Março de 2002

Ano II n° 10

Nesta mensagem:
   
Eventos: Agricultura Sustentável - Formação de profissionais com visão sistêmica e multidisciplinar, aptos para atuação efetiva na promoção e implantação da agricultura orgânica e do bem estar social.

Mulher e a Roda da Vida - Em março a Fundação Gaia está dando início ao Ciclo de Encontros - Mulher e a Roda da Vida, que será dedicado às mulheres que estão em busca de sua essência, de sua expressão verdadeira e de um mundo melhor!

Estágio Vivência - Uma oportunidade de compartilhar experiências em uma vivência de quatro dias no Rincão Gaia em março de 2002!

Visitas Pedagógicas Guiadas - Março está aí! Aproveite para agendar sua visita ao Rincão Gaia!

Educação Ambiental: Curso de dois dias no Rincão Gaia, em junho.

   
A Fundação Gaia Recomenda: Conheça alguns websites, livros e programas de TV recomendados pela equipe da Fundação Gaia.
   
Dica do Mês: Cuca de Frutas - Uma Receita Tradicional da Cultura Camponesa

Eventos:


Inscreva-se agora!

Curso de Capacitação Profissional em

Agricultura Sustentável

  A atuação da Fundação Gaia na promoção de métodos de produção agrícola regenerativos, sustentáveis e orgânicos remonta a 1987, quando esta foi fundada pelo agrônomo e ambientalista José Lutzenberger, que se tornou internacionalmente conhecido como um dos pioneiros e mais ardorosos defensores da agricultura sem venenos, diversificada e campesina.

O curso conta com profissionais com ampla experiência acadêmica e prática em métodos de cultivo orgânicos, saúde e produção animal e agroecologia, incluindo aspectos de comercialização e legislação rural.

O curso visa a

formação de profissionais com visão sistêmica e multidisciplinar,

aptos para atuação efetiva na promoção e implantação

da agricultura orgânica e do bem estar social,

com o manejo integrado de propriedades rurais.

Sempre norteados pela compreensão das estruturas sociais e ambientais na qual os diferentes agroecossistemas se inserem, os temas são apresentados com o uso de uma metodologia dinâmica, que inclui ampla gama de atividades práticas e de sensibilização criativa.

Público Alvo: î Profissionais e Graduandos das Ciências Rurais: agrônomos, zootecnistas, engenheiros florestais e veterinários;

î Técnicos Agrícolas

î biólogos

Os módulos serão realizados na sede rural da Fundação Gaia - o Rincão Gaia, em Pantano Grande, há 125 km de Porto Alegre.

Saiba mais sobre o Rincão Gaia clicando na Figura

Programa:

Módulo I:

Conceituação, Preceitos e Práticas Fundamentais na Agroecologia

Módulo II:

Manejo Ecológico de Unidades de Produção

Módulo III:

Manejo de Grandes Lavouras e Políticas de Desenvolvimento Rural Sustentável

Faciliatdores Previstos: Alberto Bracagioli, Ana Meirelles, André Levy, César Avancini, Fábio dal Soglio, Francisco Kessler Fleck, Humberto Sório Jr., Ingrid Bergman Barros, Laércio Meirelles, Luis Fernando Wolff, Jalcione Almeida, João Batista Volkmann, Jorge Vivan, José Maria Wiest, José Lutzenberger, Marco Hoffmann, Ricardo Schmitz, Sebastião Pinheiro
Datas dos Encontros: O curso é composto por 3 módulos, de 7 dias cada, e terá uma carga horária total de 172 horas.

Módulo I : 05. – 11.05.2002

Módulo II: 08. – 14.09.2002

Módulo III: 08 – 15.03.2003

Investimento: ð 12 parcelas mensais e consecutivas de R$ 160,00.
Inscrições: As incrições estarão abertas a partir do mês de abril.

Entre em contato com Carla ou Lara pelo telefone: 51 3330 3567

Ou pelo E-mail: sede@fgaia.org.br

Informações na Internet: www.fgaia.org.br/agrisust

Ciclo de Encontros

MULHER E A RODA DA VIDA

 
Com a proximidade do dia internacional da mulher a Fundação Gaia está dando início ao Ciclo de Encontros - Mulher e a Roda da Vida, que será dedicado às mulheres que estão em busca de sua essência, de sua expressão verdadeira e de um mundo melhor.

Durante os sete encontros ao longo do ano serão abordados temas que envolvem o equilíbrio das energias feminina e masculina; reflexão sobre o paradigma holístico e o papel da mulher; o resgate da natureza, cuidando de si própria, dos outros e da Terra; além da celebração da espiritualidade feminina.

As datas foram escolhidas próximas aos momentos nos quais a Roda do Ano apresenta passagens importantes, conhecidas por 'sabbats' - datas festivas, que celebram as mudanças na natureza, a alegria das pessoas e a reverência às divindades. Os 'sabbats' são celebrados em suas várias formas e nos mais diferentes lugares do mundo, há doze mil anos, marcando a relação da humanidade com seu meio telúrico, solar e cósmico.

Saiba mais sobre o Rincão Gaia clicando na Figura

0 local dos encontros é o Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia, uma peculiar propriedade rural no interior do RS, em Pantano Grande a 120 km de Porto Alegre. O Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradadas. Além de ser um centro de Educação Ambiental, de divulgação da Agricultura Regenerativa é um pólo disseminador de uma cultura para a sustentabilidade do Planeta Terra.
Nossa Facilitadora: Naia Oliveira, Pós-graduada em Sociologia Industrial. Apresenta experiência em pesquisa e em trabalhos comunitários pela FEE-RS e SEMA-RS. Desenvolve seminários como facilitadora na Universidade Holística Internacional (Unipaz Sul e Unipaz do Rio de Janeiro), sobre consciência social e ambiental. Foi focalizadora do curso Educação para Vida Sustentável (Coolméia, Fundação Gaia e Unipazsul). É facilitadora credenciada pela Inner Links do Jogo da Transformação. Realizou recentemente, entre outros, os cursos Eco-Village Training (Findhorn-Escócia/1999), Pintura, Imaginação e Sons (Esalen-Califórnia-USA/2001 ) e Winter School of Ecofeminism (Findhorn -Escócia/2002),além de vários cursos de formação na Unipaz Sul.
Datas dos Encontros: 23 e 24 de março

27 e 28 de abril

22 e 23 de junho

03 e 04 de agosto

21 e 22 de setembro

02 e 03 de novembro; e

14 e 15 de dezembro

Para se inscrever: Mais informações e inscrições pelo telefone 51 3330 3567

com Carla

ou na internet em www.fgaia.org.br

APROVEITE!

Nesta atividade estamos oferecendo transporte de Porto Alegre até o Rincão Gaia, incluído no pacote!


A Fundação Gaia fornece hospedagem e alimentação em todas as suas atividades.

Estágio Vivência  
Uma oportunidade de compartilhar experiências em uma vivência de quatro dias no Rincão Gaia em março de 2002! Durante o feriadão de páscoa o Rincão Gaia estará promovendo uma vivência de quatro dias onde será possível aprender ou relembrar uma série de práticas de autosuficiência, como fazer pão, preparar laticínios, biscoitos e outras pequenas práticas possíveis de serem feitas em casa ou no sítio.

Não perca: de 28 a 31 de março, por apenas R$ 188.00

Infrorme-se e increva-se com Carla ou Márcia pelo fone: 51 3330 3567.


Visitas Pedagógicas Guiadas  
Março está aí!

Aproveite para agendar sua visita ao Rincão Gaia!

Em sala de aula nossa mente viaja por lugares, números e palavras, mas viajar é conhecer além das estradas da mente. Cada vez mais as escolas estão descobrindo as estradas de asfalto e terra, as trilhas e as picadas. Contribuindo para isso, a Fundação Gaia abre as portas de sua sede rural para atividades educativas, trazendo sempre novidades dentro do processo de educação ambiental.
Saiba tudo sobre as vistas pedagógicas ao Rincão Gaia clicando o seguinte link: www.fgaia.org.br/cursos/folder1
   

Educação Ambiental,

Curso de Capacitação para Educadores

 

Em junho, nos dias 8 e 9, venha até nossa sede rural para um final de semana dedicado à Educação Ambiental Visando instrumentalizar educadores e profissionais das áreas de comunicação e recursos humanos neste tema, a Fundação Gaia estará realizando esta oficina de Educação Ambiental.

Este encontro será facilitado por Beatriz Stumpf e Alexandre de Freitas - educadores da Fundação Gaia.

Temas como organização e planejamento, bem como metodologias de ação serão apresentados aos participantes.

Reserve esta data e aguarde detalhes nos próximos informativos

Educação ambiental por uma nova visão de mundo!

Adote esta idéia!

   

A Fundação Gaia Recomenda!!!


Na Internet:  
Água On-line

Revista digital da água, do saneamento e do meio ambiente

Revista virtual de informação ambiental consagrada e premiada. Uma iniciativa de Cecy Oliveira. Que já possui milhares de assinantes.

A revista possui várias sessões e reportagens, bem como editoriais. Através dela é possível chegar á vários outros sites na internet. Sessão de compras e vitrine de empresas e produtos também estão disponíveis.

Não deixe de conheçer água on line!

Como assessar: www.aguaonline.com.br

Dica do mês:

 

Cuca de Frutas

Uma Receita Tradicional da Cultura Camponesa

Por Alexandre de Freitas

  O processo de ocupação do Sul do Brasil foi marcado pela influência cultural de diversos povos que, deixaram suas marcas na paisagem dos campos, vales e serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além da arquitetura, estrutura social e econômica; a gastronomia camponesa tornou-se uma marca de quem visita as cidades do interior. Mais do que satisfazer o corpo estas receitas estão carregadas de significados culturais que mostram como os primeiros colonos alemães, italianos, poloneses, e judeus venceram as dificuldades locais preservando a sua identidade através da sua comida.

Todos estes povos trouxeram da Europa a tradição dos pães doces e salgados, à sua moda cada um deles possui uma maneira de preparar a cuca de frutas, um pão doce delicioso, consumido na maioria dos lares camponeses, desde os mais ricos até os mais humildes. Aparentada do stollen e do panetone, a cuca nada mais é do que um pão doce feito com massa mole e batida, onde são acrescentadas frutas secas ou frescas, no meio ou sobre a massa; e, para finalizar uma cobertura de açúcar e manteiga, prosaicamente chamada farofa doce. O nome cuca nada mais é do que um abrasileiramento da palavra alemã "kuchen", que quer dizer bolo ou pão doce. Em uma viagem pelo interior gaúcho é possível detectar pequenas diferenças entre as cucas dos alemães, italianos, poloneses e judeus. Vale uma viagem em busca desta diversidade. Hoje em qualquer padaria sulina é possível encontrar as cucas, difícil é decidir que sabor levar para casa.

  O que vamos passar para você é uma receita simples, adaptada para o uso da farinha integral e do açúcar mascavo, mas sem perder a originalidade das cucas feitas pela "vó", "oma" ou "nona", como você preferir! Para duas cucas de tamanho médio você vai precisar:
Para a massa:
  • 3 ovos caipiras inteiros - senão tiver o caipira dá para usar o de "fábrica" mesmo, mas o resultado é bem diferente.
  • 2 colheres de sopa de manteiga, bem cheias.
  • 1 xícara bem cheia de açúcar mascavo. Uma dica: Quando usamos o açúcar mascavo sempre devemos apertá-lo bem dentro do recipiente medida, isto nos dá uma equivalência de doçura com o açúcar cristal. Assim devemos fazer quase um bloco com o açúcar mascavo.
  • 2 tabletes de fermento biológico.
  • 1 xícara de leite morno.
  • +- 250 g de farinha branca.
  • +- 250 g de farinha integral.
  • 1 pitada de sal.
  • talvez uma pitada de noz moscada, uma colher de raspa de limão e/ou outros condimentos para bolo.
  • 1 ou 2 xícaras de frutas secas variadas, nozes, castanhas ou frutas frescas bem drenadas.
Para a farofa:
  • 1 xícara de açúcar cristal.
  • 2 colheres de manteiga.
  • 1/2 xícara de farinha de trigo branca.
  • 1 colher de sopa de canela em pó.
Como preparar fermento: Aqueça o leite em uma caneca de ágata, ou vidro até ficar um pouco mais que morno, nossas avós dizem que ele deve estar "espertinho", isto significa uma temperatura entre 38 e 41 graus celsius. Adicione uma colher de sopa de açúcar e mais uma ou duas de farinha de trigo. Nesta mistura dissolva os dois tabletes de fermento e ponha para descansar por uns quinze minutos. Neste tempo o fermento deve reagir e formar uma espuma muito bonita. Reserve em um local sem vento.
Para preparar a massa: Em uma bacia de ágata, plástico ou aço inox misture o açúcar com a manteiga, quando a mistura ficar com uma consistência cremosa adicione os ovos, e bata bem (para isso é legal usar uma boa e grande colher de pau ou uma espátula de aço inox) depois que a mistura estiver com uma consistência espumante adicione a mistura do fermento e misture devagar. Ponha o sal e os condimentos de sua preferência e comece a adicionar a farinha integral misturada com a branca.

A medida que você vai adicionando a farinha, vá observando o ponto da massa ela é mais espessa que a de bolo e menos que a do pão (veja informativo de junho 2001). Na verdade, o ponto da massa de cuca é o grande segredo desta receita. Ela deve ficar uma massa grudenta, porém com uma consistência tal que quando batemos com a mão ou com a colher de pau ela produz um ruído grave tipo flofff, flofff, flofff. Quando batemos esta massa a nossa mão deve ficar bem lambuzada, mas a massa não deve escorrer!

Bem, bater a massa de cuca é fundamental. Devemos seguir por uns dez minutos produzindo este característico barulho flofff, flofff... Até a massa ficar bem elástica. Use a sua intuição ela vale muito nestas horas, se sua avó estiver por perto vale uma consulta rápida. A quantidade de farinha pode variar ligeiramente em função do ponto da massa.

Deixe esta massa descansar coberta por um pano de prato ou uma toalha, limpíssimos é claro, por uma três horas. Nem é necessário descrever o que acontece agora. A sua massa deve dobrar de volume. Então é hora de bater novamente e adicionar as frutas e as castanhas e nozes. Nós costumamos colocar umas três colheres de sopa de semente de linhaça. Segundo a nutróloga Clara Brandão esta sementinha é um poderoso anti-oxidante.

Divida a massa em duas partes e coloque em duas forma para pão, bem untadas com manteiga ou óleo vegetal, deixe descansar por mais uma meia hora; tempo mais que suficiente para preparar a farofa doce que vai cobrir a cuca de frutas.

Para preparar a farofa: Misture a manteiga com o açúcar a ponto de formar uma bola.

Esfarele tudo misturando a farinha aos poucos.

Misture a canela em pó.

Esta farofa deve ficar grumosa e fofa.

Dá para adicionar um pouco de baunilha nesta farofa, mas cuidado! Uma baunilha de baixa qualidade pode deixar sua cuca de frutas com gosto de comida industrial.

Para assar: Depois de crescidas nas formas de pão as cucas devem ser pinceladas com gema de ovo e receber a cobertura de açúcar (a farofa doce) e ir ao forno pré aquecido por mais ou menos trinta e cinco minutos em forno médio alto, até a cobertura ficar bem dourada. Para verificar se ela está bem assada use um palitinho de churrasquinho para verificar se a massa está assada (se não tiver um desses, um palito de fósforo bem limpo cumpre a função). É bem fácil, introduza o palito na massa e, se ele sair mais ou menos seco, é sinal que a massa está bem assada.
Dica: Não asse a cuca demais pois ela fica seca em algumas horas, e não espere que a sua primeira cuca de frutas fique um espetáculo. Para estas coisa a prática faz diferença.
  Na foto que ilustra esta receita você pode ver como fica a tradicional cuca de frutas colonial, feita com açúcar mascavo e farinha integral.

Toda a vez que preparamos uma receita tradicional estamos celebrando a cultura dos pioneiros que construíram este país maravilhoso em que vivemos e em que todos os povos do mundo são bem vindos!

 

Diferentes maneiras de comer a cuca de frutas: Uma fatia de cuca só é realmente completa quando coberta por uma farta camada de nata batida com geléia de frutas ou melado. Muitos descendentes de alemães do sul do Brasil apreciam a cuca como acompanhamento de churrasco, carne de porco ou embutidos de carne. Outra maneira bem original é fazer pequenas torradas de cuca e servir como biscoitos.

   
SEUS AMIGOS TAMBÉM QUEREM RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA?

É FÁCIL!!!!!!!

DIGA PARA ELES ENVIAREM UMA MENSAGEM DE ADESÃO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

sede@fgaia.org.br

DIZENDO:

MEU NOME É ******** E EU DESEJO RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA!

Muitos abraços,

E até a próxima mensagem!

Volte a página dos Informativos