Parques ecológicos e a vida de Lutz pautam palestra

 

Em maio, o Ecologia na Cultura recebe dois ecologistas que tiverem um estreito convívio com Lutzeberger: Augusto Carneiro, seu parceiro na criação da AGAPAN e em tantos outros momentos, e Lilian Dreyer, escritora de sua biografia. A temática da noite é “Em defesa de Gaia: a vida de Lutz e os parques ecológicos". O encontro acontece no dia 08 de maio de 2012, terça-feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca

 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida para todos para esta terceira palestra do Ciclo Ecologia na Cultura, que em 2012 trata das Tecnologias Brandas nos caminhos de Lutzenberger. Ela integra as várias atividades de Maio Mês Lutzenberger, pois no dia 14 completa-se uma década de sua ausência. Neste ano, os encontros mensais no auditório da Cultura trazem pessoas que conviveram com o ambientalista e as ideias defendidas por ele em prol da relação harmônica com os sistemas naturais.

 

 

Resumo

 

Augusto Carneiro irá discorrer sobre a importância da preservação e o estado atual dos parques, relatando ações concretas feitas por ele e Lutzenberger na criação de Itapuã, do Parque de Torres e outros locais. Lilian Dreyer enfatizará o que são as tecnologias brandas defendidas por José Lutzenberger, exemplificando a aplicação das mesmas durante a vida do ecologista.

 

Palestrantes

 

Augusto César Cunha Carneiro é advogado e ambientalista, nos anos anteriores à faculdade teve intensa militância política integrando o Partido Comunista do Brasil. Em 1963 conheceu o primeiro ecologista do Brasil: Henrique Luís Roessler. Em 1970 encontrou-se com Lutzenberger e juntos deram início à fundação da AGAPAN. Atualmente faz parte do Conselho da Fundação Gaia. Até hoje continua sua militância, levando seus livros e ideias à Feira dos Agricultores Ecologistas, que acontece há 23 anos, na primeira quadra  da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

 

Lilian Dreyer, jornalista e escritora, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando em diferentes mídias e em organizações ligadas a cooperativismo e ambientalismo. Atualmente dirige a Vidicom, pequena empresa voltada a educação e desenvolvimento cultural. Editou periódicos de cooperativas e da ong Adfg-Amigos da Terra Brasil. Assinou a edição de dois livros do ecólogo José Lutzenberger (Do Jardim ao Poder e Gaia - o Planeta Vivo, ambos pela L&PM Editores). Em 1983 foi Prêmio Revelação do Ano em Crônica e premiada em etapa mensal na categoria Literatura Infantil, no prestigiado Concurso Habitasul. É autora dos livros de ficção Uma História Animal (Ed. Mercado Aberto, 2000) e O Aniversário do Sr. Muxfeld (Fumproarte/WS Editor, 2004). Em agosto de 2000 iniciou com José Lutzenberger a elaboração do livro de memórias do ecologista e, com o falecimento dele antes da conclusão, deu seguimento ao trabalho de pesquisa e entrevistas, que resultou na biografia Sinfonia Inacabada (Vidicom Edições/Minc, 2004). Autora/coordenadora do livro de ensaios O Quinto Poder (L&PM, 2007). Em outubro de 2006, foi patronesse da Feira do Livro do município de Picada Café (RS), atuando em festival cultural que reuniu centenas de alunos da rede pública e privada de ensino, culminando com a inauguração da Bilioteca Municipal José Lutzenberger, no Parque de Preservação Ecológica do município. Foi organizadora de textos escritos por Lutzenberger enquanto Secretário Nacional de Meio Ambiente, no início da década de 1990, trabalho que resultou no livro “Garimpo ou Gestão” lançado em 2009.

 

Programação de Maio Mês Lutzenberger

04 e 05 de maio – Curso no Rincão Gaia: Plantio e Manejo Orgânico do Solo, com Alexandre de Freitas. Presença dos paisagistas Toni e Paulo Backes.

08 de maio – Palestra com Augusto Carneiro e Lilian Dreyer: Em defesa de Gaia – Lutz e os Parques Ecológicos, na Livraria Cultura às 19h30min, no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Entrada Franca.

11 e 12 de maio – Encontro de jovens no Rincão Gaia, os quais participam de projetos da Fundação Gaia em Garopaba, Santa Catarina,  e em Pantano Grande.

12 de maio – Banca da Fundação Gaia na Feira dos Agricultores Ecologistas promovendo o livro Garimpo ou Gestão, obra póstuma de José Lutzenberger escrita quando este era Secretário Nacional de Meio Ambiente. Das 8 às 13h, na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

14 de maio – Exibição do Documentário: Lutzenberger: For Ever Gaia,  na Câmara Municipal em Pantano Grande, às 10h30min, 15h30min e 19h. Entrada franca.

14 de maio – Exibição do Documentário: Lutzenberger: For Ever Gaia, na Casa de Cultura Mário Quintana, às 17h na Sala Eduardo Hirtz, com comentários dos participantes do filme após a sessão. Entrada franca.

15 de maio – Visita Guiada ao Jardim Lutzenberger com o biólogo Edgar Salla, 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana, às 17h e 18h30min. Entrada franca.

16 de maio – Música no Jardim Edição Especial, com Fernando Fleck e Rodrigo Carraro, duo de violão e flauta, às 18h30min no Jardim Lutzenberger, 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana. Entrada franca.

19 e 20 de maio – Curso no Rincão Gaia: Edificações sustentáveis ministrado pelas arquitetas Daniele Tubino e Vivian Ecker, integrantes da equipe do Norie/UFRGS.

28 de maio –  Conferência  da ambientalista indiana  Vandana  Shiva no Fronteiras do Pensamento: Desafios da Militância Ambiental Internacional, às 19h30min, Salão de Atos da UFRGS.

 

Serviço

 

Palestra: "Em defesa de Gaia: a vida de Lutz e os parques ecológicos"

Palestrantes: Augusto Carneiro e Lilian Dreyer

Data: 08 de maio de 2012, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Divulgação:Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Agenda completa das palestras em www.fgaia.org.br

 

Fotos: Arquivo Fundação Gaia e Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial