Oficina de Observação de Aves Uma proposta desta sexta edição da Oficina de Observação de Aves, uma parceria da Equipe de Ornitologia do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS com a Fundação Gaia, é a provável observação noturna. Observar aves como corujas encanta e surpreende ainda mais os participantes do curso que devem trazer suas lanternas e calçados fechados para andar à noite. As atividades são coordenadas por  Eduardo Chiarani, membro do grupo de ornitólogos coordenado pela professora Carla Suertegaray Fontana e acontecem em 25 e 26 de abril. Inscrições até 22 de abril. Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/25_26_abril_2015.html

 

Jardinagem no feriado de 1º de maio no Rincão Gaia e oficina de compostagem na capital O monitor da Fundação Gaia, Alexandre de Freitas coordena atividades de compostagem e jardinagem em Porto Alegre e no Rincão Gaia. No Rincão Gaia, Alexandre é o monitor do Feriado de Outono com destaque para práticas de jardinagem, que se realiza de 1º a 03 de maio, recebendo inscrições até a sexta-feira, dia 24 de abril. Detalhes completos da programação em http://www.fgaia.org.br/cursos/01_03_maio_2015.html. Na capital, um minicurso sobre o tema aborda aspectos fundamentais das técnicas de compostagem e vermicompostagem, biologia das minhocas, ecologia do solo e princípios básicos de adubação. A próxima edição será em maio, data a confirmar, no sábado, das 14 às 20h. Informações pelo e-mail  alexandrerdf@icloud.com  ou telefone: 51 3312 1620.

 

Descubra as plantas e bichos do Rincão Uma atividade de sensibilização ambiental, enfatizando a Biodiversidade e a relação dos seres vivos entre si e o ambiente é a proposta da oficina coordenada pelo professor Andreas Köhler e acontece nos dias 16 e 17 de maio. Os interessados também podem participar da programação somente no sábado. Outro diferencial é desconto especial para inscrições em família e para associados ao Sinpro-RS.| Inscrições até 08 de maio e detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/16_17_maio_2015.html .

 

Palestra sobre o estado das massas de gelo da Terra No dia 19 de maio, às 20h acontece a palestra “Entre mitos e a realidade: qual a resposta do gelo da Terra às mudanças do clima”, com Jefferson Cardia Simões. A atividade integra o Ciclo Ecologia na Cultura, tem entrada franca e ocorre Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Paisagismo na UniRitter  -  A Fundação Gaia entregou em março o projeto paisagístico inspirado em jardins florestais, de Paulo Backes,  para o Prédio 1 da UniRitter, campus Fapa em Porto Alegre. Ocupando espaços abertos no interior do prédio, com luminosidade indireta típica do interior de mata, os jardins conjugam espécies arbóreas regionais já previamente existentes no local com diversas espécies de sub-bosque garimpadas em floriculturas da região. Um painel ilustrado com texto de Paulo Backes e Lara Lutzenberger estimula os universitários a conhecer as florestas do RS, sua relação com a Amazônia e a refletir sobre o potencial individual de contribuir por sua preservação.

 

Guia de Cactáceas do RS  - A Fundação Gaia assinou contrato com a empresa Eólicas do Sul para elaboração de um Guia de Cactáceas a partir de levantamentos de campo realizados pelos botânicos João Larocca e Diober Lucas, abrangendo as áreas dos empreendimentos eólicos implantados em Chuí, Sta Vitória dos Palmar e Sant'Ana do Livramento. A iniciativa se enquadra como medida compensatória e inclui ampla distribuição do respectivo guia a ser concluído até o final do ano. 

Projeto pedagógico com crianças da Escola Pato  - Em novo dia de campo no projeto pedagógico para estimular o vínculo com a natureza e compreensão de sua complexa e vital dinâmica, crianças de cinco a seis anos da escola Pato visitaram o canteiro mantido por ela em conjunto com a Fundação Gaia, no Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre, dia 17 de março. As crianças colheram milho de pipoca colorido por elas plantado em novembro, observaram a evolução das demais plantas aromáticas, ornamentais, medicinais e espontâneas, bem como acrescentaram novas mudas diversas ao canteiro. Em sala de aula, prosseguiram a atividade debulhando o milho e deliciando-se com a pipoca.


Gaia Jovem amplia número de alunos – A CMPC, patrocinadora do Programa Gaia Jovem que desenvolve saberes para a internalização da cultura pela sustentabilidade planetária, a partir de vivências práticas no Rincão Gaia, aprovou em 2015 a ampliação do número de jovens contemplados nos municípios de Pantano Grande e de Encruzilhada do Sul/RS, para 45 e 21 estudantes, respectivamente. O Gaia Jovem é realizado desde 2008 com Pantano Grande, e em 2014 passou a incluir o município de Encruzilhada do Sul, num total de 45 alunos.  A ampliação para 66 dá um novo impulso à iniciativa, que também conta com a perspectiva de atender jovens de Rio Pardo a partir do segundo semestre deste ano.

 

Plásticos sem ftalatos e bisfenóis  A Fundação Gaia recomenda às pessoas que se alimentam de leite embalado em plásticos que optem pelas garrafas feitas com polietileno de alta densidade e polipropileno, indicadas pelos números 02 e 05. Estas são livres de ftalatos e bisfenóis, compostos químicos utilizados para dar maleabilidade aos plásticos que aos poucos são liberados aos alimentos neles contidos, provocando danos à saúde.

 

Agradecimento emocionante Partilhamos em nossa página no Facebook um vídeo emocionante do Instituto Jane Goodall que mostra o momento onde um chipanzé reabilitado volta à floresta, demonstrando gratidão aos seus cuidadores. Para quem ainda não viu e tem interesse no assunto, as imagens expandidas e comentadas por Jane podem ser vistas no link  https://www.youtube.com/watch?v=SGAiAwqdDgg

 

Fotos: Alejandro Chavannes. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

Página Inicial