Como Usar Melhor Nossa Tabela de Conteúdos |
1 - Leia atentamente a tabela abaixo, nela apontamos as possibilidades de abordagens teóricas durante a visita. Não é possível abordar todos estes conteúdos em um único dia. Por isso eles estão divididos em básicos e opcionais. |
2 - O professor pode escolher quais os conteúdos prioritários, mais adequados para a faixa etária e o conteúdo programático de sala de aula. |
3 - Em seguida deve entrar em contato com o coordenador desta atividade na Fundação Gaia - Alexandre de Freitas - 51 330 3567 ou alexandre@fgaia.org.br, para combinar a programação mais adequada para a turma de visitantes. |
4 - A quarta coluna da tabela de conteúdos é composta por questões pertinentes aos temas abordados, como dica para trabalhos em sala de aula. |
5 - A tabela de conteúdos foi elaborada de acordo com as peculiaridades do Rincão Gaia e tenta abordar os principais temas que perpassam os programas de educação ambiental. Pode ser uma boa ajuda na hora de preparar as suas aulas. |
6 - Para saber mais detalhes sobre como marcar a visita, como por exemplo: custo, contato e detalhes sobre alimentação e recepção dos guias; siga para o ítem INVESTIMENTO. |
1- CASA E GALPÃO DE SERVIÇO | Arquitetura:
recursos renováveis e integração com o meio. Tratamento dos esgotos domésticos. Origem dos materiais de construção. Destinos dos resíduos sólidos: composto, separação do lixo e aproveitamento paisagístico. Energias alternativas: água quente, energia solar, biomassa. Ecologia e cidadania: mudança de atitude, ecologia e solidariedade, a casa no sistema urbano. |
Fermentação
aeróbia e anaeróbia. Ativismo ecológico. História do ambientalismo gaúcho e brasileiro. Consumismo X conservação da natureza. |
Para onde vai o
lixo da sua casa? Que tipos de produtos de limpeza você usa em sua casa? Como fazer um composto caseiro? |
2- Horta |
Agricultura
ecológica X agroquímica: saúde e
alimentação, diversidade animal e vegetal,
rotação de culturas. Adubação: compostagem, biofertilizante. Conservação do solo: erosão, irrigação, mecanização, cobertura morta. Fitossanidade: controle biológico de pragas e doenças. |
Agrotóxicos e sua
ação poluidora. Transgênicos e monopólio econômico. Permacultura. Conhecimento agrícola dos diferentes povos do mundo. Partes das plantas. |
O
que é um organismo transgênico? Qual o efeito dos transgênicos sobre a vida dos cidadãos e dos agricultores? Existem agricultores ecológicos em sua cidade? Se existe feira ecológica em sua cidade, converse com um produtor ecológico sobre as vantagens do cultivo orgânico. O que você entende por saúde? |
3- ESTRADA | Poda e
dendrocirurgia, planejamento de plantio e
condução de árvores. Plantas espontâneas, pioneiras, sucessão vegetal, plantas medicinais nativas. Introdução de espécies de interesse econômico em mata secundária. |
Fisiologia
animal e vegetal. Reprodução vegetal - flores. Sucessão ecológica, relação plantas X animais nativos. Dispersão natural de sementes. Modificações do solo. Agrosilvicultura e criação de abelhas. Reconhecimento de plantas nativas. |
Qual a vantagem da
arborização com plantas nativas? Como é a arborização de seu bairro ou cidade? Como escolher a árvore certa para o jardim, passeio público e praças? |
4- QUEBRA VENTOS DE EUCALIPTUS | Importância
dos quebra ventos: proteção do vento,
produção de madeira e mel, cultivo de rápido
crescimento, substituição de árvores por flora
nativa, sub-bosque. Drenagem de águas. |
Uso da madeira
cultivada, diferentes durezas e densidades. Normas atuais de gerenciamento florestal. Áreas de proteção dentro de plantações de eucaliptus, pinus e acácia. |
Qual
o custo ecológico dos grandes cultivos
florestais? De onde vem a madeira da sua casa? |
5- LAGOS | Água: ciclo,
importância, manutenção da qualidade,
microbacias. Captação e uso: depósitos de água naturais e construídos, captação e transporte. Ecologia: ecossistemas aquáticos, matas ciliares, disperção das espécies de peixes. |
Tratamento
da água: importância do pH, ação das algas
microscópicas, ação reguladora dos banhados. Formação dos lençóis freáticos. Crise mundial de abastecimento e recursos hídricos brasileiros. Importância da água no pampa gaúcho. A poluição oculta da água. |
De onde vem a
água de sua casa? Para onde ela vai e em que condições? Quais as principais medidas de controle do desperdício? O que você sabe sobre a crise mundial de abastecimento de água potável? Lixo e esgoto ou água cristalina? Qual a sua opção? Água cristalina é sinônimo de água limpa? |
6- GRAMADO | Formação
geológica regional. Recuperação paisagística. Formação do solo. Teoria de Gaia. |
A paisagem gaúcha
no período quaternário. O surgimento do basalto e a deriva dos continentes. Ecologia avançada. Ecologia profunda. Evolução biológica. |
Quais
os traços paleoambientais que podemos perceber
na paisagem atual? O que são fósseis? Como se forma o solo? Que importância cada espécie viva tem para a continuidade e evolução da vida no planeta Terra? |
7- LAVOURAS DE ARROZ E AGUAPÉ | Agricultura orgânica: aproveitamento de diferentes ambientes da propriedade, produção de grãos sem veneno, uso racional da água. | Biomassa:
o fenômeno da fotossíntese, reciclagem dos
nutrientes na natureza e na agricultura. Microclimas e zoneamento ambiental. Purificação de águas servidas através do uso de plantas aquáticas. A questão dos agrotóxicos e dos transgênicos. |
Para que servem os
banhados? Como é o modelo de agricultura predominante em nosso estado? O que são agrotóxicos? O que são organismos geneticamente modificados? |
8 - AVES DOMÉSTICAS | Integração
dos animais na propriedade rural ecológica. Ética e justiça social na criação de animais. A crueldade da pecuária industrial. |
Os problemas
sanitários dos confinamentos. O stress dos animais confinados e os prejuízos para o criador e para o consumidor. O dia-a-dia dos animais domésticos na criação ecológica. |
O
que são hormônios e antibióticos? Se antibióticos são usados para organismos doentes, por que as galinhas tomam doses diárias destes medicamentos nas criações confinadas? Quais os danos para a saúde humana causados pela ingestão de alimentos contaminados com produtos químicos? |
9 - POMAR | Manejo:
conservação do solo, curvas de nível e
terraços, cobertura morta, adubação verde e
aplicação de composto. Sazonalidade: como ter frutas o ano todo. Agroindústria: como conservar a safra através dos doces e compotas. |
Espécies
adubadoras e recuperadoras de solo. Agroflorestas. Noções de permacultura. Manejo das ervas invasoras. |
Quais as frutas de
cada estação do ano? Uma fruta grande e bonita é sinônimo de fruta saudável? Como são feitas as compotas e geléias? Quanto tempo leva uma fruta para chegar até a prateleira dos supermercado? |
10 - SUÍNOS | Respeito
aos animais de criação. A importância da lama para os porcos. Utilizando os animais domésticos para incrementar a produtividade do solo. Confinamento e epidemias. |
Termoregulação:
a lama X água, o desperdício de água nas
criações suínas confinadas. Pecuária e permacultura: o porco um animal que limpa, aduba e revira o solo enquanto engorda - o nosso trator vivo! Alimentação: alternativas para alimentar os animais domésticos sem desperdiçar grãos nobres. Conservação dos recursos hídricos e a suinocultura moderna. |
Qual
o impacto da agricultura moderna sobre os
pequenos rios e lençóis de água subterrânea? Quais as doenças que podem ser transmitidas pela carne do porco? Um porco criado em confinamento é mais "limpo" do que um porco criado ao ar livre? O que é uma epidemia? Por que as epidemias ocorrem em maior freqüência em grandes concentrações populacionais? |
11 - PASTO E ESTÁBULO | Aproveitamento
energético e permacultura. Manejo ecológico da pastagem. Refúgios para fauna e flora. Energia fotovoltaica e eletrificação de cercas. |
Pastoreio
racional Voisin. Ecologia vegetal no pasto. Cactáceas e afloramentos rochosos no pasto. Ação da fauna do solo sobre a fertilidade do pasto. Nutrição de ruminantes. Manejo do gado leiteiro. Paleogeografia do pampa. |
Como funciona o
sistema digestivo dos ruminantes? Uma pastagem pode ter tanta biodiversidade como outros ecossistemas? Em que equipamentos a energia fotovoltaica é mais eficiente? |
12 - CAPÃO NATIVO | Importância
das matas nativas para o pampa gaúcho. Regeneração florestal, solo, folhiço, proteção de vertentes, epífitas, biodiversidade. Erosão causada pelo trânsito do gado. |
Paleobotânica do
pampa. Comunidades biogeográficas do sul do Brasil. A pré-história do pampa. A origem cultural do gaúcho. |
Quais
as características de uma floresta nativa? Quais as principais comunidade biogeográficas da sua região? Procure saber como era a sua região em diferentes eras geológicas passadas. Quais as manifestações folclóricas da sua região? Por que as matas são tão importantes para a preservação das nascentes? |
13 - ESTUFA | Preservação das
espécies de cactos e bromélias nativas do sul
do Brasil. Processos evolutivos das plantas de desertos e matacões de rocha. |
Contrabando
e coleta predatória de flora e fauna. Cultivo para repovoamento programado. Ação de regulação microclimática das estufas. As diferentes adaptações das bromélias. |
Quais das plantas
que você tem em casa são nativas? Alguma foi coletada em ambiente natural? Por que as plantas de deserto possuem tantas adaptações morfológicas? |
14 - JARDINS | Aproveitamento
de entulhos e proteção de pequenos animais. Preparo do solo para jardinagem. Jardins produtivos. Plantas carnívoras. |
Jardinagem e
permacultura, desenhando jardins de alimentos. A função dos pequenos lagos no paisagismo. Como situar as habitações em um assentamento humano. Enxertia. |
Quais
as alternativas para a confecção de um original
jardim reaproveitando uma série de materiais? Quais funções de um jardim? Como é o processo de adaptação vegetal que permite que cactos vivam no deserto e algumas plantas se alimentem de insetos? |
15 - CASA | Encerramento e avaliação. | Confecção de relatórios, brincadeiras, painéis ou dramatizações. | Que novos
conhecimentos e idéias você esta levando para a
sua comunidade? Que mudanças de atitude e percepção podem ser estimuladas pelo contato com a natureza? Quais as principais diretrizes para uma vida sustentável? |