Palestra Ecologia na Cultura – 14 de junho

Estado das massas de gelo no planeta: causas e consequências

 

O glaciólogo Jefferson Simões é o convidado para a terceira palestra do Ciclo Ecologia na Cultura 2011 promovido pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Simões discorre sobre o Estado das massas de gelo na Terra: causas e consequências. A palestra faz parte da temática Respostas de Gaia e acontece no dia 14 de junho de 2011, terça feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

O que de fato está acontecendo com a camada de gelo que ainda cobre dez por cento da superfície da Terra e quais são os cenários previstos para os próximos 100 anos? A cidade de Porto Alegre, situada a sete metros do nível do mar, poderá ser invadida pelas águas?  Além de esclarecer tais dúvidas, a palestra vai aprofundar a reflexão e apresentar dados sobre as respostas do manto de gelo do planeta diante das mudanças climáticas previstas e, algumas, já comprovadas nas últimas décadas.

 

“Existe a necessidade de informar às pessoas que ora exageram ora negam os processos mundiais que estão acontecendo. Precisamos diferenciar meros mitos amplamente difundidos dos cenários sérios que esclarecem quais são as respostas do planeta diante das mudanças climáticas” argumenta o palestrante.

 

Jefferson Simões: professor do Instituto de Geociências da UFRGS é o primeiro glaciólogo brasileiro. Geólogo pela UFRGS, Ph.D. em Glaciologia pelo Scott Polar Research Institute (SPRI), University of Cambridge (Inglaterra) e pós-doutor pelo Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de l'Environnement (LGGE) du Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS (França) e pelo Climate Change Institute, University of Maine, EUA. Introduziu no Brasil a ciência glaciológica e a Geografia das Regiões Polares, lecionando nos programas de pós-graduação em Geociências e Geografia da UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Criou o Centro Polar e Climático da UFRGS, a instituição brasileira dedicada aos estudos da neve e do gelo. O Prof. Coordena projetos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e foi coordenador-geral de rede de pesquisas (Antártica, as Mudanças Globais e o Brasil) no período 2002-2006. Participou de 19 expedições polares, destacando a liderança em missões internacionais e uma travessia chileno-brasileira no verão de 2004/2005 (quando atingiu o Pólo Sul Geográfico) no manto de gelo antártico. No verão de 2008/2009 liderou a primeira expedição científica nacional ao interior do continente antártico. Simões coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos e faz parte dos comitês gestores do programa International Trans-Antarctic Scientific Expedition (ITASE) e da iniciativa International Partnerships in Ice Core Sciences (IPICS). É membro do Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (CONAPA) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), representando-o no Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR) do Conselho Internacional para Ciências (ICSU) como delegado alterno brasileiro. É representante brasileiro na International Association of Cryospheric Sciences (IACS/IUGG/ICSU) e membro da International Glaciological Society (IGS). Participa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) como revisor de capítulos sobre a criosfera e a paleoclimatologia Atualmente, é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera e em 2010 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

 

Serviço

 

Palestra: Estado das massas de gelo na Terra: causas e consequências

Palestrante: Jefferson Simões

Data: 14 de junho de 2011, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada franca

 

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial