Crianças da Pato participam da colheita de arroz – O canteiro temático em homenagem a José Lutzemberger semeado na primavera teve sua colheita de arroz realizada na última terça-feira. Os alunos da Escola Infantil Pato, parceira da Fundação Gaia nesta iniciativa, puderam apreciar o resultado do pequeno grão semeado. A colheita teve a participação especial de João Batista Volkmann, produtor de arroz orgânico e Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia. As imagens da atividade podem ser vistas no facebook da Fundação Gaia, álbum  http://www.facebook.com/media/set/?set=a.314011622029944.67674.100002633254883&type=3

 

Oficina de papel com casca de pinhão Nos dias 04 e 05 de maio, Celina Cabrales coordena no Rincão Gaia a Oficina “Pinhão à vista: confecção de papel a partir da casca de semente de araucária”. Além do processo de produzir o papel a partir de um material que seria descartado, os participantes aplicam o material na produção de produtos desde o bloco de notas até o livro do artista. Todos os participantes recebem o e-book do projeto Pinhão à vista. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de abril. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/04_05_maio_2013-2.html .

 

Mauro Fuke no Rincão Gaia O artista plástico Mauro
Fuke retorna ao Rincão para ministrar a quarta edição da Oficina de Marcenaria Rústica, onde os participantes produzem peças decorativas e utilitárias a partir do material coletado nas trilhas locais. Além do convício e do aprendizado, os participantes levam para casa as peças criadas durante o final de semana. A oficina acontece nos dias 04 e 05 de maio e recebe inscrições até o dia 26 de abril. Maiores informações em
http://www.fgaia.org.br/cursos/04_05_maio_2013.html .

 

Exposição fotográfica “Pampa” no Jardim Lutz Está na sua última semana a exposição “Pampa” que integra o ciclo Natureza Gaúcha no Jardim Lutzenberger. O objetivo da exposição é ampliar a percepção do público sobre a beleza e a riqueza existentes nas paisagens do Rio Grande do Sul, com foco no pampa gaúcho e sua relação com o ambiente e a vida. As treze imagens que compõem a mostra são assinadas pelo fotógrafo Paulo Backes, com textos explicativos sobre cada uma. Os painéis ficam expostos até o dia 27 de abril, junto à entrada do jardim, no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

 

Dia do Índio Neste dia 19 de abril, a situação dos primeiros habitantes do Brasil, que dependem do Estado para demarcar as regiões onde outrora eram os senhores, está cada vez mais difícil, pois aos poucos perdem suas florestas e campos para os megaempreendimentos, como as grandes barragens na Amazônia. Uma análise da atual situação dos indígenas pode ser lida no artigo de Márcio Santilli, publicada hoje na Evolverde http://envolverde.com.br/noticias/nenhum-dia-mais-e-dia-do-indio/ .

 

Em defesa das árvores de Porto Alegre Neste sábado, 20 de abril, ativistas ambientais reúnem-se a partir das 15h30min ao lado da Câmara Municipal de Porto Alegre para colocar corações nas árvores ameaçadas pela ampliação das vias junto ao Gasômetro. Segundo os organizadores, a idéia é transformar esse momento em uma grande confraternização, com a realização de um piquenique no acampamento de Vigia das Árvores. A ação é inspirada no projeto "Aqui Bate um Coração", no qual corações são colados em monumentos públicos como forma de suscitar a reflexão sobre o amor nas grandes cidades. Maiores detalhes em https://www.facebook.com/events/375345522581648/?ref=3 .

 

Receitas de frutas brasileiras com chocolate Está disponível na biblioteca on line do SEBRAE um livro que fala dos biomas brasileiros e apresenta receitas de frutas com chocolate. Para os gourmets interessados em iguarias mais calóricas para compensar o friozinho que chega, o material pode ser baixado em http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/C9C97549758A04ED83257A3A005FEB6E/$File/NT000477AE.pdf .

 

Fotos: Cláudia Dreier e divulgação. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br



Página Inicial