Informativos Anteriores


 

Casa dos Lutzenberger inicia processo de restauração

A casa da família Lutzenberger inicia um processo de recuperação para receber a matriz da empresa Vida, fundada pelo ambientalista José Antônio Lutzenberger. A proposta atual transforma os rumos traçados no final de 2009, onde se coagitava locar a casa e o jardim lateral. Este interessava ao restaurante da esquina que planejava transformá-lo em estacionamento.

Em 2010, surgiu a necessidade de a empresa Vida mudar o endereço da sua sede, localizada em Guaíba. “A idéia inicial, quando o proprietário solicitou que desocupássemos o imóvel, era construir um prédio em Eldorado do Sul junto à nossa central de reciclagem de resíduos industriais. Como as herdeiras, Lilly e Lara, resolveram colocar a casa da família para locação, decidimos alugá-la e aplicar na sua restauração o recurso que tínhamos disponível”, revela Susana Burger, gerente administrativa da Vida.

Patrimônio histórico

“Ao revitalizarmos a casa, também estamos revitalizando a memória de meu avô, arquiteto e aquarelista, e de meu pai, o ambientalista”, afirma Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia, ONG criada pelo ambientalista. Em abril, o escritório da Fundação deixou o pequeno prédio que ocupava nos fundos da rua Jacinto Gomes, número 39 para operar no Rincão Gaia, próximo a Pantano Grande, RS.

Para Lilly Charlotte Lutzenberger, abrigar a Vida é o melhor destino que poderia ser dado à casa da família. “O caráter funcional que passa a ter este imóvel, ocupado pela sede da empresa, permite uma preservação mais sustentável a longo prazo.” Lilly lembra que na Europa é comum empreendimentos modernos instalarem-se em prédios antigos.

Com o objetivo de preservar o máximo possível, tanto da construção quanto dos jardins, foi escolhido para coordenar o trabalho o arquiteto Flávio Kiefer, responsável pela transformação do Hotel Majestic na Casa de Cultura Mário Quintana. “O processo de seleção foi bastante criterioso, pois esta casa foi feita por um arquiteto que deixou sua marca na história de Porto Alegre. São de sua autoria prédios como a igreja São José, o Palácio do Comércio e o Pão dos Pobres”, comenta Susana.

Preservação

Para Flávio Kiefer, seu grande desafio é manter a dupla história relacionada ao prédio somando a ela um novo fator. “Temos a primeira etapa, do José Lutzenberger que construiu a casa, depois vem o José Antônio Lutzenberger, o ecologista, e agora, em um terceiro momento, precisamos adequar o espaço à empresa Vida, que irá estabelecer-se no prédio.”

A história da família permanece intacta tanto nas paredes como nos detalhes simples da vida doméstica. No topo da escada que une os três pavimentos está um vitral com o brasão da família, onde uma adaptação inclui a bandeira do Brasil. Na cozinha, ainda existem os potes de mantimentos de porcelana, identificados no idioma alemão, que guardavam açúcar, café, macarrão, cravo e canela (ver detalhe da foto).

Retratando cenas do cotidiano de Porto Alegre de modo espirituoso, as aquarelas pintadas por José Lutzenberger acompanhavam os degraus da escada, indo do terceiro pavimento ao térreo. Ali funcionava o escritório do arquiteto e, além da garagem, existia um pequeno laboratório fotográfico. As obras do aquarelista foram digitalizadas e podem ser vistas no saite www.lutzenberger.com.br

Surpresa

Em um sábado chuvoso, investigando o estado de preservação do prédio, Kiefer deparou-se com um fato inédito. Retirando parte do assoalho do último pavimento, já bastante deteriorado pelo cupim, queria ver como estava a conservação da estrutura e encontrou, entre as vigas, uma camada de barro misturado com palha. 

“Acredito que a mistura funcionava como isolante acústico e térmico entre os dois ambientes.” Ao cavar mais fundo, verificou que inexistia uma camada plástica sobre o forro do andar de baixo, que serviria como proteção. “O encaixe das madeiras do teto foi perfeito e concluído em uma etapa anterior ao pavimento de cima.”

Nesta primeira fase, cabe a Kiefer avaliar a casa e elaborar o projeto que preserve a história agregando a ela elementos contemporâneos. Estes indispensáveis para que outra obra do ambientalista José Antônio Lutzenberger, a empresa Vida, possa ocupar o local construído pelo seu pai, no qual ele passou a infância e grande parte da vida.

 

Contatos sobre os cursos, as palestras e as atividades da Fundação Gaia podem ser feitos pelos e-mails comunicação@fgaia.org.br, sede@fgaia.org e telefones (51) 9725 3685 e (51) 9725 3686.

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
Informativos Anteriores

Página Inicial