Eventos no Rincão Gaia em 2013 – Encontra-se disponível no saite da Fundação Gaia, a relação de cursos e eventos programados para o Rincão em 2013. Entre os eventos já confirmados nesse ano está Colônia de Férias de Verão (confira alguns momentos nas fotos acima) e o Carnaval que inicia neste sábado. As atrações de março são a Oficina de Observação de Aves e a Páscoa. Confira o link, para reservar as datas na sua agenda, em http://www.fgaia.org.br/cursos/16_17_marco_2013.html


Oficina de Observação de Aves – Nos dias 16 e 17 de março, acontece a terceira edição da Oficina de Observação de Aves no Rincão Gaia, coordenada pela ornitóloga Carla Fontana, responsável pelas aves e mamíferos no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. As inscrições devem ser feitas até 08 de março e os detalhes completos estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/16_17_marco_2013.html .

Páscoa no Rincão Gaia – Uma ótima oportunidade de convívio com a natureza no início do outono é passar o feriado de Páscoa no Rincão Gaia. As atividades iniciam na sexta-feira, 29 de março e estendem-se ao domingo. O evento recebe inscrições até o dia 22 de março. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/29_31_marco_2013.html .

Música no Jardim Lutz – O projeto Música no Jardim Lutzenberger, na Casa de Cultura Mário Quintana,folga nesta Quarta-feira de Cinzas e retorna no dia 20 de fevereiro, com o Grupo Panapaná que homenageia Clara Nunes. No dia 27, no mesmo local, Valdir Verona mostra músicas seu novo CD: “Na estrada”. As apresentações têm entrada franca e iniciam às 18h30min no terraço do quinto andar do centro cultural.


Pelas árvores de Porto Alegre – Nos últimos dias, protestos marcaram a capital gaúcha que perde suas árvores em prol das obras da copa e outras intervenções municipais. O Conselheiro da Fundação Gaia, Augusto Carneiro, esteve presente na manifestação da última quinta-feira e alerta a todos sobre “as barbaridades que esta prefeitura tem feito contra a arborização da cidade”. No dia 14 de fevereiro, a Comissão de Sáude e Meio Ambiente da Câmara Municipal fará uma reunião aberta para discutir o assunto. Os interessados podem comparecer às 9h30min na sala 301 do Legislativo Municipal.

Manifesto em prol do controle de agrotóxicos – A Fundação Gaia e outras entidades apoiam e participam do manifesto da Feira dos Agricultores Ecologistas em prol da Lei Gaúcha que dispõe sobre o controle de agrotóxicos a qual fez trinta anos no dia 22 de dezembro. As assinaturas são recolhidas nos sábados de manhã, no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, na Banca do Meio. Até agora, Adão Villaverde foi o único deputado estadual presente na feira para assinar o manifesto. Para defender a lei, Villa fez o primeiro registrono protocolo legislativo de 2013: um requerimento para realizar um Grande Expediente Especial lembrando os 30 anos da Lei 7742/82 e o início da quarta década da sua vigência. A data protocolada é dia 19 de março, uma terça-feira, quando o deputado terá 30 minutos no início da sessão plenária para abordar o tema.


II Fórum Mundial da Bicicleta – Pedalar para Transformar é o tema do Fórum Mundial da Bicicleta, que será sediado em Porto Alegre entre os dias 21 e 24 de fevereiro. O evento trará debates sobre mobilidade urbana sustentável, integração comunitária e bem-estar pessoal, com painéis formados por convidados nacionais e internacionais. O Fórum está usando o método do crowdfunding para obter financiamento. De acordo com o perfil do evento no site Catarse, o projeto precisa reunir R$ 12 mil para custear as despesas de infraestrutura e passagens de convidados internacionais. A primeira edição do Fórum, em 2012, contou com 7 mil participantes e conseguiu se financiar através do mesmo sistema de crowdfunding. O projeto já tem 88 apoiadores e receberá doações até o dia 22 de fevereiro. Interessados em fazer doações devem acessar o perfil do Fórum no site Catarse.

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br


Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial