Feriado de primavera no Rincão Gaia – Alexandre de Freitas acompanha as atividades de três dias de integração e convívio com a natureza, entre 12 e 14 de outubro, no Rincão Gaia. Além do cenário único do local com trilhas, passeios de barco e descontração junto ao Lago das Estrelas, há a inédita proposta gastronômica para elaborar e deliciar-se com pães, tortas e pizzas especiais. O próximo feriado no Rincão será no ano-novo, de 29 de dezembro a primeiro de janeiro, também com a companhia de Alexandre de Freitas.

 

Tingimento de tecidos com corantes naturais    Nos dias 20 e 21 de outubro, acontece a oficina de  tingimento de tecidos com corantes naturais. As atividades são coordenados por Eduardo Du Pasquier, no Rincão Gaia. “Através do aprendizado de uso e aplicação dos corantes naturais, a oficina pretende resgatar a utilização dessas matérias-primas reduzindo o impacto ambiental, agregando valor econômico e cultural aos produtos tingidos de forma limpa” explica o designer que desenvolve um trabalho artesanal produzindo assessórios de moda. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de outubro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/20e21_outubro_2012.html .

 

Curso de Ecologia Onírica  O filósofo Victor Hugo Victor Hugo Guimarães Rodrigues ministra, em 20 e 21 de outubro, no Rincão Gaia, curso que oportuniza a construção de conhecimento individual e coletivo através da discussão filosófica do conceito, da importância, dos limites e das possibilidades da Ecologia Onírica. Esta atua como ponto de convergência da Educação Ética, da Educação Estética e da Educação Ambiental. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de outubro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/20_21_outubro_2012.html.

 

Marcenaria Rústica com Mauro Fuke Acontece nos dias 10 e 11 de novembro mais uma edição do curso de marcenaria rústica com o artista Mauro Fuke. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas até primeiro de novembro.  O evento realiza-se no Rincão Gaia e o investimento pode ser parcelado em até três vezes. Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/10_11_novembro_2012.html .

 

Curso com Rualdo Menegat sobre Geologia do RS O autor do Atlas Ambiental de Porto Alegre integra a programação de Eventos do Rincão Gaia nos dias 10 e 11 de novembro, discorrendo sobre “Paisagem e Memória Geológica do Rio Grande do Sul”. Este é o primeiro módulo do Curso Paisagem e Sustentabilidade, que já recebeu Paulo Backes e Paulo Brack em julho e setembro.  Os interessados podem inscrever-se até o dia 30 de outubro. Dados completos no link http://www.fgaia.org.br/cursos/10_11novembro2012.html .

 

Textos de Lutz sobre agrotóxicos –  A Fundação Gaia agradece a seus amigos e parceiros que se manifestarem contra o projeto de lei 78/2012, o qual foi retirado da Assembleia. Ele liberaria para comércio e uso no RS, agrotóxicos e princípios ativos proibidos nos países onde aqueles são fabricados. Para os interessados em maiores informações sobre o assunto,  Lutzenberger informa e esclarece a origem e o grande problema desses venenos em dois artigos disponibilizados no saite da Fundação Gaia nos links:
http://www.fgaia.org.br/texts/A%20PROBLEMÁTICA%20DOS%20AGROTÓXICOS%20-%20José%20Lutzenberger,%20maio%201985.pdf
http://www.fgaia.org.br/texts/Nova%20Conspiração%20da%20Máfia%20dos%20Pesticidas%20-%20José%20Lutzenberger.pdf.

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

Página Inicial