Nova data do curso de podas e arborização Paulo Backes, agrônomo, fotógrafo e paisagista, ministra no Rincão Gaia o primeiro curso do segundo semestre, nos dias 17 e 18 de agosto. Backes irá partilhar ensinamentos aprendidos com Lutz sobre podas e arborização e também sua vasta experiência nesta área. O curso recebe inscrições até o dia 09 de agosto por e-mail reservas@fgaia.org.br e telefone 9725 3685.

 

Curso jardinagem produtiva e solo orgânico Dias 17 e 18 de agosto o Rincão Gaia oferece uma nova edição do curso Jardinagem Produtiva e Manejo Orgânico do Solo. Nesta edição de inverno, Alexandre de Freias destaca e demonstra os necessários preparativos na estação mais fria, para trazer uma primavera vicejante. Inscrições até 09 de agosto. Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/17_18_agosto_2013.html .

 

Curso de flora do RS – O professor Paulo Bracke coordena o curso Cores, Sabores e Papel Estratégico da Flora Nativa do RS nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Rincão Gaia. Com aulas teóricas e práticas, o professor propõe a preservação aliada com o manejo econômico sustentável da flora nativa gaúcha. O curso recebe inscrições até o dia 23 de agosto por e-mail reservas@fgaia.org.br e telefone 9725 3685. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/31_agosto_1_setembro_2013.html .

 

Sarau Fotográfico sobre o Rincão Gaia – Nesta terça-feira, 16 de julho, a Câmara Viajante promove um Sarau Fotográfico com imagens feitas no Rincão Gaia em abril. A Escola de Fotografia costuma ir anualmente ao Rincão para promover o Curso de Fotografia Ambiental. O evento será às 20h na Fnac, Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. As belas imagens da exposição também podem ser vistas no link http://www.cameraviajante.com.br/revista_rincao_gaia.html .

 

Cronobiologia e Agricultura Biodinâmica Entre 22 e 28 de julho, a fazenda Capão Alto das Criúvas, em Sentinela do Sul, RS, recebe palestrantes nacionais e internacionais para ministrar o curso de Cronobiologia e Agricultura Biodinâmica. Entre os temas a serem desenvolvidos estão: Ritmos do Sol, dos planetas e da Lua e sua influência sobre a vida na Terra; os preparados biodinâmicos; e as bases espirituais da Agricultura Biodinâmica. Informações e inscrições nos telefones (51) 38691969 e 99572133 com Helena Beatriz Volkmann.

 

Entrevista com Ana Primavesi A renomada professora e pesquisadora austríaca, Ana Primavesi, que esteve em Porto Alegre no mês de dezembro de 2012 para receber uma homenagem deu uma entrevista dada à Revista Horizonte Geográfico. Leia no link abaixo, as ideias da professora de 92 anos que destaca a importância da agricultura limpa http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/1796/ana-primavesi-uma-pioneira-da-agroecologia-no-brasil .

 

Cidadania: peça aos deputados para votar contra o PL 20/2012 Na última terça-feira, 09 de julho, o polêmico projeto de lei do deputado estadual Gilmar Sossella do PDT, mais uma vez não foi à votação, pois o seu relator, deputado Giovani Feltes, que emitiu um errôneo parecer favorável, esteve ausente. Neste momento nacional de exercício de cidadania, segue um novo modelo de correspondência a ser enviado aos deputados titulares e suplentes da CCJ na Assembleia Gaúcha. Desta vez, a conselheira da Fundação Gaia, Lilly Lutzenberger, relaciona o risco da nova lei com o incêndio que ocorreu no Mercado Público de Porto Alegre.

 

Prezados deputados:

Lendo as notícias sobre o incêndio do Mercado Público, me chamou a atenção esta que fala de nossa infraestrutura deficiente para enfrentar incêndios, com a seguinte observação, feita pelo presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), tenente-coronel José Carlos Riccardi Guimarães:

O oficial alertou, também, para o fato de a cidade não possuir uma equipe especializada, no Corpo de Bombeiros, em atendimento de acidentes com produtos

perigosos — agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares. A unidade foi desativada há dez anos — detalha Riccardi.

Ou seja, faz dez anos que nesta cidade inexistem equipamentos e pessoal capacitado para prevenir ou ao menos reduzir os estragos provocados por um incidente que envolva este tipo de produtos. Agora imaginem o que vai acontecer no caso de incêndio de um dos muitos depósitos de venenos que nos rodeiam, mesmo que, por enquanto, ainda devam ficar (ou assim cremos) a um mínimo de 30 metros de distância de residências, escolas, etc. E o Deputado Gilmar Sossella o da famosa PL 20/2012 - acha que nossas condições ainda não são ruins o bastante e quer torná-las ainda mais precárias...

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/07/associacao-alerta-para-despreparo-dos-bombeiros-em-porto-alegre-4192468.html

http://www.consumidorrs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=26559

Não permitamos que este projeto de lei absurdo seja aprovado. Já temos problemas de sobra neste nosso tão caro e mal gerido país, não precisamos de mais!

Abs.

Lilly Charlotte Lutzenberger

Endereços: heitor.schuch@al.rs.gov.br, raul.pont@al.rs.gov.br, edson.brum@al.rs.gov.br, giovani.feltes@al.rs.gov.br, edegar.pretto@al.rs.gov.br, dr.basegio@al.rs.gov.br, marlon.santos@al.rs.gov.br, frederico.antunes@al.rs.gov.br, joao.fischer@al.rs.gov.br, ronaldo.santini@al.rs.gov.br, pozzobom@al.rs.gov.br, raul.carrion@al.rs.gov.br, alexandre.postal@al.rs.gov.br, marcio.biolchi@al.rs.gov.br, villaverde@al.rs.gov.br, nelsinho.metalurgico@al.rs.gov.br, decio.franzen@al.rs.gov.br, gerson.burmann@al.rs.gov.br, ernani.polo@al.rs.gov.br, mano.changes@al.rs.gov.br, aloisio.classmann@al.rs.gov.br, lucas.redecker@al.rs.gov.br, miki.breier@al.rs.gov.br

Assunto: Incêndio do Mercado Público e o PL 20/2012 do Deputado Gilmar Sossella

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial