Mostra Professor José Lutzenberger  Organizada pelo Gaia Village, acontece nesta sexta-feira, em Garopaba, a 13ª edição da mostra: “Professor José Lutzenberger: escola amiga do meio ambiente”. O projeto Gaia Jovem, coordenado por Lucimara Corvello e Ana Adalma Kuczynski Rocha e desenvolvido no Rincão Gaia, também estará presente, representado por um grupo de 22 alunos e professores de escolas municipais de Pantano Grande.

 

Oficina de Mergulho As águas límpidas do Lago das Estrelas são o palco para os interessados em participar da Oficina de Mergulho. “O lugar é fantástico. Podemos avistar a diversidade da fauna subaquática com peixes, tartarugas e outros bichos, a vegetação e o relevo peculiar da antiga pedreira também são muito interessantes”, comenta Carlos Dill que coordena a atividade. A oficina, que também propicia a utilização de cilindro e outros equipamentos, acontece nos dias 06 e 07 de dezembro no Rincão Gaia. Inscrições até 28 de novembro. Informações completas sobre a programação, novidades do evento e como inscrever-se estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/06_07_dezembro_2014.html  .

 

Palestra sobre mudanças climáticas -  Na terça-feira, 09 de dezembro, a Fundação promove a palestra: “"Mudanças climáticas: conexões entre a Antártica e o Brasil" com o geógrafo Francisco Aquino.  O evento inicia às 20h e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80. Entrada franca.

 

Reveillon no Rincão Passar a entrada do ano em um local onde a natureza impera, longe do barulho e da queima de fogos é a oportunidade oferecida pela Fundação Gaia para o próximo reveillon. A proposta de lazer, que integra o ser humano com Gaia e com ele mesmo, desenvolve-se entre 31 de dezembro e 04 de janeiro, no Rincão Gaia. Inscrições até 19 de dezembro. Informações completas sobre a programação e sobre como inscrever-se estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/31_dezembro_14_a_04_janeiro_15%20-%20C%C3%B3pia.html

 

Colônia de Férias de Verão Nos dias 17 a 25 de janeiro, acontece a Colônia de Férias de Verão no Rincão Gaia. A atividade está aberta para crianças e adolescentes entre 07 e 13 anos acompanhadas por um adulto responsável por eles. Já na terceira edição, as atividades deste evento encantam participantes de todas as idades. O investimento e a programação estarão disponíveis em breve.

 

Campanha contra nova lei que permite depósitos de venenos junto a residências e escolas A Fundação Gaia convida a seus amigos e colaboradores a assinarem a petição do link que segue e  também a comparecerem na terça-feira, às 9h, na Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, da Assembleia Legislativa Gaúcha, para manifestar o repúdio ao projeto de lei, PL, 154/2014. Esta proposta fragiliza o armazenamento de venenos e agrotóxicos, nos mesmos moldes do PL20/2012 que foi derrubado no ano passado graças a intensa manifestação da sociedade. Vá para a Assembleia e assine:  https://secure.avaaz.org/po/petition/Deputados_da_CCJ_da_Assembleia_Legislativa_do_Estado_do_Rio_Grande_do_Sul_Rejeitem_o_PL_1542014_e_impecam_que_outro_seme/?cXXUdbb

 

Evento sobre Plantas Alimentícias não Convencionais, PANCs Os envolvidos com as Plantas Alimentícias da Agrobiodiversidade estão convidados para um Seminário Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), a ser realizado no dia 25 de novembro de 2014, entre às 8h30min e às 17h, no Anfiteatro da Botânica, Prédio 43432, do Bloco IV, Campus do Vale, UFRGS. O objetivo básico é saber quem trabalha com temas como conhecimento nutricional no uso de
PANCs (e quais plantas); ecologia, manejo, cultivo, comercialização, divulgação, resgate étnico, preparo, receitas, entre outros. “Justamente, como o título já diz, queremos saber o que estamos fazendo e aonde queremos chegar, sempre pensando no que cada um faz e como podemos ter mais colaboração no tema do que se costuma chamar de PANCs, para a possível realização num seminário maior no ano de 2015” explica Paulo Brack, que coordena o evento que tem entrada franca.

 

Seminário de Agroecologia Em 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, o XIII Seminário Internacional e o XIV Seminário Estadual sobre Agroecologia tem como temática central: "Vivendo os princípios Agroecológicos". O evento acontece de 26 a 28 de novembro no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa Gaúcha. Inscrições gratuitas e maiores informações em http://www.emater.tche.br/site/seminario-agroecologia/ .

 

Desenho de paisagem no Jardim Botânico No sábado, dia 29 de novembro, o artista e colaborador da Fundação Gaia, Jorge Herrmann realiza o curso Desenho de Paisagem no Jardim Botânico, das 9 às 13h. As inscrições estão abertas a todos os interessados, com experiência prévia em desenho ou não, e podem ser feitas pelo e-mail arte@jorgeherrmann.com. O investimento é de R$ 70,00 e os alunos devem levar prancheta, lápis HB e 6B, estilete, caneta preta e folhas de ofício.

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial