativista política e autora. Seus livros incluem Creating Aternative Futures e The Politics of the Solar Age Alternatives to Economics. Ela é Membro Associado da Lindisfarne Association.

James Lovelock é um cientista independente e criador, juntamente com Lynn Margulis, da Hipótese Gaia. Ele é autor do livro Gaia: A New look at life on Earth e Membro Associado da Lindsfarne Association.

Lynn Margulis é professora de biologia na Universidade de Boston e criadora, juntamente com Lovelock da hipótese Gaia. Seus livros incluem The Origin of Eukaryotic Cells, Symbiosis and Cell Evolution, Earty Life e (em co-autoria com Dorian Tagan) Micros- Cosmos. Ela é Membro Associado da Lindsfarne Association.

Humberto Maturama é um neurobiólogo na Universidade do Chile , em Santiago, e co-autor com Letivin e Mc Cullock do trabalho básico em neurobiologia da cognição What the Frog's Eye Tells the Frog's Brain. Ele é co-autos juntamente com Varela de Autopoesis and Cognition; The Tree of Knowlegde: A New Look at the Biological Roots of Human Understanding.

William Irving Thompson é um historiador e fundador d Lindsfarne Association. Foi professor do MIT, Universidade de York e Universidade de Toronto. Autor de vários livros, sendo os mais recentes Islands Out of Time Pacifc Shift.

John Todd é co-fundador do New Alchemy Institute e é atualmente o Presidente da Ocean Arks International (OAD, uma organização de pesquisa e comunicação sem fins lucrativos. A OAD publica o Annals of Earth, editado por Nancy Todd, que é oferecido por uma contribução mínima de 10 dólares americanos para a OAI, 10 Thanks Pond Road. Falmouth, MA 02540, USA. O Dr. Todd é Membro Associado da Lindsfarne Association.

Francisco Varela se concentrou no estudo de fenômenos neurológicose dos mecanismos cibernéticos cognitivos, especialmente a percepção, e suas consequências epistemológicas. Seus livros incluem Priciples of Biological Autonomy, Autopoesis and Cognition e Tree of Knowlegde (os dois últimos em co-autoria com Maturama). Atualmente ocupa uma cadeira de Ciência Cognitiva e Epistemológica na Escola Politécnica de Paris e dirige o laboratório de pesquisas no instituto de Neurociências. Ele também se interessa pela prática da meditação e pensamento budistas e é Membro Associado da Lindsfarne Association.

Boa leitura!

Como adquirir: Entre em contato com a Fundação Gaia pelo telefone 51 33 30 3567 - ou pelo e-mail sede@fgaia.org.br , e faça seu pedido.

Valor: R$25,00, 00 + despesas de correio

   

NA TV  

De uma forma divertida, o programa orienta o público sobre hábitos alimentares, de acordo com a atividade que cada um desempenha e com o objetivo de promover maior qualidade de vida.
Comida Sabida é no Canal Futura Destaques do programa: Alimentação Vegetariana, Deficiência na Alimentação, Hábitos Alimentares e o Folclore na Alimentação...
Para assistir O Canal Futura é transmitido para o Sul do Brasil pelo sistema de TV a cabo e para todo o Brasil pela antena parabólica. Assista também os outros programas do Canal Futura; são todos ótimos.

NA INTERNET:

Um universo em expansão

Definitivamente, o mercado orgânico não é mais coisa de visionários. A realidade mostra hoje um setor que movimenta, em termos globais, uma fatia considerável de muitos e muitos bilhões de dólares.

Com um web site tão exemplar quanto a conduta empresarial, a native alimentos cumpre a função de portal para um mundo infinito de informações sobre a produção e comercialização de produtos orgânicos. Bem desenhado e recheado de dados e links importantes, as páginas são de fácil e rápida navegação.

Neste web site é possível encontrar informações sobre a composição e modo de cultivos dos alimentos. E mais ainda, onde comprá-los em praticamente todo o Brasil.

Visite e conheça as iniciativas da Native Alimentos, na área de preservação da biodiversidade.

 

www.nativealimentos.com.br


PARA NÃO PERDER TEMPO:  
Agendas da Editora Gaia Lindas e práticas, as agendas da Editora Gaia oportunizam a união do útil ao belo. Escolha uma da três capas e faça um 2003 mais ecológico!
Para Comprar:

Entre em contato com a Fundação Gaia pelo telefone 51 33 30 3567 - ou pelo e-mail sede@fgaia.org.br , e faça seu pedido.

Valor: R$ 19,50 + despesas de correio


DIVULGAÇÃO EXPRESSA:  
 

NÚCLEO JOSÉ REIS PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CURSO DE JORNALISMO CIENTÍFICO.

O Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP prorrogou até o dia 13 próximo as inscrições para o curso de especialização em divulgação científica, que realizará a partir de março do ano que vem.

As inscrições podem ser feitas na sede do núcleo (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, SP).

Informações pelo fone (11) 3091-4021.(ABR)

Participe da Campanha "Natal sem Fome"

Promovida pelo Comitê Nacional Contra a Fome e a Miséria e pela Vida.

Segundo Inês Rosa, Coordenadora do Comitê de Porto Alegre Contra a Miséria e a Fome e pela Vida – RS, a campanha "Natal sem Fome" está, no ano de 2002, atingindo um público maior de colaboradores.

O objetivo este ano é arrecadar aproximadamente 70 toneladas de alimentos em Porto Alegre para ajudar centenas de famílias submersas na miséria. Os Postos de arrecadação da CEEE, da Central Glênio Perez e do Posto de Saúde do IAPI são os principais pontos de coleta de alimentos não perecíveis em Porto Alegre.

A Coordenação Geral da Campanha "Natal sem Fome" fica localiza na cidade do Rio de Janeiro – RJ e seu telefone para informações e colaborações a nível nacional é 21-25090660.

Para quem fizer doações em dinheiro, no Rio Grande do Sul, a conta é: Banrisul, Ag.041 c/c: 06.150657.0-6. Por um Natal com mais comida...

Para fazer contato em São Paulo: 0800. 202000 ou www.acaodacidadania.org.br

Exposição Fotográfica no Pé de Alface - Espaço Ecológico

Confira no anexo desta semana a exposição fotográfica "VIVA SEMPRE NATUREZA"  da premiada fotógrafa Fernanda Chemale que estará em nosso espaço de 9 de dezembro à 4 de janeiro!!!!!!!!!!!!

Hilário Ribeiro 287-1- Moinhos de Vento - 90510-040 - POA - RS.

Fone:3222-4434 e fax:3346-4891

Está chegando!

Não deixe de participar do 3º Fórum Social Mundial.

 

Augusto Carneiro e seus 80 anos de história!

Especial!

Já Editores põe no papel a histório do ambientalismo gaúcho

www.jaeditores.com.br

Em 31 de dezembro de 2002, Augusto César da Cunha Carneiro completará 80 anos de vida. Nascido na rua Vasco da Gama, em Pleno Bom Fim, conhece Porto Alegre como Poucos. Foi militante do Partido Comunista do Brasil, amigo e divulgador de José Lutzenberger, formador de toda uma geração de ambientalistas gaúchos. O ciclo de três palestras cuidadosamente planejadas, tem apresentado um pouco da História de Porto Alegre, Rio Grande e Brasil.

Compareça e prestigie.

Próxima palestra:

12 de dezembro—Quinta-feira

Temas: José Lutzenberger, livreiro ecologista, Fundação Gaia, Pangea, SBCF, banca na Coolméia. Atividades atuais. Como ser jovem aos 80 anos ?

Local: Auditório da ARI - Associação Riograndense de Imprensa - av. Borges de Medeiros, quase esquina rua Fernando Machado (no início da escadaria)

Horário: 19h às 22h

Entrada livre aos interessados.

Atividades Imperdíveis na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre

Dia 17 de dezembro, dia do nascimento de José Lutzenberger:

16:00 horas: Oficina de mosaico promovido pelo pessoal da Fundação Gaia. Durante a oficina serão recuperados os vasos do Jardim Lutzenberger. Inscrições gratuitas, limitadas, na Casa de Cultura Mario Quintana.

18:00 horas: Conferência: "A Contribuição de José Lutzenberger ao Paisagismo Gaúcho" proferida pelo agrônomo, paisagista e fotógrafo Paulo Backes. Aberta ao público.

Dia 19 de dezembro durante todo o dia todo, com inicio às 9 das manhã. Oficina de Construção de Pérgolas de Bambú, com guilherme Esteves e Luciano Tizziani. Inscrições gratuitas, limitadas, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Estas atividades são gratuítas e têm vagas limitadas.

Informe-se na Casa de Cultura Mário Quintana, fone: 51 3221 7147

Veja acima como foi o encontro sobre Ecofeminismo ocorrido nos dias 8 e 9 de novembro de 2002

A Obra de José Lutzenberger (o pai!) em novas exposições

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS está apresentando desde o dia 3 de dezembro obras de seu acervo próprio. Entre elas esta uma série de 53 trabalhos do artista plástico José Lutzenberger, pai do ambientalista de mesmo nome. O Margs fica na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre

Também estão sendo exibidas obras de José Lutzenberger na Exposição A Figura Humana no Acervo da APLUB. As obras estarão expostas até o dia 31 de janeiro de 2003, no Centro Cultura APLUB, de segunda a sexta feira das 10 às 17 horas. O endreço é Avenida Júlio de Castilhos, 44.


 
VITRINE

Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico Ltda.

Nosso negócio é...
... promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.

Nossa missão:
Buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida.

CONHEÇA A LINHA VIDA

CASA & JARDIM

O PÉ DE ALFACE ESPAÇO ECOLÓGICO é um espaço destinado aos que cuidam da sua saúde e da saúde do planeta ou aos que querem começar a cuidar. É constituído de restaurante; cafeteria; loja de produtos reciclados, ecológicos e artesanais; feira de produtos orgânicos e espaço para exposições e eventos. Oferecemos uma saborosa culinária ovo-lacto-vegetariana, saudável e elaborada com produtos livres de agroquímicos.

O PÉ DE ALFACE abre suas portas à noite para a realização de eventos, tais como: exposições, palestras, mini-cursos, lançamento de produtos e livros, festas, formaturas, etc. Pretendemos divulgar pessoas, entidades, empresas e Ongs que lutam pela preservação da vida e que sejam ecológica/e corretas. Trabalhamos no sentido de estabelecer parcerias com os nossos fornecedores, colaboradores e simpatizantes.

Expediente: de segunda à sexta-feira das 11 às 18:00 horas e aos sábados das 11 às 16:00 horas.

Endereço: rua Hilário Ribeiro 287/ 2 andar - Moinhos de Vento, em uma casa preservada que faz parte do patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre.

No Sul do Brasil, Evento é com a Estratégica

Av. Rio Branco, 333 sala 1108 Centro Florianópolis-SC 88015200 Fone/fax:(48) 2225168

www.estrategicaeventos.com.br

Organizador do Simpósio Latino-Americano pela Cultura da Paz e dos Direitos Humanos e do Encontro Sul-Brasileiro de Relações Internacionais.


 
NOTÍCIAS

VERÃO DESSE ANO É O MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 70 ANOS

Em 2002, o país registrou o verão mais quente dos últimos 70 anos. -Em países onde existe uma densidade alta de insetos nas terras baixas, se o continente é aquecido, esses mosquitos vão subir e se distribuir por áreas mais altas. Vão crescer onde antes eles não conseguiam porque fazia frio, afirma o professor Heitor Franco de Andrade Junior, do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo. Epidemias de malária também têm sido apontadas como uma das conseqüências após desastres naturais provocados pelo El Niño, como fortes chuvas, furacões e tufões. Nos climas secos, a precipitação forte pode criar poças, oferecendo condições favoráveis para a reprodução de mosquitos. Países como Equador, Peru e Bolívia sofreram sérias epidemias da doença após fortes chuvas em 1983. (Galileu)

LIMPEZA NO RIO PARAGUAI RETIROU 4 TONELADAS DE LIXO

A tradicional limpeza do Rio Paraguai retirou este ano das margens do leito mais importante do Pantanal aproximadamente 4 toneladas de lixo. Este é o décimo quarto ano de realização do ato, que ocorreu dia 09 de novembro, em homenagem ao Rio Paraguai. A iniciativa da limpeza, desde 1989, vem partindo de um morador do município de Cáceres, Renato Thomas, mais conhecido como Capitão Renato. A novidade este ano foi a realização de uma semana inteira de palestras em escolas no perímetro urbano, visando a conscientização para conservação do meio ambiente ministrada por professores e alunos da UNEMAT (Universidade Estadual do Mato Grosso). (Jornal do Meio Ambiente 19/11)

GAÚCHO CHAMADO A AJUDAR NA ESPANHA

O veterinário Rodolfo Pinho da Silva Filho, coordenador do Centro de Recuperação de Animais Marinhos do Museu Oceanográfico da Fundação Universidade de Rio Grande (Furg) embarca hoje para a Espanha a fim de participar da avaliação dos impactos causados pelo derrame de petróleo no navio Prestige no litoral da Galícia. É o único brasileiro a integrar a equipe do Fundo Internacional de Bem-estar Animal, responsável pelo trabalho de avaliação. Rodolfo já atuou em desastres ambientais na África do Sul, Equador, Uruguai e Argentina. É especialista em pingüins. Ele foi convocado por meio da Intrenational Fund for Animal Welfare (IFAW), fundo internacional para o bem-estar animal da Califórnia. Também foi chamada a veterinária Valéria Ruopollo, que, assim como Rodolfo, pertence ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) da Furg (ZH/35; O Sul/9).

As notícias desta coluna são um oferecimento de Ambiente Já.

Cadastre-se e mantenha-se bem informado. www.ambienteja.com.br

   
 
 
A ARTE DE FERNADO ZORNITTA!
 
 

DICA DO MÊS

Para comer melhor no campo e na cidade

Por: Alexandre de Freitas

No apartamento: Localize os locais de maior insolação e neles instale as floreiras e vasos. Normalmente as plantas que produzem alimentos exigem mais sol do que plantas ornamentais. Dê preferência a plantas bem produtivas como os tomates, melões, maracujá e ervas aromáticas. Verduras folhosas como a alface e as couves ocupam muito espaço e exigem boa insolação. Aproveite e dê uma olhada em nossos informativos de outubro e novembro de 2001. Neles existem mais dicas de jardinagem produtiva. Todos os informativos passados ficam hospedados em nosso Website.
Na comunidade: Hortas comunitárias são uma experiência antiga e podem dar bons resultados quando bem conduzidas. Muitas associações de bairro e outros tipos de agremiações têm usado esta estratégia para melhorar quantitativa e qualitativamente a dieta, principalmente das crianças. Cuba é o país que mais realiza agricultura orgânica comunitária. A necessidade óbvia de se gerar alimentos a baixo custo fez com que o povo ocupasse espaços urbanos para produzir hortaliças e criar pequenos animais.

Outra estratégia para aumentar a produção comunitária de alimentos é a compostagem dos resíduos orgânicos gerado nos lares. Em nosso informativo de setembro de 2001 ensinamos como fazer isto até mesmo dentro de um apartamento. Esta é uma ação eco-cidadã que traz benefícios para todos.

Agricultura Orgânica para produzir mais: Através da agricultura orgânica é possível recuperar a sanidade das plantas e do solo. Uma propriedade que opta pelos métodos de cultivo agrícola saudáveis tende a ter uma produtividade crescente a cada ano. Algumas técnicas são bem simples, tais como:

Girassol – Um pé de girassol para cada cem de milho ajuda a controlar a incidência da "vaquinha", um besourinho verde com pintas amarelas. O que acontece é que a cor amarela do girassol é irresistível para a maioria dos insetos. Sendo assim, eles migram todos para os pés de girassol facilitando a captura e o controle. Além de deixarem os pés de milho em paz.

Soro do Leite – Uma diluição de soro de leite em água, na proporção de um para nove, pode ajudar as mudinhas a crescer mais fortes e livres de cochonilhas. Pulverize sobre as sementeira a cada quinze dias.

Faixas de Biodiversidade – Deixar faixas com bastante mato e ervas diversas com certeza contribui para o equilíbrio ecológico na horta ou lavoura. Nestas faixas ficam abrigados os inimigos naturais de muitas pragas além dos pássaros que são ávidos consumidores de insetos.

Comer bem também é uma questão de renda: Quando separamos nosso lixo e o encaminhamos para a reciclagem, estamos gerando renda para muitas pessoas. A cidade de Porto Alegre recolhe 900 toneladas de lixo domiciliar por dia, destas, 60 toneladas são separadas em lixo seco e orgânico em milhares de lares. O resultado prático desta coleta seletiva é a geração de aproximadamente 500 empregos nos nove locais de reciclagem que existem oficialmente no município. Imagine se conseguíssemos separar as outras 840 toneladas!
Dica Final: A biodiversidade vive sob constante risco de danos. Colecionar sementes tradicionais ou crioulas, como são chamadas no sul do Brasil, é uma forma de preservar o empenho das populações tradicionais do mundo (índios, pescadores, camponeses, pastores, etc.) que durante séculos melhoraram as plantas silvestres, transformando-as nos nossos cereais e frutas modernos.

E fique ligado em nossas dicas de sustentabilidade.

 

Arte e Ponto Final
Poesia Neste ano o Brasil inteiro comemora o centenário de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Nascido em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Oriundo da classe média mineira foi profundamente influenciado pelo seu meio físico e social. O autor de "José " e a "Morte do Leiteiro" agigantou a literatura brasileira com uma obra desconcertante. Selecionamos a famosa poesia Canção Amiga, que assim como o discurso ambientalista soa como um chamamento para uma mundo diferente.

- Canção amiga -

Eu preparo uma canção

em que minha mãe se reconheça,

todas as mães se reconheçam,

e que fale com dois olhos.

Caminho por uma rua

que passa em muitos países.

Se não me vêem, eu vejo

e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo

como quem ama ou sorri

No jeito mais natural

dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas

formam um só diamante.

Aprendi novas palavras

e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção

que faça acordar os homens

e adormecer as crianças.

Serviço: 36ª edição - Rio de Janeiro: Record, 1997.

Caixa Postal 23052 - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20922 970


SEUS AMIGOS TAMBÉM QUEREM RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA?

É FÁCIL!!!!!!!

DIGA PARA ELES ENVIAREM UMA MENSAGEM DE ADESÃO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

sfgaia.com.br

DIZENDO:

MEU NOME É ******** E EU DESEJO RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA!

Lei anti Spam:

Se você deseja ser descadastrado ou, por qualquer motivo, está recebendo esta mensagem indevidamente, responda esta mensagem digitando no ítem assunto "descadastrar". Ou entre em contato com a gente.

Este informativo é distribuido gratuitamente para endereços cadastrados voluntariamente! A Fundação Gaia não se responsabiliza pelo encaminhamento deste informativo por outras instituições, listas ou redes.

 
Muitos abraços, e até a próxima mensagem!

Volte a página dos Informativos