Palestra sobre Cultura de Segurança – Na próxima terça-feira, 12 de novembro, acontece mais uma palestra do Ciclo Ecologia na Cultura, organizado pela Fundação Gaia com a parceria da Livraria Cultura de Porto Alegre. O físico José Túllio Moro irá falar sobre “Cultura de Segurança em Gaia”, discorrendo sobre o acidente nuclear do Japão e a água contaminada lançada no Oceano Pacífico, acidentes químicos e outros temas. A palestra inicia às 19h no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

Lançamento da biografia de Augusto Carneiro – Escrita pela jornalista e editora Lilian Dreyer, a biografia de Augusto Carneiro será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 11 de novembro, às 19h, na praça de autógrafos. Além da escritora, o ambientalista de 90 anos também deve estar presente para receber abraços e o carinho dos amigos.

 

Música no Jardim Nesta quarta-feira, dia 06 de novembro o duo “Quiçá, se fosse”, formado por Roger Wiést e Andre Paz, é a próxima atração do Projeto Música no Jardim. A apresentação incia às 18h30, no Jardim Lutzemberger, Casa de Cultura Mario Quintana. No show gratuito, a dupla mostra seu trabalho autoral, um grande leque de possibilidades sonoras, com a ajuda de vários instrumentos - violões, boombo, pandeiro, flauta, chocalhos e Udu - efeitos digitais e participação da própria plateia.

 

Fundação Gaia no Festival da Primavera Na segunda quinzena de outubro, a Fundação Gaia esteve em Nova Petrópolis participando do Festival da Primavera. O filme Lutzenberger For Ever Gaia foi exibido para mais de 150 alunos do ensino médio, comunidade e professores. Após a exibição, em homenagem ao Dia do Professor, houve o sorteio de livros ecológicos doados por Cláudia Dreier, Georgina Buckup e Lilian Dreyer, entre eles obras de Lutzenberger. A entidade também apoiou e esteve presente no Encontro Técnico de Paisagismo Regenerativo, organizado por Toni Backes e equipe da escola Perau do Encanto.

 

Mostra Professor Lutz – O Gaia Village, entidade parceira da Fundação Gaia em Garopaba, realiza no dia 22 de novembro a Mostra Professor Lutz. Neste evento são exibidos os trabalhos desenvolvidos pelas escolas do município que envolvem ações de sustentabilidade. A mostra é aberta ao público e acontece das 8h30min às 17h, na Feira de Verão, centro de Garopaba.

 

Feriado de primavera no Rincão Gaia Uma ótima oportunidade de convívio com a natureza em meados da primavera é passar o feriado da República no Rincão Gaia. Além das revitalizantes trilhas e atividades junto ao Lago das Estrelas, Alexandre de Freitas coordena oficinas de pizzas, pães e tortas salgadas assadas no tradicional forno à lenha. As atividades iniciam na sexta-feira, 15 de novembro e estendem-se ao domingo. O evento recebe inscrições até o dia 08 de novembro. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/15_17_novembro_2013.html .

 

Oficina de papel com palha de arroz Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, Celina Cabrales coordena no Rincão Gaia a Oficina “Papel feito com a palha do arroz”. Além do processo de produzir o papel a partir de um material que seria descartado, os participantes aplicam o material na produção de produtos desde o bloco de notas até o livro do artista. Todos os inscritos recebem o livro  O papel de arroz entre nós, com 130 páginas em quatro cores.  As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 22 de novembro. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/30_novembro_01_dezembro_2013.html .

 

Prática de compostagem no Rincão Aprender sobre como transformar resíduos em solo fértil é a proposta da oficina “Compostagem para apartamentos, quintais e sítios”, coordenada por Alexandre de Freitas. A atividade inclui conhecimentos teóricos e atividades práticas com vários matérias disponíveis no Rincão Gaia. Inscrições até 22 de novembro. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/30_novembro_1_dezembro_2013.html  .

 

Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal A professora Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, retorna ao Rincão Gaia nos dias 07 e 08 de dezembro para ministrar o curso “Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal”. Além das aulas teóricas e do reconhecimento de espécies, os participantes levam para casa o herbário elaborado por eles e desfrutam da roda de chás e partilha de receitas. O investimento pode ser parcelado em até três vezes. A inscrição, que garante a vaga, deve ser feita até o dia 29 de novembro pelo telefone 9725 3685 e e-mail reservas@fgaia.org.br. Detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_dezembro_2013-2.html .

 

Oficina de Mergulho no Lago das Estrelas Desvendar o mundo submerso no maior lago do Rincão Gaia é um convite da segunda edição da Oficina de Mergulho coordenada por Carlos Dill que acontece nos dias 07 e 08 de dezembro. A atividade inclui conhecimentos teóricos, equipamentos para mergulho com cilindro e até uma foto do participante imerso no mundo das águas límpidas. Inscrições até 29 de novembro. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_dezembro_2013.html .

 

Reveillon no Rincão Gaia – Passar as festas de final de ano em um local tranquilo, distante de buzinas e engarrafamentos, revigorando as energias para o próximo ano é a proposta da Fundação Gaia. Os visitantes podem desfrutar da paisagem do Rincão e do convívio com a natureza desde sábado, dia 28 de dezembro, até quarta-feira, primeiro de janeiro. Uma estadia menor também é possível. Veja a programação em http://www.fgaia.org.br/cursos/28_dezembro_2013_1_janeiro_2014.html

 

Lançamento de obra: Natureza em Movimento – O livro do biólogo Vitor Hugo Travi será lançado no dia 09 de  novembro, às 16h na praça de autógrafos da Feira do Livro em Porto Alegre. “Natureza em Movimento” é uma compilação de textos e fotos de elementos da natureza da região das Hortênsias, Vale do Quilombo e dos Campos de Cima da Serra.

 

Contra transgênicos – A Fundação Gaia colocou sua assinatura e divulgou às entidades ambientais amigas, via facebook, uma carta enviada ao governador da Província de Córdoba, na Argentina, solicitando que seja criada uma comissão de apoio aos direitos humanos nas manifestações  contra a instalação da maior beneficiadora no mundo de sementes transgênicas  de milho. A planta proposta pela Monsanto quer instalar-se na região de Malvinas Argentinas, na província de Córdoba. A Avaliação de Impacto Ambiental foi questionada por várias entidades civis e judiciárias, mas os órgãos governamentais ainda não haviam dado as devidas respostas. A ação foi coordenada pela FUNAM, Fundación para la defensa del ambiente. Maiores informações sobre a entidade estão em www.funam.org.ar .

 

Pela libertação de manifestantes presos na Rússia A Fundação Gaia assinou a petição internacional promovida pela The Right Livelihood Foundation em parceria com o World Future Council, pela liberação dos prisioneiros ligados ao Greenpeace na campanha que fizeram contra a exploração de petróleo no Ártico. Segundo o documento a manifestação não somente foi pacífica, como alertou o mundo para o fato de que é altamente arriscado perfurar poços na frágil região do Ártico e que os mesmos recursos deveriam ser alocados no aprimoramento e ampliação dos projetos de energias alternativas. Confira logo abaixo algumas palavras da bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, presa na Rússia por participar de protesto do Greenpeace no Ártico, divulgadas no manifesto escrito na prisão.


"(...)Gostaria de fazer um apelo ao mundo e aos que se importam:

 

Salvem o Ártico! Consumam menos para ser mais, usem sacolas reutilizáveis, apaguem as luzes ao não usá-las, procurem produtos com menos embalagem, usem mais as pernas e menos os carros.

 

Você não é o seu telefone celular, ele não diz nada sobre suas virtudes, você não precisa do último modelo.

 

Separe o lixo, recicle, conserte o que quebrar em vez de comprar uma coisa nova, informe-se.

 

Existem tantas mil pequenas ações que podem ser feitas todos os dias para salvar o Ártico, a Amazônia, os recifes de corais e todo o resto.Basta escolhermos bem o que comprar.

 

Nós todos e cada um de nós somos responsáveis pela mudança!

Prometa que vai tentar. Assim, eu vou saber que esse mês presa não foi em vão.

Com amor,  Ana."

 

Fotos: Cláudia Dreier e arquivo da Escola Perau do Encanto. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial