Garimpo ou Gestão - Crítica Ecológica ao Pensamento Econômico
José Lutzenberger

208 pgs.
Vidicom Audiovisuais - Edições - R$40,00

            A preservação ambiental entrava o progresso econômico? Para José Lutzenberger, essa indagação é absurda, porque nenhum progresso consistente é possível sem preservação ambiental. Na realidade, ao aceitar modelos de desenvolvimento econômico e tecnológico que excluem a natureza, a espécie humana colocou a si mesma numa rota de exclusão. A saída desta rota depende de uma mudança fundamental de postura, no plano pessoal e coletivo: em vez de agredir e saquear a natureza, deveríamos aliar-nos a ela e, na criação de nossas ferramentas tecnológicas, aprender a imitá-la. Da geração de empregos ao incremento da paz social, o ser humano só terá vantagens se "aprender a usar seu cérebro magnífico para interagir, em vez de combater".
            Como assinala o jornalista Washington Novaes, no posfácio de Garimpo ou Gestão, "nada mais atual para o Brasil neste momento, em que o crescimento econômico a qualquer custo nos leva a sacrificar o que temos de mais precioso".
            A publicação do livro póstumo do ecologista, falecido em 2002, foi organizada pela jornalista e escritora Lilian Dreyer, autora também da biografia de Lutzenberger, Sinfonia Inacabada (Vidicom Edições/2004).


Volte a página principal