Nidificação antecipada transfere oficina de observação de aves
– Em uma situação atípica, o processo de nidificação no Rio Grande do Sul foi antecipado em cerca de 40 dias. Tal circunstância impede que a pesquisadora em reprodução de aves, Carla Fontana, consiga cumprir sua agenda com a Fundação Gaia ministrando a oficina de observação de aves nos dias 18 e 19 de agosto. Os interessados em participar do evento devem aguardar a nova data do curso, a ser defina pela equipe da ornitóloga.

 

Pampa e flora do RS – A Fundação Gaia recebe o professor Paulo Brack para ministrar o curso “Pampa e flora do RS” que se realiza nos dias 01 e 02 de setembro. O evento acontece no final do inverno, época em que o espinilho, espécie endêmica do pampa gaúcho, está florido e pode ser apreciado pelos visitantes do Rincão Gaia. As inscrições devem ser feitas até 24 de agosto. Informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/01_02_setembro_2012.html .

 

Palestra terça-feira no Ecologia na Cultura –  Na próxima terça-feira, “Sementes e soberania alimentar” é a temática da palestra promovida pela Fundação Gaia em parceira com a Livraria Cultura de Porto Alegre. O advogado José Renato Barcelos trata do assunto sobre o qual escreveu o livro “A tutela jurídica das sementes: um olhar à luz da soberania alimentar”. O evento inicia às 19h30min no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Entrada franca. Os interessados podem solicitar certificado de participação.

 

Casa dos Lutzenberger – A Casa dos Lutzenberger, em Porto Alegre, tombada no dia 08 de agosto, a partir de agora é a sede administrativa da Empresa Vida. Na reforma, alguns espaços da edificação foram destinados à preservação da memória de José Lutzenberger arquiteto e também de seu filho, José Lutzenberger ecologista. A casa esteve aberta para a comunidade conhecê-la na tarde da inauguração. Pessoas interessadas em visitá-la podem escrever para o e-mail susana@vida-e.com.br. Devido à rotina de trabalho cotidiano da empresa, as futuras visitas guiadas devem ocorrer mediante agendamento prévio. Imagens da inauguração da casa podem ser vistas no facebook da Fundação Gaia, no link: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=300198263411280&set=a.300197763411330.62562.100002633254883&type=1&theater

 

 

“Lutz for Ever Gaia” em Canela – Nesta sexta-feira, 17 de agosto, em clima de Festival de Cinema será exibido o documentário “Lutzenberger: For Ever Gaia” na Casa de Pedra, centro de Canela, às 20h. Após a sessão, haverá uma mesa redonda sobre o filme com a presença de Lilly Lutzenberger e ambientalistas da Região. No local serão disponibilizados os livros “Garimpo ou Gestão”, obra póstuma de Lutz, e “Sinfonia Inacabada”, sua biografia escrita por Lilian Dreyer. O evento está sendo promovida pela Fundação Cultural de Canela, Fundação Gaia- Legado Lutzenberger e Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias e tem entrada franca.

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

Página Inicial