SÉRGIO LUÍS BOEIRA
SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2002
José Lutzenberger

Caros ambientalistas:

Como todos já sabem, faleceu no último dia 14 o "velho Lutz", o Prêmio Nobel Alternativo de Ecologia, José Lutzenberguer, ex-Ministro do Meio Ambiente e um dos pioneiros do ecologismo no Rio Grande do Sul, fundador da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN).

Todos os que o conheceram provavelmente guardam uma lembrança da impressionante combinação de paixão, carisma e conhecimento científico de Lutz. Em 1982, num curso de Introdução à Ecologia, na AGAPAN, tivemos a felicidade de ter a última aula ao ar livre, nas cercanias de Porto Alegre, guiados por Lutzenberguer. Aquilo foi tão marcante que jamais deixei de me perceber como ecologista, como ambientalista, ainda que não tivesse muito conhecimento científico em ecologia. Percebíamos a interação das coisas caminhando ao lado de um velho sábio, mais ou menos como caminhavam os discípulos do filósofo Sócrates, na Ática grega. Cada planta, cada tipo de solo, cada animal ou pássaro que aparecia no caminho era motivo de comentário apaixonado e científico de Lutz. Do alto de um morro, aprendemos a relacionar o que estudamos sobre bacia hidrográfica com o que estava à nossa volta, com o planeta, etc. Para Lutz aquilo tudo era uma extraordinária sinfonia.

E quantas vezes li matérias de jornais acusando Lutz de maluco, quando ele denunciava cortes de árvores sem critério pelas prefeituras, ou o uso de agrotóxicos, ou a irracionalidade de certas tecnologias...Debaixo da ditadura militar, toda vez que Lutz voltava de uma viagem à Alemanha, nós, estudantes, nos reuníamos numa sala para ouvir as novidades. Como não embriagar-se com aquilo tudo? Como não associar-se à Agapan e colaborar como fosse possível? Era algo irrestível para um jovem idealista que não queria saber de ditadura nem em filme, quanto mais na vida real.

O autor de O Manifesto Ecológico Brasileiro morreu, mas deixou um legado de honestidade, de paixão pelo conhecimento, de percepção artística da vida e da ecologia planetária. Nós, ambientalistas, temos o desafio de levar adiante sua luta, com toda a carga de bravura e talento que ele mostrou.

 

Voltar ao índice