Em busca da Felicidade

Christian Lavich Goldschmidt*

Publicado no jornal do comércio de Porto Alegre - Rs, no dia 21 de junho de 2006.

 

Se existe algo que nos move em todos os momentos da vida, não importa onde estejamos ou o que façamos, é a busca pela felicidade. Às vezes, numa visão equivocada, tendemos a associar este “estado de espírito” com a possibilidade de desfrutarmos de grande quantidade de dinheiro e conseqüentemente da aquisição de bens materiais. Para muitos, o significado mais profundo da felicidade está no fato de locupletarem-se com tudo o que o poder aquisitivo lhes proporciona. Como o dinheiro não é o sinônimo maior da felicidade, se este lhes falta, falta-lhes tudo; inclusive o discernimento para entender que as alegrias da vida não se fazem somente com gordas contas bancárias.

Entender o real significado da felicidade é algo que nos move assim como nos movemos em busca da mesma. Com isso, precisamos compartilhar e refletir coletivamente sobre seu significado mais genuíno; por isso resolvi aceitar o convite de Lara Lutzenberger e participar do evento “Felicidade na Íntegra” que a Fundação Gaia está organizando para os dias 15 e 16 de julho. Trocar experiências com pessoas de diferentes culturas, áreas e classes sociais pode nos fazer entender um pouco mais sobre como e o que cada um faz  para ser feliz.

Vou ao encontro em busca de muitas respostas, mas também tendo a certeza de que o dinheiro só aumenta a felicidade de quem é feliz em “estado de espírito”. As perguntas que me faço e farei aos demais são as seguintes: O que é felicidade? Qual  concepção prevalesce nos Povos Tradicionais? E na Sociedade Moderna? Como a busca pela felicidade influencia e movimenta nossas vidas? Por que sua busca não se traduz num mundo mais feliz (e justo) para todos? Como acessar nossa capacidade inerente de ser feliz? Não espero encontrar a fórmula da felicidade, mas acredito que o filósofo Vicente Medáglia, o líder indígena Cirilo Guarani e o professor de Tai Chi Chuan, Elivelto, me indicarão alguns caminhos até agora por mim desconhecidos.

 

* escritor e ator

Voltar ao índice