Alerta sobre a energia nuclear

 

Na década de 1970, muito antes dos acidentes em Three Mile Island, Estados Unidos, Chernobyl, Goiânia e recentemente no Japão, José Lutzenberger já alertava veementemente sobre o uso da energia nuclear, ressaltando seus incríveis custos ambientais. Segundo ele, tais usinas da energia dita limpa, produzem os mais temíveis e indestrutíveis poluentes para os quais o organismo humano não possui sequer órgãos dos sentidos, sendo incapaz de detectar este perigo quando a ele exposto.

                                  

Lutzenberger recomenda evitar os chamados “erros irreversíveis” e justifica: “O leigo imagina muitas vezes que certamente serão encontradas técnicas ainda não suspeitadas para resolver os problemas da radiatividade. Mas a ciência não só nos abre novos horizontes, ela também nos diz de impossibilidades fundamentais. Quando mexemos com o átomo, mexemos com mecanismos básicos da estrutura do Universo. Podemos produzir plutônio, podemos até consumi-lo no reator, mas jamais conseguiremos recuperar o plutônio disperso no ambiente, da mesma forma que jamais conseguiremos eliminar a radiação dos elementos radioativos ou alterar sua meia vida.”

 

Acreditando que a informação qualificada possa produzir uma consciência e atitudes capazes de inibir a proliferação desta tecnologia tão prejudicial e destrutiva, a Fundação Gaia disponibiliza aqui as idéias de seu fundador a respeito deste tema. Uma síntese dos textos Os Perigos da Poluição Nuclear, Os Custos Ambientais do Uso ‘Pacífico’ da Energia Nuclear e Aprendiz de Feiticeiro apresenta esse assunto com profundidade e pode ser lida no link  www.fgaia.org.br/texts/ENERGIANUCLEAR%20.pdf, a adaptação dos originais foi feita por Lilly Lutzenberger, em abril de 2011.

 

Página Inicial