Fundação Gaia


Fundada em 1987, pelo ecologista José Antonio Lutzenberger e atualmente presidida por sua filha, a bióloga Lara Lutzenberger, a Fundação Gaia é uma ONG ambientalista que tem como missão promover a conscientização ambiental, buscar, desenvolver e aplicar soluções ecologicamente desejáveis e socialmente justas visando a preservação planetária em sua diversidade de ambientes e espécies.


O desafio diário da instituição é manter-se como referência em práticas sustentáveis para a consolidação de uma ética e cultura de integração harmônica homem-natureza, em conformidade com o legado de seu fundador, através de vivências transformadoras, atividades ecoeducativas e projetos ecológicos.


Engenheiro agrônomo, José A. Lutzenberger tornou-se internacionalmente conhecido pelo seu engajamento na luta ambiental recebendo em 1988 o “Right Livelihood Award”, ou Prêmio Nobel Alternativo.


Foi Secretário Especial do Meio Ambiente de 1990-92, em 1979 criou a empresa ‘Vida Desenvolvimento Ecológico‘ com atuação na reciclagem de resíduos industriais, e em 1987 instituiu a Fundação Gaia.


Lutzenberger conciliava profundo conhecimento científico com linguagem emotiva e acessível, bem como destacava-se por uma atitude pragmática perante os desafios sócio-ambientais.


Foi um exemplo de paixão e compromisso com a Vida Planetária!