Fundação Gaia na Feira Ecológica No sábado, 03 de agosto, a Fundação Gaia esteve na Feira Ecológica do Menino Deus divulgando sua militância ambiental contra o PL 20/2012, a programação do Rincão Gaia para o segundo semestre e sorteando mudas da coleção botânica do Rincão Gaia. A presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger, e familiares também prestigiaram o evento. Entre os contemplados no sorteio das belas espécies botânicas do Rincão encontram-se feirantes, consumidores da feira e dois colaboradores da Fundação Gaia: Miguel Sattler e Kátia Zanini, esta representada por seu pai e sua filha Layla que na foto segura a suculenta florida.

 

Lei sobre depósitos de venenos na Gáucha – Na manhã de 07 de agosto, o programa Atualidades da Rádio Gaúcha solicitou uma entrevista à Fundação Gaia para falar do impacto dos agrotóxicos na mortandade das colméias e do PL 20/2012. Em seguida foi ouvido o deputado Gilmar Sossella do PDT, autor do projeto, que insiste em mantê-lo, colocando em risco a saúde pública por modificar as normas vigentes sobre o armazenamento de agrotóxicos. Por ele, colocar os depósitos de venenos em áreas comerciais, sem a distância mínima de 30 metros, não implica em risco algum. Tampouco se houver vazamentos inodoros e mortais, que não estão previstos no projeto. A entrevista pode ser ouvida em http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/audio/radio-gaucha/2013/08/fundacao-gaia-pede-que-deputados-rejeitem-projeto-sobre-agrotoxicos-gilmar-sossella-autor-projeto-defende-proposta-07-08-2013/33913/ 

 

PL 2012/12 em votação na CCJ – A Fundação Gaia convida a todos seus amigos e colaboradores para estar na Assembleia Legislativa Gaúcha na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, às 9h e solicitar que os deputados da Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, que votem contra o PL 20/2012 de autoria de Gilmar Sossella. A proposta tramita na comissão desde o dia 14 de maio, ocupa o segundo lugar na ordem do dia e deve ser votada na próxima semana. O envio de e-mails fez com que a rádio gaúcha colocasse o assunto no ar na última quarta-feira. A reunião da CCJ costuma ocorrer no quarto andar do parlamento gaúcho.

 

Palestra sobre Urbanismo Regenerativo Criar novas possibilidades, fugindo dos traçados urbanos retilíneos é uma das propostas da palestra “Urbanismo Regenerativo: um olhar ecológico sobre a interface urbana e rural de nossas cidades”, com o engenheiro agrônomo e paisagista Toni Backes. O evento integra o Ciclo Ecologia na Cultura e acontece no dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h no auditório Livraria Cultura, localizada no Bourbon Shopping Country, Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Venha e traga seus amigos, entrada franca.

 

Podas e arborização no Rincão Gaia – Ainda há vagas para estar com Paulo Backes, agrônomo, fotógrafo e paisagista, participando do primeiro curso do segundo semestre no Rincão Gaia, nos dias 17 e 18 de agosto. Backes irá partilhar ensinamentos aprendidos com Lutz sobre podas e arborização e também sua vasta experiência nesta área. O curso recebe inscrições até o dia 13 de agosto por e-mail reservas@fgaia.org.br e por telefone 9725 3685.

 

Curso jardinagem produtiva e solo orgânico Dias 17 e 18 de agosto o Rincão Gaia oferece uma nova edição do curso Jardinagem Produtiva e Manejo Orgânico do Solo. Nesta edição de inverno, Alexandre de Freias destaca e demonstra os necessários preparativos na estação mais fria, para trazer uma primavera vicejante. Inscrições até 13 de agosto. Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/17_18_agosto_2013.html .

 

Curso de flora do RS – O professor Paulo Brack coordena o curso Cores, Sabores e Papel Estratégico da Flora Nativa do RS nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Rincão Gaia. Com aulas teóricas e práticas, o professor propõe a preservação aliada com o manejo econômico sustentável da flora nativa gaúcha. O curso recebe inscrições até o dia 23 de agosto por e-mail reservas@fgaia.org.br e telefone 9725 3685. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/31_agosto_1_setembro_2013.html .

 

Transgênicos pautam debate da AGAPAN – Nesta segunda-feira, 12 de agosto, a AGAPAN realiza o debate ”As lavouras transgênicas e o desenvolvimento gaúcho: promessas, resultados e riscos sob a perspectiva do retrocesso ambiental”. Irão participar o colaborador da Fundação Gaia José Renato Barcelos, Leonardo Melgarejo e Júlio Xandro Heck. O evento inicia às 19h no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS com entrada franca.

 

Mostra Professor José Lutzenberger – O Gaia Village, parceiro da Fundação Gaia em Garopaba, está realizando oficinas que integram a Mostra Professor José Lutzenberger. Algumas foram divulgadas no último informativo da entidade que pode ser conferido no link http://www.gaia.org.br/Informativos/Bol072013.pdf

 

Feira Arteloja na Casa de Cultura – Neste sábado, 10 de agosto, a Casa de Cultura Mário Quintana recebe artistas e convidados para o Arteloja Mix, uma edição especial da tradicional Feira de Variedades. O evento acontece das 13 às 21h e contará com participações especiais de Katia Suman, radialista e jornalista, Claudia Tajes, escritora e redatora publicitária, e Luis Augusto Fischer, professor e escritor, realizando uma edição especial do Sarau Elétrico em versão Prêt-à-porter. O evento será na Arteloja, no térreo, com entrada franca.

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial