Manejo de Pastagens Nativas Confirmado o curso: Uso sustentável de pastagens naturais, dias 27 e 28 de setembro, com o professor e agrônomo Carlos Nabinger que enfatiza o manejo do campo nativo. Há 35 anos, ele ministra disciplinas sobre pastagens  na Faculdade de Agronomia da UFRGS. Neste curso, a Fundação Gaia oferece um desconto especial de 20% para estudantes de ensino fundamental, médio e graduação; professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio; e professores de instituições particulares associados ao SINPRO-RS. Inscreva-se o quanto antes. Maiores informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/27_28_setembro_2014.html  .

 

Dia da Criança no Rincão Gaia  Terça-feira, dia 30 de setembro, encerram as inscrições para o Dia da Criança no Rincão Gaia. Em 2014, infância gaúcha é o enfoque principal que integra cultura local, diversão e ecologia. O evento acontece em 11 e 12 de outubro e está aberto a crianças e seus acompanhantes para desfrutarem momentos encantadores junto à natureza embalados pela sonoridade das gaitas tocadas por gauchinhos  no Rincão Gaia, sede Fundação, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Informações completas em  http://www.fgaia.org.br/cursos/11_12_outubro_2014.html .

 

Palestra extra sobre legislação ambiental e a atuação dos políticos –  Na quarta-feira, 1º de outubro, a Fundação Gaia promove a palestra “Retrocessos na Legislação Ambiental" com Ana Valls, que exemplifica situações recentes que ocorreram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil nas quais a legislação que favorecia o meio ambiente e a saúde pública foi fragilizada.  O evento inicia às 20h e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80. Entrada franca.

 

Viveiro oferece espécies nativas  As mudas produzidas pelo Viveiro do Jardim Botânico de Porto Alegre estão sendo comercializadas com até 50% de desconto. O local possui um estoque formado por mais de cem espécies nativas do Estado. Maiores informações pelo telefone 3320-2008 e no link ehttp://www.jb.fzb.rs.gov.br/lista/620/Venda_de_Mudas que traz a lista completa das espécies oferecidas.

 

Lançamento de cartilha sobre frutíferas da capital  Nesta  quarta-feira, 24 de setembro, acontece o lançamento da Cartilha das Frutas Nativas de Porto Alegre, às 17 horas, no Auditório da Biblioteca da SMAM (Av. Carlos Gomes, 2120, Porto Alegre. A publicação resulta do Projeto Pró-Frutas Nativas de Porto Alegre, realizado pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), com apoio do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre  (FUNPROAMB). Existem mais de 50 espécies da flora nativa local que podem ser consumidas como alimentos, mas de pouquíssimas dessas plantas são conhecidas ou utilizadas pela população. O  Projeto Pró-Frutas Nativas de Porto Alegre visa à divulgação e à promoção da conservação da biodiversidade dos ambientes naturais e rurais da cidade. Além da distribuição da publicação, será divulgado o site do projeto, com diversos materiais elaborados para difusão dos conhecimentos sobre essas plantas, como um guia virtual, um mapa interativo com a localização de algumas árvores matrizes no município e vídeos educativos. Para participar, confirme presença enviando e-mail para frutaspoa@inga.org.br .

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial