Como você pode ajudar a Fundação Gaia

Se você se identifica com nossa entidade, existem inúmeras formas de nos ajudar - toda contribuição é bem-vinda !

Doações:

Contribuições eventuais são aplicadas na manutenção de nossa estrutura. Despesas gerais de escritório, como correio, telefone, aluguel de sala, etc., são necessidades que não são supridas em projetos específicos, mas que se tornam imprescindíveis no dia-a-dia de nossa entidade e podem ser supridas com doações.

Teríamos ainda uma série de investimentos a fazer, como a elaboração de material divulgativo da nossa Fundação, melhorias nas nossas instalações, etc.

Uma grande dificuldade que temos é a estruturação da Diretoria Geral que abranja a divulgação e documentação de nossa entidade e o setor administrativo-financeiro. A falta de pessoal e recursos nesses setores dificulta a exploração de novas alternativas financeiras para ampliar nossa atuação. Os projetos que temos são elaborados pela nossa limitada equipe. Gostaríamos de explorar melhor as possibilidades que uma entidade como a nossa oferece.

Parceria em Projetos:

Se você ou sua instituição têm interesse em ser nosso parceiro em projetos, poderíamos trabalhar em conjunto nas seguintes idéias:

  1. Complementação do Projeto Agricultura Regenerativa - fase 1997 a 1999:

    A Heinrich-Böll-Stiftung está disposta a financiar parte do orçamento previsto para mais três anos de trabalho com a equipe de agricultura regenerativa. Estamos buscando uma entidade que se proponha a financiar o saldo remanescente.

     

  2. Centro de Eventos / Seminários / Cursos - Rincão Gaia:

    A deficiência no ensino profissionalizante de nosso país forma pessoas despreparadas e sem visão holística. A realização de cursos, palestras, encontros e seminários com participação de profissionais capazes pode abrandar essa deficiência.

    Além de propiciar a realização de eventos dessa natureza, poderíamos utilizar a estrutura existente no Rincão Gaia para sediar eventos de outras entidades, instituições ou empresas como forma de angariar recursos.

    Já temos alguma experiência com os cursos que estamos realizando hoje e sabemos que, para tornar eficiente essa idéia precisamos de algumas melhorias, como: aumentar a capacidade de alojamento para 40 pessoas, telefone rural para contatos e convites, instalação de outros equipamentos como fax, retroprojetor, entre outros. Além disso precisaremos também contratar pessoal para organização, divulgação e acompanhamento dos eventos.

     

  3. Educação Ambiental:

    A Educação Ambiental é um tema amplo que deveria estar presente na vida de cada cidadão. O trabalho que estamos desenvolvendo tem duas vertentes: uma na qual estamos buscando a autogestão e outra que é de cunho comunitário e, portanto, a fundo perdido. Para ambas necessitamos de auxílio financeiro e estrutural.

     

  4. Biodiversidade:

    Nossa atuação quanto ao estudo e preservação da biodiversidade está limitada pelos recursos financeiros. Através do trabalho de uma pequena equipe munida de meio de transporte, poderíamos agir não só no estudo e orientação, mas também evitar grandes desastres ecológicos através de denúncias, discussões e outras medidas.

     

  5. Reciclagem dos Materiais:

    Temos em nosso país uma parcela da população - os catadores de lixo - que são os grandes recicladores de materiais. Já realizamos trabalhos com prefeituras no sentido de dignificar essa atividade, profissionalizando-os e trazendo ao município a solução para este problema. As prefeituras, no entanto, preferem enterrar o lixo a se preocupar com ele. É preciso fazer um trabalho de conscientização e preparação dos funcionários dessas prefeituras, das indústrias geradoras de resíduos e da comunidade em geral, além de organizar e orientar os catadores. Com uma equipe experiente nesse assunto, poderíamos percorrer essas cidades e disseminar a prática da reciclagem de lixo urbano, através da identificação da situação, orientação técnica das centrais de reciclagem e treinamento de funcionários e catadores.

Nós garantimos que toda contribuição recebida será investida nos objetivos da Fundação acima expostos. Somos uma entidade sem fins lucrativos e não distribuímos lucros ou vantagens a nenhum dos integrantes de nossa entidade.


Volte a página principal