Dia da Criança no Rincão Gaia  Está confirmado o Dia da Criança no Rincão Gaia, cuja temática de 2014 é a infância gaúcha, integrando cultura local, diversão e ecologia. O evento acontece em 11 e 12 de outubro e está aberto a crianças e seus acompanhantes para desfrutarem momentos encantadores junto à natureza embalados pela sonoridade das gaitas tocadas por gauchinhos no Rincão Gaia, sede Fundação, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Uma boa notícia para aqueles que ainda não se inscreveram: as inscrições foram prorrogadas até o dia 07 de outubro. Informações completas em  http://www.fgaia.org.br/cursos/11_12_outubro_2014.html .

 

Palestra extra sobre Legislação Ambiental e a atuação dos políticos –  Na quarta-feira, 1º de outubro, a Fundação Gaia promove a palestra “Retrocessos na Legislação Ambiental" com Ana Valls, que exemplifica situações recentes que ocorreram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil nas quais a legislação que favorecia o meio ambiente e a saúde pública foi fragilizada.  O evento inicia às 20h e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80. Entrada franca.

 

Audiência sobre Plano Diretor de Torres  Uma Audiência Pública sobre a proposta de alterar o Plano Diretor de Torres, permitindo espigões junto à orla, será realizada nesta terça-feira, às 14h no Centro de Eventos da Ulbra Torres. A Fundação Gaia, afirmando sua posição contrária a esta modificação na paisagem e à alteração no meio ambiente, convida a todos a participarem, levando cartazes e pronunciamentos contrários à alteração. Um abaixo-assinado sobre o tema pode ser acessado em www.fgaia.org.br, link Militância Ambiental em prol de Torres. O artista Jorge Herrmann também denuncia o avanço da urbanização através de palavras e imagens em http://www.jorgeherrmann.com/?page_id=1636 . Nos dias 08 e 09 de novembro, Jorge estará no Rincão Gaia ministrando o curso: Desenho e Percepção da Paisagem.

 

Antes que as abelhas sejam extintas A Fundação Gaia recomenda aos seus amigos e colaboradores que assinem a petição, promovida pela AVAAZ e dirigida ao governo norte-americano, solicitando a imediata proibição do uso de pesticidas neonicotinoides que provocam o desaparecimento e a extinção de colônias de abelhas. Sem estes insetos coloca-se em risco toda a cadeira alimentar. A petição deve ser assinada o quanto antes em https://secure.avaaz.org/po/save_the_bees_us_pet_loc/?bZWVydb&v=47027

 

Evento sobre Animais Silvestres  Nesta  quinta-feira, 02 de outubro, às 15h acontece o evento “Animais Silvestres: conhecer para preservar”, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. As duas palestras serão realizadas no Auditório da Entidade e as inscrições, feitas no mesmo local. O Tribunal localiza-se na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300, Bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, telefone 3213 3000.

 

Semana da Água  De 27 de setembro a 04 de outubro acontece a 21º Semana Interamericana da Água e a 14ª Semana Estadual da Água cujo tema é: “Água com qualidade é garantia de vida”. O evento tem como objetivo informar as pessoas sobre a importância da água, tanto para qualidade de vida hoje, como para a sobrevivência das próximas gerações, incentivando o público ao uso sustentável do recurso hídrico. As ações alusivas à Semana incluem palestras, oficinas, apresentações de cinema, teatro e música, passeios, visitas guiadas, romarias e procissões.

 

Desenhos: Jorge Herrmann. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 


Página Inicial