O Futuro Roubado
Theo Colborn, Dianne Dumasoski e John Peterson Myers

Estaremos Ameaçando a nossa fertilidade, nossa inteligência e nossa sobrevivência?
uma história cintífica de mistério...

Ameaça de extinção das águias americanas nos anos 30/50, redução expressiva da população de lontras na Inglaterra ao final dos anos 50, problemas reprodutivos em população de visom dos Grandes Lagos no início da década de 60, grande mortandade de filhotes e deformações em gaivotas em Near Island (Lago Ontário) nos anos 70, diminuição do pênis de população de jacarés do Lago Apokpa na Flórida na década de 80, mortandade em massa de focas na Ilha de Anholt no norte da Europa em 1992, mortandade de golfinhos no mediterrâneo em 90, são alguns dos problemas ambientais que esporadicamente a imprensa traz a público, de forma mais ou menos sensacionalista, com maior ou menor profundidade, a partir de fontes bem ou superficialmente fundamentadas, e nem sempre de forma contextualizada. Poucas vezes a mídia acompanha os casos até o esclarecimento de suas causas, geralmente provocadas por agentes químicos.
Na esfera humana tais produtos são suspeitos de provocar problemas reprodutivos, neurológicos, degenerativos, câncer, alergias, intoxicações, etc. Tais fatos são considerados banais por alguns, a outros causa indiferença, são caracterizados como catastrofistas por terceiros e têm também sensibilizado setores da sociedade preocupados com aspectos e facetas das atividades antrópicas que têm causado grande impacto sobre o ambiente, o clima e o próprio ser humano.
O presente livro, compilado por Theo Colborn e colaboradores, procede ao levantamento detalhado e criterioso dos problemas ambientais e humanos sob suspeita ou comprovadamente causados por agentes químicos, com base em levantamento bibliográfico, em dados e informações da mídia, em entrevistas a cientistas, pesquisadores e estudiosos do assunto, em participação em eventos de lideranças científicas para discussão aprofundada da temática.
Cada caso é discutido de forma detalhada, resgatando-se o fato que lhe deu origem, aspectos históricos, estudos científicos realizados ou em andamento sobre eles e suas conclusões. Tais estudos, geralmente realizados "a posteriori" da divulgação do fato na mídia, nem sempre vieram a público com igual destaque e contextualizados com o fato que lhe deu origem.
Boa Leitura!

Como adquirir:                                                                      Atenção favor Confirmar o Preço
A Fundação Gaia disponibiliza a venda deste livro em seus eventos no Rincão Gaia ou pelo correio.
Faça a sua encomenda pelo telefone 51 3330 3567.
Cada livro custa R$ 42,00 + despesas de correio

Anda procurando um livro e não encontra?
Quem sabe a gente pode ajudar a encontrá-lo?
Informe título, autor e editora pelos contatos acima.


Volte a página principal