Palestra sobre Economia Verde – Na próxima terça-feira, 10 de abril, acontece a segunda palestra do Ciclo Tecnologias Brandas nos Caminhos de Lutzenberger. Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza: o debate na Rio+20 é o título do evento apresentado pela economista Clitia Helena Backx Martins. A palestra acontece no dia 10 de abril de 2012, terça-feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca. Os interessados podem receber certificado de participação. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/10_abril_2012.html .
 

 

Novidades no passeio de charrete – Levar um grupo de alunos da Escola Pato encerrou a carreira de Laidimara. O passeio aconteceu na charrete do Rincão Gaia, no primeiro domingo de abril. A partir de agora Prata irá substituí-la. A nova égua foi uma doação da presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger,  e seu esposo, Alejandro. Ela também fará companhia à Laidimara que irá desfrutar de uma aposentadoria tranquila nos pastos do Rincão.
 
 

Memória Geológica do RS – Rualdo Menegat,  autor do Atlas Ambiental de Porto Alegre integra a programação de Eventos do Rincão Gaia nos dias 21 e 22 de abril, discorrendo sobre “Paisagem e Memória Geológica do Rio Grande do Sul”. Este é o primeiro módulo do Curso Paisagem e Sustentabilidade, que recebe Paulo Backes e Paulo Brack para os módulos seguintes.  Os interessados podem inscrever-se até o dia 12 de abril. Dados completos no link http://www.fgaia.org.br/cursos/21_22_abril_2012.html. 
 

Jardinagem e Manejo Orgânico do Solo –  Alexandre de Freitas coordena o curso “A vida do solo: princípios de manejo orgânico e preparo da terra para hortas, jardins e vasos”, que acontece no  Rincão Gaia nos dias 05 e 06 de maio. A programação e maiores informações estão no link http://www.fgaia.org.br/cursos/05_06_maio_2012.html . 
 

Guardião das Sementes –  O Coletivo Catarse produziu um vídeo mostrando o trabalho de resgate de variedades de arroz realizado por Juarez Felipi Pereira, produtor da Feira dos Agricultores Ecologistas. As belas imagens que retratam o cuidado de Juarez e a poesia de sua produção orgânica podem ser vistos em http://coletivocatarse.blogspot.com.br/2012/04/guardiao-dassementes.html?spref=fb  
 

Seminário sobre frutíferas nativas –  A Faculdade da Agronomia da UFRGS sedia, no dia 16 de abril, o “Seminário sobre o Potencial de frutíferas nativas do Sul do Brasil: Estudos de bioprospecção para fins fitotécnicos, nutracêuticos e ecológicos em ambientes ripários.” O evento acontece no Salão de Atos da faculdade, na Av. Bento Gonçalves, 7712, Porto Alegre, RS. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3308 6020. 
 

Desenhando a paisagem – No dia 14 de abril, Jorge Herrmann coordena, no Jardim Botânico, o curso “Observação da Paisagem por meio do Desenho”. A atividade inicia às 9h e encerra às 13h. Inscrições e informações nos telefones (51) 3207 4781 e 9240 7038.
 

NOTA ESPECIAL

Condolências A Fundação Gaia manifesta sua solidariedade ao seu conselheiro e colaborador, Augusto Carneiro, pela perda da sua esposa Rosalina Teixeira Carneiro. Rosa acompanhou Carneiro nestes últimos 30 anos. O cuidado e afeição do casal encantavam a quem com eles convivia. Expressamos aqui nossos sentimentos de pesar por este momento doloroso pelo qual passam os amigos e familiares. Rosa está sendo velada no Cemitério São Miguel e Almas, sendo o enterro previsto para esta quinta-feira, 05 de abril, às 11h.

Fotos: Divulgação Jorge Herrmann, Divulgação Seminário sobre Frutíferas, Sílvia Wortmann, Cláudia Dreier e Arquivo Fundação Gaia. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

Página Inicial