Tempo de semear trigo e azevém Em uma quarta-feira nublada, 26 de junho, crianças da Escola Infantil Pato, entidade parceira da Fundação Gaia, foram ao Parque Marinha para realizar a semeadura de trigo e azevém no canteiro que homenageia o ambientalista José Lutzenberger. Com a presença da presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger, do paisagista Paulo Backes, de professores e pais entusiasmados, crianças de até seis anos distribuíram as sementes dos cultivos de inverno no local onde na primavera haviam plantado arroz e feijão.

 

 

Curso de podas e arborização Paulo Backes, agrônomo, fotógrafo e paisagista, ministra no Rincão Gaia o primeiro curso do segundo semestre, nos dias 03 e 04 de agosto. Backes irá partilhar ensinamentos aprendidos com Lutz sobre podas e arborização e também sua vasta experiência nesta área. O curso recebe inscrições até o dia 26 de julho por e-mail reservas@fgaia.org.br e telefone 9725 3685. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/03_04_agosto_2013.html .

 

Palestra alerta sobre impacto dos agrotóxicos Na próxima terça-feira, 09 de julho, a especialista em toxicologia Ana Valls ministra palestra sobre “Impactos dos Agrotóxicos no equilíbrio de Gaia.” A atividade integra o Ciclo Ecologia na Cultura – 2013, cujo eixo central é Cuidar de Gaia. Com entrada franca, o evento inicia às 19h, no Auditório da Livraria Cultura localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Militância ambiental: contra a lei que diminui a segurança nos depósitos de venenosNesta terça-feira, dia 02 de julho o PL 20/2012 de autoria de Gilmar Sossella, PDT, também não foi votado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia gaúcha. Desta vez, havia poucos deputados na reunião e ao aproximar-se a pauta para apreciação da nova lei, o deputado Ronaldo Santini, que já declarou votar contra o projeto e a favor da vida, retirou-se da sala. Assim, o número de integrantes da CCJ ficou aquém do quorum mínimo e a votação de todos os projetos foi postergada para a próxima semana. No final da reunião, o assessor do deputado Santini procurou a Fundação Gaia, justificou a saída da reunião “para impedir a votação” e apresentou um requerimento onde solicitava a exclusão do nome do parlamentar como signatário do PL20/2012. Na resposta da Superintendência Legislativa a esta solicitação, foi explicado que o Regimento Interno da Assembleia não permite a retirada de assinatura de proposição já autuada.

 

Desenho de paisagem no Jardim Botânico de Porto Alegre Neste sábado, dia 06 de julho, o colabor da Fundação Gaia, Jorge Herrmann promove uma vivência de interpretação das relações visuais em um ambiente natural. “É um trabalho que envolve autoconhecimento, desenvolvimento de recursos gráficos e uma profunda reflexão a respeito do exercício de desconectar-se da tecnologia eletrônica. Explica Jorge que nos dias 09 e 10 de novembro realiza atividade semelhante no Rincão Gaia. O evento deste sábado recebe inscrições pelo telefone 9240 7038 e o valor do encontro é R$70,00. A atividade inicia às 9h o Centro de Visitantes, ao lado do estacionamento. Em caso de chuva, o curso acontece da mesma forma, no auditório ou no quiosque ao lado.


Festival de Coros no Salão de Atos da UFRGS – Neste domingo, às 18h, acontece uma nova etapa do 48º Festival de Coros do RS: “O gaúcho quer cantar”, com apresentações do Coral da UFRGS, Grupo Vocal FAE, Coro Municipal de Tramandai, Grupo UPA! e Coral da UFSPA. As apresentações tem entrada franca e acontecem no Salão de Atos da Universidade, na rua Paulo Gama 110, em Porto Alegre, RS. Um dos integrantes do coral, o professor Paulo Alves de Souza, dará um curso no Rincão Gaia, “Cenários da Vida através dos tempos”, nos dias 28 e 29 de setembro.

 

Curso de Jornalismo Ambiental em Garopaba O projeto Gaia Village, parceiro da Fundação Gaia em Santa Catarina, promove nos dias 19 e 20 de julho o Curso de Jornalismo Ambiental. Com a participação de jornalistas do Núcleo de Ecojornalistas - NEJ (RS)  será abordada a prática jornalística em temas relativos ao meio ambiente de uma maneira aprofundada e inclusiva. O evento pretende contribuir para que profissionais e estudantes de Jornalismo estejam capacitados para atender a uma demanda crescente de informações nesta área e para atuarem como transformadores sociais. Informações e inscrições no e-mail cursos@empregosecia.com e no telefone (48) 3354-0971.

 

40 anos do Parque Estadual de Itapuã Conforme conta Augusto Carneiro: “Lutzenberger foi muito atuante na época de implementação do parque de Itapuã, dando palpites e indo ao local várias vezes.” A programação dos 40 anos do Parque Estadual de Itapuã inicia na próxima quarta-feira, 10 de julho. No domingo, dia 14, será a festa de aniversário. As atividades encerram em 28 de julho, com um mutirão de limpeza das praias. Detalhes completos no link https://www.facebook.com/events/560102110699137/permalink/566233996752615/ .

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial