Crianças e familiares no Rincão Gaia – Adolescentes e adultos deliciaram-se com a programação do final de semana de 12 e 13 de outubro no Rincão Gaia. No “Dia da Criança no Rincão Gaia” os participantes conheceram os caminhos de Lutz nas trilhas do sítio de 30 hectares, participaram da oficina de brinquedos tradicionais com material reciclado, passearam de charrate e fizeram pizzas. Confirma as imagens deste evento, que irá repetir-se em 2014, no facebook da Fundação Gaia https://www.facebook.com/fundacaogaia.legadolutzenberger/media_set?set=a.479291095501995.1073741829.100002633254883&type=1.

 

Alimentação e saúde: curso com Ivone Renck A médica Ivone Renck retorna ao Rincão Gaia para a segunda edição do curso “Alimentação e Saúde”, nos dias 26 e 27 de outubro. Nos dois dias, além de conhecer as obras de Lutz no Rincão, os participantes recebem aulas teóricas e práticas, com dicas culinárias e receitas que contribuem para a vitalidade  e a saúde dos participantes. Inscrições até 22 de outubro e informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/26_27_outubro_2013.html .

 

Mauro Fuke no Rincão Gaia O artista plástico Mauro
Fuke retorna ao Rincão para ministrar a quinta edição da Oficina de Marcenaria Rústica, onde os participantes produzem peças decorativas e utilitárias a partir do material coletado nas trilhas locais. Além do convívio e do aprendizado, os participantes levam para casa as peças que criaram durante o final de semana. A oficina acontece nos dias 09 e 10 de novembro e recebe inscrições até o dia 1º de novembro. Maiores informações em
http://www.fgaia.org.br/cursos/09_10_novembro_2013.html .

 

Percepção da Paisagem pelo Desenho – O artista Jorge Herrmann estará no Rincão Gaia, nos dias 09 e 10 de novembro, para ministrar a oficina “Percepção da Paisagem por meio do Desenho”. Herrmann foi um dos ilustradores do Atlas Ambiental de Porto Alegre e seu trabalho “Confluências”, desenhos sobre o Parque da Redenção, teve exposição recente no Museu da UFRGS. Os interessados em aguçar sua percepção ambiental e desenhar a paisagem encantadora do Rincão Gaia podem inscrever-se até 1º de novembro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/09_10_novembro_2013-1.html    .

 

Feriado de primavera no Rincão Gaia Uma ótima oportunidade de convívio com a natureza em meados da primavera é passar o feriado da República no Rincão Gaia. Além das revitalizantes trilhas e atividades junto ao Lago das Estrelas, Alexandre de Freitas coordena oficinas de pizzas, pães e tortas salgadas assadas no tradicional forno à lenha. As atividades iniciam na sexta-feira, 15 de novembro e estendem-se ao domingo. O evento recebe inscrições até o dia 08 de novembro. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/15_17_novembro_2013.html .

 

Oficina de papel com palha de arroz Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, Celina Cabrales coordena no Rincão Gaia a Oficina “Papel feito com a palha do arroz”. Além do processo de produzir o papel a partir de um material que seria descartado, os participantes aplicam o material na produção de produtos desde o bloco de notas até o livro do artista. Todos os inscritos recebem o livro  O papel de arroz entre nós, com 130 páginas em quatro cores.  As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 22 de novembro. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/30_novembro_01_dezembro_2013.html .

 

Prática de compostagem no Rincão Aprender sobre como transformar resíduos em solo fértil é a proposta da oficina “Compostagem para apartamentos, quintais e sítios”, coordenada por Alexandre de Freitas. A atividade inclui conhecimentos teóricos e atividades práticas com vários matérias disponíveis no Rincão Gaia. Inscrições até 22 de novembro. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/30_novembro_1_dezembro_2013.html  .

 

Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal A professora Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, retorna ao Rincão Gaia nos dias 07 e 08 de dezembro para ministrar o curso “Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal”. Além das aulas teóricas e do reconhecimento de espécies, os participantes levam para casa o herbário elaborado por eles e desfrutam da roda de chás e partilha de receitas. O investimento pode ser parcelado em até três vezes. A inscrição, que garante a vaga, deve ser feita até o dia 29 de novembro pelo telefone 9725 3685 e e-mail reservas@fgaia.org.br. Detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_dezembro_2013-2.html .

 

Oficina de Mergulho no Lago das Estrelas Desvendar o mundo submerso no maior lago do Rincão Gaia é um convite da segunda edição da Oficina de Mergulho coordenada por Carlos Dill que acontece nos dias 07 e 08 de dezembro. A atividade inclui conhecimentos teóricos, equipamentos para mergulho com cilindro e até uma foto do participante imerso no mundo das águas límpidas. Inscrições até 29 de novembro. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_dezembro_2013.html .

 

Semana Mundial da Alimentação – Para destacar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje, está acontecendo a Semana Mundial da Alimentação. Entre os eventos previstos em Porto Alegre, a Fundação Gaia destaca o Seminário: agrotóxicos e transgênicos, dia 19 de outubro, sábado, das 14 às 18h, com a participação de Ingrid de Barros, que ministra curso no Rincão Gaia no início de dezembro. Detalhes da programação em  http://semanadaalimentacao2013.wordpress.com/

 

Contra sementes transgênicas teminator – Várias entidades ambientalistas parceiras da Fundação Gaia organizaram a petição contra as sementes transgênicas terminator. Estas são contempladas no Projeto de Lei (PL) n° 268/2007 de autoria do Deputado Eduardo Sciarra - PSD/PR. Saiba mais e assine a petição no link https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/diga-n%C3%A3o-aos-exterminadores-de-sementes-contra-o-projeto-de-lei-268-2007-no-brasil?alert_id=vzFCHNJKxy_RcSfuVHNQX&utm_campaign=37537&utm_medium=email&utm_source=action_alert

 

Relato da Audiência Pública sobre a orla Nesta segunda-feira, 14 de outubro, ocorreu uma audiência sobre o projeto para a Orla do Guaíba elaborado sem licitação por Jaime Lerner. O esboço da proposta, o projeto em si não foi apresentado, desconsidera o Guaíba como um lago/estuário que recebe a drenagem dos rios de aproximadamente um terço do território do RS. Confira a cobertura da reunião em http://www.sul21.com.br/jornal/cidades-2/em-clima-de-tensao-e-criticas-audiencia-debate-revitalizacao-da-orla-do-guaiba-em-porto-alegre/

Fotos: Lara Lutzenberger. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial