Informativos Anteriores

Estudantes aprendem ecologia na prática

Oportunizar conhecimento e práticas em ecologia é a proposta do Projeto Gaia Jovem, desenvolvido pela Fundação Gaia em sua sede rural. Esse trabalho está sendo apresentado no IV Seminário Estadual e VII Seminário Regional de Educação Ambiental, mobilizando multiplicadores em bacias hidrográficas, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto na Universidade de Santa Cruz, UNISC.

Realizado no Rincão Gaia, sede rural da Fundação, o projeto em andamento em 2010 atende 30 alunos das escolas municipais Sotero Hermínio Frantz e Dario Lopes de Almeida, ambas de Pantano Grande. “Aqui se aprende a viver melhor com as pessoas e cuidar mais da natureza”, comenta Igor Santos Fetzner, de 14 anos, que participou do projeto em 2009 e gostaria de repeti-lo, integrando o grupo deste ano.

Objetivos

 “A idéia inicial do Gaia Jovem foi colocar em prática o potencial eco-pedagógico disponível no Rincão oferecendo aos jovens das comunidades próximas novas oportunidades de conhecimento e geração de renda”, explica Lara Lutzenberger, atual presidente da Fundação Gaia.

No banner exposto na UNISC, feito de juta, barbante e papel reciclado, consta o objetivo do projeto. “Propiciar atividades de formação e conscientização ecológica para jovens estudantes, a fim de formar uma postura eco-cidadã com aplicabilidade na vida pessoal e profissional”, sintetiza o trabalho desenvolvido em vários módulos.

Uma das primeiras propostas é conduzir os participantes pelo Rincão Gaia. Na trilha guiada, eles têm um contato direto com a beleza exuberante do local, a qual resulta da força de reconstrução da natureza. A paisagem quase lunar de uma pedreira abandonada foi transformada pelo processo natural de sucessão ecológica. Inicialmente, a rocha exposta dá lugar ao solo, depois vêm gramíneas, plantas rasteiras, arbustos, árvores para formar pequenas matas que margeiam os lagos e riacho do Rincão.

Cada oficina proposta no projeto está inserida em um eixo temático que contempla os recursos naturais disponibilizados no local. Sustentabilidade, produção de alimentos, empreendedorismo, paisagismo, água, pastagens, ervas e temperos, atividades lúdico-culturais e socialização norteiam os encontros semanais, no turno inverso ao horário da aula.

Os participantes são cativados quando vêem o conhecimento colocado em prática de uma maneira coletiva e colaborativa, em um lugar onde a natureza é respeitada. “Mesmo sendo uma atividade extra-curricular, a procura é tão grande que existem listas de espera em cada escola”, comenta a professora Lucimara Fanfa Corvello, uma das coordenadoras do Gaia Jovem.

Para viabilizar as várias edições do projeto existe uma parceria entre Fundação Gaia, prefeitura municipal e uma entidade apoiadora. A edição do Gaia Jovem de 2010 conta com o patrocínio da empresa CMPC Celulose Riograndense. “Estamos em busca constante por novos apoiadores para que mais pessoas tenham acesso a práticas que possam transformar suas vidas”, afirma Lara.

Contatos sobre os cursos, as palestras e as atividades da Fundação Gaia podem ser feitos pelos e-mails comunicação@fgaia.org.br, sede@fgaia.org e telefones (51) 9725 3685 e (51) 9725 3686.

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
Informativos Anteriores

Página Inicial