Jardins urbanos são tema de palestra da Fundação Gaia

 

 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida para a quinta palestra do Ciclo Ecologia na Cultura, que em 2012 trata das Tecnologias Brandas nos caminhos de Lutzenberger. No ano em que se completa uma década de sua ausência, os encontros mensais trazem pessoas que conviveram com o ambientalista e as ideias defendidas por ele em prol da relação harmônica com os sistemas naturais.

 

Em julho, o Ecologia na Cultura recebe o designer e técnico agrícola Alexandre de Freitas que conviveu com Lutzeberger nos seus últimos anos acompanhando seu trabalho no Rincão Gaia. A temática da noite é “Desafios da produção regenerativa nos Jardins Urbanos” . O encontro acontece no dia 10 de julho de 2012, terça-feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

Resumo

 

Alexandre de Freitas irá trazer os principais desafios da produção de plantas ornamentais e comestíveis em pequenos espaços, enfatizando quais espécies se adaptam a características específicas de ambientes restritos. Um exemplo de produtividade verde em varandas é a da “Salada Mista”, produtora na qual Alexandre trabalha, que pode reconhecida de longe a partir da avenida Osvaldo Aranha.

 

Palestrante

 

Alexandre de Freitas é designer, ecologista e técnico agrícola. Ensina agricultura e ecologia desde 1987 e colabora ativamente com a Fundação Gaia desde 1998. Após trabalhar alguns anos no meio acadêmico como zoologo passou a se dedicar ao estudo da compostagem e sua aplicação prática na agricultura, indústria e ambientes domésticos, tendo nos últimos 20 anos proferido inúmeros cursos e palestras sobre o tema. Em 1996 iniciou seu trabalho em comunicação e artes visuais no setor calçadista (embalagens). Hoje atua como editor e diretor de arte em produções de TV, cinema e mercado editorial. 

 

Serviço

 

Palestra: Desafios da produção regenerativa nos Jardins Urbanos”

Palestrante: Alexandre de Freitas

Data: 10 de julho de 2012, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Fotos: Alexandre de Freitas, Vânia Lenhard e Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier  comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial