Apresentação


Em pleno centro da cidade de Porto Alegre/RS, na Casa de Cultura Mario Quintana, o Jardim Lutzenberger apresenta uma diversidade de coleções e ambientes botânicos, representativos de banhados, desertos, pradarias e ambientes tropicais, demonstrando que mesmo áreas essen­cialmente urbanas podem e devem abrigar ampla gama de espécies.


O ambientalista gaúcho, José Antonio Lutzenberger, amante e grande defensor das paisagens naturais, via na jardinagem uma ferramenta sin­gular de estímulo à sensibilidade individual para preservação ambiental.


Em uma proposta que integra ambiente, arte e cultua, homenageia-se Lutzenberger e contribuiu-se para a formação de uma cultura mais con­sciente e responsável pela grande diversidade que dá Vida à nossa Terra.


Reunir José Lutzenberger e Mario Quintana no mesmo espaço é destacar a poesia inerente à natureza e fortalecer o papel da natureza na poesia. Passear por um jardim é nutrir a alma e conduzí-la pela fantasia do mundo real em sua miríade de cores, texturas, aromas, formas e demais estímulos. Não há natureza sem poesia e, como bem nos ilustra o poeta Mario Quintana, não há poesia sem natureza:


"O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do Jardim para que elas venham até você."


"O que me impressiona à vista de um macaco não é que ele tenha sido nosso passado. É este pressentimento de que ele venha a ser nosso fu­turo."