Terça-feira palestra com Rualdo Menegat Nesta terça-feira, às 20h, a palestra “A história da água no planeta Terra” com Rualdo Menegat inicia o Ciclo Ecologia na Cultura. Neste ano “Água” é a temática norteadora das palestras que são uma parceria da Fundação Gaia – Legado Lutzengberger e da Livraria Cultura de Porto Alegre. O evento tem entrada franca e acontece no auditório da Livraria, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Detalhes podem ser conferidos em http://www.fgaia.org.br/cursos/10_marco_2015.html

 

Mergulho no Rincão Gaia Nos dias 21 e 22 de março, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove uma Oficina de Mergulho, com o professor Carlos Dill da Salvamar Mergulho Ecológico. O evento acontece no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. As águas límpidas do Lago das Estrelas são o palco para os interessados em participar da Oficina de Mergulho. “O lugar é fantástico. Podemos avistar a diversidade da fauna subaquática com peixes, tartarugas e outros bichos, a vegetação e o relevo peculiar da antiga pedreira também são muito interessantes”, comenta Dill. Inscrições até 13 e março. Detalhes completos em: http://www.fgaia.org.br/cursos/21_22_mar%C3%A7o_2015.html

 

Oficina de Astronomia na entrada do outono Nos dias 21 e 22 de março, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove a Oficina de Astronomia Decifrando o céu do sul, com o físico Claudio Bevilacqua, do Observatório Astronômico da UFRGS. “A data da oficina é bastante significativa, por marcar o primeiro dia do outono”, destaca Bevilacqua. A estação das folhas caducas inicia às 19h45min do dia 20 de março. Nesta ocasião ocorre o Equinócio, ou seja, a iluminação do sol é exatamente igual nos dois hemisférios assim tanto o dia quanto a noite têm a mesma duração e pode ser identificado o leste e o oeste verdadeiros. Estudantes e professores têm descontos especiais nesta Oficina do Rincão Gaia. Inscrições até 13 de março. Detalhes completos em: http://www.fgaia.org.br/cursos/21_22_mar%C3%A7o_2015_1.html .

 

Desenho da paisagem com Jorge Herrmann Neste sábado, sete de março, acontece mais uma edição do tradicional curso de desenho que o artista Jorge Herrmann realiza no Jardim Botânico de Porto Alegre. Recomenda-se que os alunos levem folhas tamanho ofício, prancheta, lápis HB e 6B, caneta preta, prancheta e estilete. A aula tem o investimento de R$ 80,00,  inicia às 9h e estende-se até 13h. Informações e inscrições arte@jorgeherrmann.com e 51 9240 7038.

 

Pós-graduação gratuita na UERGS A UERGS/TAPES oferece curso de Pós-graduação em Análise e Manejo de Sistemas Socioecológicos. O curso é gratuito e aulas ocorrem nas sextas a noite e nos sábados em finais de semana intercalados. O pré-requisito necessário é ter um curso de graduação completo e interesse na área ambiental. Inscrições até nove de março. Informações completas em http://www.uergs.rs.gov.br/index.php?action=noticias&cod=2826 .

 

Cartilha sobre óleos essenciais da agrofloresta   O que são e para que servem os óleos essenciais produzidos a partir de ervas, árvores e arbustos que compõem os sistemas agroflorestais (Safs) são algumas informações da cartilha Agrofloresta e óleos essenciais. Publicada a partir de um trabalho com o Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Ipê, na Serra Gaúcha, visando mostrar às mulheres agricultoras os benefícios dessa terapia, a cartilha tem como objetivo maior apresentar alternativas para a expansão dos Safs. A cartilha Agrofloresta e óleos essenciais pode ser baixada em http://www.centroecologico.org.br/cartilhas/Cartilha_Oleos.pdf  .

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial