Crianças visitam canteiro que homenageia Lutzenberger
– Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, crianças da Escola Infantil Pato estiveram no Parque Marinha do Brasil para visitar o canteiro por elas plantado em setembro. Composto por dois vegetais típicos da culinária brasileira, arroz e feijão, os cultivos apresentaram resistência variada aos habitantes do parque. Enquanto a gramínea está verde e farta na área irrigada, restam poucas mudas da leguminosa que sofreu vários ataques de formigas, aves e abelhas. Ao acompanhar o crescimento dos vegetais, em uma aula prática de ecologia, as crianças descobriram que uma abelha solitária utiliza as folhas felpudas dos feijões para fazer casulos destinados a receber sua prole. Além do canteiro, os alunos visitaram a Lixoteca, onde o jardineiro e artesão Carlos Aguiar constrói brinquedos a partir de material descartado no parque.

 

Campanha para recuperar o piso da Casa Comunal Comemorando o sucesso das duas campanhas realizadas em 2012, a Pista de Arvorismo e a troca de cobertura do Circo, a Fundação Gaia lança uma nova proposta. Desta vez, o objetivo é recuperar o piso da Casa Comunal, principal edificação do Rincão Gaia que acolhe seus visitantes para pernoites, refeições e cursos diversos. A grande novidade da campanha é o agradecimento em brindes e gratificações para os amigos e colaboradores da Fundação que se juntarem a esta causa. Saiba os detalhes completos em: http://www.fgaia.org.br/noticias.html .

 

Reveillon junto à natureza Ainda há vagas disponíveis para quem desejar passar a entrada do ano em um local onde a natureza impera, longe do barulho e da queima de fogos. A proposta de lazer, que integra o ser humano com Gaia e com ele mesmo, desenvolve-se entre 29 de dezembro e primeiro de janeiro, no Rincão Gaia, localizado a 120 km de Porto Alegre junto ao município de Pantano Grande. As inscrições podem ser feitas até 21 de dezembro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/29_dezembro12_1_janeiro13.html .

 

Colônia de Férias de Verão no Rincão Gaia Uma grande novidade da Fundação Gaia em 2013 é a Colônia de Férias no Rincão para jovens de 08 a 12 anos acompanhados por um adulto. A atividade inicia no dia 06 de janeiro, domingo, e estende-se ao sábado seguinte, dia 12. Entre as várias atrações que integram a proposta estão: reconhecimento de ervas, oficina de papel reciclado e origamis, passeio de charrete, yoga, passeio de balsa no Lago das Estrelas e a oportunidade de banhar-se nas suas águas cristalinas, arvorismo e rapel. A programação completa e o investimento está no link: http://www.fgaia.org.br/cursos/06_12_janeiro_2013.html .

 

Homenagem à Ana Maria Primavesi No dia 20 de dezembro será outorgada a Medalha Negrinho do Pastoreio à Ana Maria Primavesi. A homenagem do Governo do Rio Grande do Sul atende a proposta de entidades agroecológicas e ecologistas, entre elas a Fundação Gaia. Austríaca, naturalizada brasileira por viver aqui desde 1949, Ana é Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Rural de Viena, com doutorado pela mesma universidade em Nutrição Vegetal e Produtividade do Solo. Foi professora-adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, diretora do Laboratório de Química do Solo e fundadora do Laboratório de Biologia do Solo. Inovou profundamente na ciência do solo, assumindo uma perspectiva ecológica e superando a visão reducionista predominante da Revolução Verde, que concebia a fertilidade dos solos baseado nos insumos químicos pelo uso intensivo de adubos minerais solúveis, como nitrogênio, fósforo e potássio, e na mecanização agrícola com a prática do revolvimento do solo. Ana Primavesi afirmou que a aração dos solos na região dos trópicos era um grande equívoco, e que os adubos e agrotóxicos levam ao empobrecimento dos solos, que por sua vez, abrem para desequilíbrios e doenças e pragas e mais agrotóxicos. A pesquisadora e Lutzenberger partilhavam da mesma teoria de que plantas equilibradas nutricionalmente, solos ricos em matéria orgânica e biologicamente vivos, dão as condições para uma agricultura produtiva sustentável ao longo do tempo.

 

Oficinas de águas frutadas, guirlandas e árvores comestíveis – No próximo sábado, dia 15 de dezembro, a partir das 9h30min a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, realiza ocifinas de alimentos para as festas de final de ano. As nutricionistas Herta Karp Wiener e Melissa Suarez ensinam a fazer águas frutadas, guirlandas comestíveis e árvores de frutas. Para quem desejar degustar a bebida é impressindível trazer sua caneca.  A FAE acontece no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, aos sábados das 7 às 13h. Maiores detalhes do evento em http://www.facebook.com/events/418814244854803/

 

Passeio Ciclístico da Emater – Neste domingo, dia 16 de dezembro, às 10 inicia o 1º Passeio Ciclístico da Emater. Os interessados podem inscriver-se na sede da entidade, rua Botafogo, 1051, a partir das 8h45min. Ao doar dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal, o inscrito ganha uma camiseta e concorre a uma bicicleta.

 

Em prol do Fórum Mundial da Bicicleta – Um leilão de artes e afins acontece neste domingo, 16 de dezembro às 17h na Cidade da Bicicleta, rua Marcílio Dias, 1091, Bairro Menino Deus em Porto Alegre. Todo o valor arrecadado com as vendas será revertido para cobrir custos de realização do 2º Fórum Mundial da Bicicleta que acontece em fevereiro na capital gaúcha. Informações sobre o evento internacional estão em uma reportagem do dia 06 de dezembro, postada no blog da conselheira da Fundação Gaia Ana Karina Belegant Lucena http://www.guriadrenalina.blogspot.com.br/

 

Lançamento de livro sobre paisagismo – O colaborador da Fundação Gaia Marco Antônio Backes estará em Porto Alegre no dia 18 de dezembro para lançar o livro “Paisagismo para Celebrar a Vida”. O evento acontece às 18h na “La Tasca”, rua Duque de Caxias, 678. Maiores detalhes do evento em http://www.facebook.com/tonimarcoantonio.backes#!/events/181491545328034/

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial