Visões de Lutz é tema de palestra Na próxima terça-feira, 13 de maio, o tema “Visões de Lutzenberger” pauta o Ecologia na Cultura. Na véspera dos 12 anos de sua partida, estarão presentes para refletir sobre o legado do ambientalista Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia, Lilian Dreyer, sua biógrafa, e Paulo Backes, paisagista que trabalhou com Lutz. O evento tem entrada franca e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80.

 

Confirmada Oficina de Observação de Aves Nos dias 17 e 18 de maio, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove a Oficina de observação de aves, com os ornitólogos Carla Suertegaray Fontana e Eduardo Chiarani, do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. O evento acontece no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre e recebe inscrições até o dia 13 de maio. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/17_18_maio_2014.html .

 

Curso sobre Sistema Silvipastoril O curso “Sistema Silvipastoril: uma alternativa para a diversificação da propriedade rural” acontece nos dias 24 e 25 de maio. As atividades são coordenadas pela doutora Zélia Maria Souza Castilhos e acontecem no Rincão Gaia. Inscrições até o dia 16 de maio, maiores informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/24_25_maio_2014.html .

 

Oficina de Cerâmica Inspirada na Natureza Nos dias 07 e 08 de junho, a Fundação Gaia a oficina Criações com Cerâmica Inspiradas em Formas da Natureza, coordenada pela ceramista Patrícia Vaucher.  Um dos objetivos da oficina é realizar uma conexão com a natureza não somente através do contato com a argila, o elemento terra, mas também a partir da observação dos elementos naturais do Rincão que servirão de modelo e inspiração para as peças”, explica Patrícia. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio. Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_junho_2014.html .

 

Yoga no Rincão Gaia – Como uma opção para ficar distante do agito da Copa do Mundo, nos dias 28 e 29 de junho, a Fundação Gaia promove a Oficina de Yoga no Rincão, com a professora Suzana Beatriz Schmidt. Segundo ela, entre os benefícios trazidos pelo Yoga estão a concentração, a clareza de pensamento e a percepção interior. A oficina recebe inscrições até o dia 20 de junho. Maiores informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/28_29_junho_2014.html .

 

Exército de Vaga-lumes Este é o título do texto escrito por Lara Lutzenberger, no qual são destacados o papel da mídia com agente de transformação da sociedade e o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, lançado em 20 de março. O texto foi publicado no Correio do Povo em abril e pode ser conferido no link http://www.fgaia.org.br/texts/index.htmlm no final da lista de “Outros Textos”.

 

Quarta-feira tem Música no Jardim  O compositor, cantor e violonista Mário Falcão e o percussionista Fernando Sessé são atrações do projeto “Música no Jardim” da próxima quarta, dia 14. Falcão apresenta canções de seus dois CDs e de novos projetos ainda inéditos. O show acontece a partir das 18h30, no Jardim Lutzenberger, no quinto  andar da Casa de Cultura Mário Quintan, com entrada franca.

Ambientalistas questionam ações da Operação Concutare – Entidades ambientalistas enviam carta aberta ao Ministério Público, ao Governo do Estado e à Prefeitura solicitando informações sobre os resultados da operação que, em 2013, denunciou corrupção na área ambiental, prendendo, entre outros, os secretários de meio ambiente de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Confira o texto em http://www.fgaia.org.br/noticias.html

 

França proíbe milho transgênico Nesta segunda-feira, 05 de maio, a França proibiu definitivamente o cultivo do milho transgênico da Monsanto, o MON 810. De grande alegria para os defensores das sementes livres e da agricultura soberana, a notícia foi divulgada em um texto tendenciosamente favorável à Monsanto. Veja em  http://noticias.br.msn.com/economia/fran%C3%A7a-pro%C3%ADbe-definitivamente-milho-transg%C3%AAnico-da-monsanto  .

 

Fotos: Cláudia Dreier e Arquivo Fundação Gaia. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial