Gaia Jovem – Nesta segunda- feira, 29 de novembro, participantes do Projeto Gaia Jovem apresentaram as atividades desenvolvidas em 2010. O grupo de 30 jovens, alunos de duas escolas municipais de Pantano Grande, visitou quinzenalmente o Rincão Gaia realizando oficinas teóricas e práticas sobre preservação ambiental e sustentabilidade. O projeto aconteceu graças à parceria da Fundação Gaia com a prefeitura municipal de Pantano Grande e ao apoio da empresa CMPC Celulose Riograndense. “Estamos buscando novos apoiadores para ampliar o projeto em 2011”, afirma Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia.

Seminário aborda frutas nativas – “Frutas Nativas do RS: manejo, beneficiamento e comercialização” é o tema do seminário que acontecerá no Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS, av. João Pessoa 52, no dia seis de dezembro, a partir das 8h30min. O objetivo do encontro é discutir a situação do uso e conservação das espécies de frutas nativas do estado diante de uma série de questões relacionadas à dificuldade de avanços desta atividade agroecológica. O evento é gratuito e maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail rumikubo2002@yahoo.com.br ou telefone (51)33083093.

Reveillon no Rincão – Passar a entrada do ano em um local de rara beleza, longe do barulho e da queima de fogos é uma ótima opção oferecida pela Fundação Gaia.  Entre os dias 31 de dezembro e dois de janeiro, os convivas serão recebidos no Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia - Legado Lutzenberger, localizado a 120 km de Porto Alegre junto ao município de Pantano Grande. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas até 23 de dezembro. Informações completas no saite www.fgaia.org.br, no telefone 9725 3685 e no e-mail sede@fgaia.org.br.

Palestra sobre oceanos José Truda Palazzo Jr participa do Ecologia na Cultura, no dia 20 de dezembro, segunda-feira, para apresentar um resumo dos problemas globais da conservação dos oceanos, remetendo-os à realidade brasileira e apontando caminhos para salvar o que resta da biodiversidade marinha do Brasil. A palestra “De Baleias a Corais: desafios da Conservação dos Oceanos no Brasil e no Mundo” inicia às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre e tem entrada franca.

Feira de descarte tecnológico A 1ª Feira de Descarte de Equipamentos de Informática promovida pela prefeitura de Porto Alegre será realizada sábado, quatro de dezembro, das 9h às 18h, na Usina do Gasômetro. Os equipamentos arrecadados em condições de uso, ou que puderem ser recondicionados, serão encaminhados ao Centro de Recondicionamento de Computadores do CESMAR Irmãos Maristas e  destinados a entidades beneficentes. Os demais serão enviados a empresas especializadas em reciclagem de plásticos, metais e placas de circuito impresso. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3289-7300 ou no site www.inovapoa.com.


Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 

Informativos Anteriores

Página Inicial