Lara Josette Wilm Lutzenberger

 

filiação

 

José Antônio Lutzenberger e Annemarie Wilm Lutzenberger

Data de Nascimento

 

24 de fevereiro de 1970

Experiência profissional

 

 

n     Desde 1985 é sócia juntamente com Lilly e José Lutzenberger da empresa Vida Produtos e Serviços Ltda., sediada em Guaíba/RS. A empresa dedica-se ao gerenciamento sustentável de resíduos industriais e domésticos; paisagismo ecológico e  a atividades de educação ambiental.

n     Desde 1987 é conselheira administrativa da ONG ambientalista Fundação Gaia, sediada em Porto Alegre/ RS.

n     1987 – 1993: assistente de escritório de José Lutzenberger; auxílio nas atividades da Fundação Gaia e da empresa familiar Vida Produtos e Serviços; assistente em viagens de José Lutzenberger, tendo participado de diversos congressos e eventos brasileiros e internacionais na Europa, África e Estados Unidos sobre ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.

n     1990: auxílio na estruturação do grupo de apoio de José Lutzenberger quando Secretário do Meio Ambiente no governo Collor.

n     1993 – 1997: elaboração, encaminhamento e acompanhamento de projetos de extensão agrícola orgânica e educação ambiental, na Fundação Gaia.

n     Desde 1997 é vice-presidente da Fundação Gaia, coordenando suas atividades em prol de uma maior conscientização ambiental e agricultura sem venenos. A Fundação Gaia executa projetos, desenvolve atividades demonstrativas de agricultura, pecuária e paisagismo ecológico em sua sede rural, e realiza atividades educativas como cursos e visitas guiadas de sensibilização ambiental.

n     Participou da elaboração e está na coordenação do curso de aperfeiçoamento profissional Educação para Vida Sustentável – uma iniciativa conjunta da Fundação Gaia com Coolméia e Unipaz-Sul.

Formação

 

 

n     Formada em agosto de 1993 em licenciatura de Biologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

n     De novembro de 1989 à fevereiro de 1990 realizou estágio na entidade ambientalista Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland e.V, em Radolfzell/ Alemanha, no setor de projetos em florestas tropicais.

 

Idiomas

 

 

 

n     Alemão e Inglês – muito bons em conversação e redação.

n     Espanhol - bom em conversação.                                                    

n     Francês – bom em compreensão.