Campanha Recuperação do Circo
– A Fundação Gaia completa 25 anos no próximo domingo, dia 17 de junho. Na semana do anirversário, está sendo lançada a Campanha de Recuperação do Circo, a primeira edificação erguida no Rincão Gaia, um marco de sua consolidação. Todos os interessados podem contribuir, presenteando a entidade nas suas bodas de prata. Os valores doados devem ser depositados na conta corrente da Fundação e poderão ser compensadas como crédito para isenção equivalente no valor da taxa de visitação em qualquer um dos múltiplos eventos e visitações oferecidos no Rincão, até junho de 2014. Após efetuar o depósito, este deve ser comunicado à secretaria da entidade no e-mail: administracao@fgaia.org.br

 

Curso de podas e arborização – Nos dias 30 de junho e 1º de julho, Paulo Backes ministra “Ecossistemas verdes: paisagens rural e urbana”, destacando podas e arborização. As atividades teóricas e práticas acontecem no Rincão Gaia, compondo o II Módulo do Curso Paisagem e Sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho e as informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/30_junho_1_julho_2012.html
 

Terapias corporais integrativas –  O curso “Introdução aos cuidados do bem-estar biopsicosocial” acontece no Rincão Gaia nos dias 14 e 15 de julho coordenado por Evandro Rossi. O terapeuta irá abordar conteúdos teóricos e atividades práticas que tratam de aspectos fisiológicos e o energéticos, enfatizando o corporal, o mental, as emoções e as energias, com base na Terapia Bioenergética de Wilhelme Reich. Esta teoria estará associada à medicina oriental e ocidental. O evento recebe inscrições até o dia seis de julho. Programação e investimento no link http://www.fgaia.org.br/cursos/14_15_julho_2012.html
 

Palestra na próxima terça-feira “Empresa Vida: Tecnologia de Reciclagem de Resíduos” é o tema da próxima palestra no Ciclo Ecologia na Cultura que acontece dia 19 de junho, próxima terça-feira. O conselheiro da Fundação Gaia, Fernando Noal Bergamin, irá discorrer sobre a atuação da empresa criada por José Lutzenberger. O evento incia às 19h30min no auditório da Livraria Cultura, no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Entrada franca.
 

 Vandana Shiva no Rincão No domingo 27 de maio, a ecologista indiana e amiga de Lutz, Vanda Shiva, esteve no Rincão Gaia participando de um evento alusivo aos dez anos de partida do ambientalista. As imagens do encontro podem ser vistas no Facebook da Fundação Gaia, álbum “Vandana Shiva no Rincão” link http://www.facebook.com/media/set/?set=a.270658606365246.54433.100002633254883&type=3. As ideias propostas por Vandana também foram registradas pelo colaborador da Fundação, Renato Araújo, e podem ser lidas nolink http://metodistadosul.tempsite.ws/universoipa/colunistas/ecomanifesto/1304-vandana-shiva-aclamada-no-fronteiras-do-pensamento.html . 
 

Programa Adrenalina Iniciou a sétima temporada do Programa Adrenalina, apresentado pela conselheira da Fundação Gaia Ana Karina Belegantt. O programa que reúne esporte e aventura de maneira educativa e didática pode ser visto no Canal Futura e na TV Unisinos. Maiores informações e horários no saite http://www.adrenalinatv.com.br/site/ . 
 

 

Nova morada do Baltazar – O ratão-do-banhado bebê e órfão acolhido no Rincão Gaia em dezembro de 2011 deixou o Lago Monet para melhor integrar-se à vida selvagem. Baltazar, agora adolescente, foi relocado junto ao Arroio Capivari, próximo ao Rincão, em um local agreste, bonito e “com tudo o que ele precisa”, segundo a bióloga Maria de Fátima Santos, a principal responsável por reintroduzi-lo ao habitat natural. Maria de Fátima ensinou-lhe habilidades de adaptação e independência, como  mergulhar no lago e alimentar-se com plantas e peixes, apropriados  à dieta de sua espécie.
 

Festa Junina no Rincão Gaia – Uma grande ação coletiva em prol da Recuperação do Circo é a Festa Junina no Rincão que acontece domingo, dia 24 de junho. Em uma iniciativa da equipe de monitores e funcionários, o evento recebe escolas e famílias que moram no entorno, nos municípios de Rio Pardo e Pantano Grande. Entre as atrações da festa que inicia às 10h estão as bancas da pipoca, pinhão e doces, da cadeia, da pescaria, do beijo, do churrasquinho, do quentão em duas versões, sem e com álcool. O grande evento da tarde é o Casamento na Roça, com os estudantes que participam do Projeto Gaia Jovem. Os ingressos podem ser adquiridos em pontos comerciais de Pantano Grande, como a loja Pevalar e na Padaria do Chico.

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial