Mantida Lei Estadual sobre os Agrotóxicos – A intensa manifestação da sociedade civil, defendendo os interesses da população, da saúde e do meio ambiente fez a diferença na Audiência Pública convocada para rever a lei que dispõe sobre os Agrotóxicos. A Fundação Gaia agradece a participação e envolvimento de todos que contribuíram para mais essa vitória que diminui a quantidade de veneno em nosso Estado. No final da reunião, foi majoritária a opinião de que a lei criada em 22 de dezembro de 1982 além de prevalecer e ser devidamente cumprida deve ser proposta para os demais estados da federação e ter o devido destaque na data em que completa 30 anos. Segundo o deputado que convocou a audiência, Ernani Polo, será feito um relato final do encontro na próxima reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia. Este relato será apresentado no aniversário da Lei 7.747 que será comemorado na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, no sábado, próximo dia 22, integrando a Festa de Equinócio. A FAE acontece na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados de manhã.

 

Campanha para recuperar o piso da Casa Comunal Comemorando o sucesso das duas campanhas realizadas em 2012, a Pista de Arvorismo e a troca de cobertura do Circo, a Fundação Gaia lança uma nova proposta. Desta vez, o objetivo é recuperar o piso da Casa Comunal, principal edificação do Rincão Gaia que acolhe seus visitantes para pernoites, refeições e cursos diversos. A grande novidade da campanha é o agradecimento em brindes e gratificações para os amigos e colaboradores da Fundação que se juntarem a esta causa. Saiba os detalhes completos em: http://www.fgaia.org.br/noticias.html .

 

Energia Solar é tema da palestra dia 11 - Na última edição do ano, o ciclo de palestras Ecologia na Cultura tem como tema “Energia Solar e Carros Elétricos para um Futuro Melhor”. Quem discorre sobre o assunto, é o engenheiro Luís Maccarini. A palestra acontece em 11 de dezembro, às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre e tem entrada franca.

 

Reveillon junto à natureza Passar a entrada do ano em um local onde a natureza impera, longe do barulho e da queima de fogos é a oportunidade oferecida pela Fundação Gaia para o próximo reveillon. A proposta de lazer, que integra o ser humano com Gaia e com ele mesmo, desenvolve-se entre 29 de dezembro e primeiro de janeiro, no Rincão Gaia, localizado a 120 km de Porto Alegre junto ao município de Pantano Grande. As inscrições podem ser feitas até 21 de dezembro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/29_dezembro12_1_janeiro13.html .

 

Colônia de Férias de Verão no Rincão Gaia Uma grande novidade de 2013 é a Colônia de Férias no Rincão para jovens de 08 a 12 anos acompanhados por um adulto. A atividade inicia no dia 06 de janeiro, domingo, e estende-se ao sábado seguinte, dia 12. Entre as várias atrações que integram a proposta estão: reconhecimento de ervas, oficina de papel reciclado e origamis, passeio de charrete, yoga, passeio de balsa no Lago das Estrelas e a oportunidade de banhar-se nas suas águas cristalinas, arvorismo e rapel. A programação completa e o investimento está no link: http://www.fgaia.org.br/cursos/06_12_janeiro_2013.html .

 

Atividades do Gaia Village – O Projeto Gaia Village, parceiro da Fundação Gaia em Garopaba, SC, desenvolve  várias ações em prol da educação ambiental e da sustentabilidade. A Mostra Professor José Lutzenberger, realizada no final de novembro, expôs à comunidade o trabalho feito em conjunto com 23 escolas locais. Este evento e maiores informações sobre o Gaia Village estão no Boletim Informativo que pode ser lido em http://www.gaia.org.br/Bol102012.pdf .

 

Audiência Pública em prol da UC do Morro São Pedro Na próxima terça-feira, 11 de dezembro será realizada uma Audiência Pública pela implantação da Unidade de Conservação do Morro São Pedro, localizado na zona Sul de Porto Alegre. O evento é promovido pela Associação Macrobiótica e pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, ambos de Porto Alegre. Com entrada franca e aberto a todos, a reunião inicia às 14h, na sala 303 da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

 

Pela proteção da Aldeia Maracanã e de Prédio Histórico – A Fundação Gaia apoia e convida a todos a assinarem e divulgarem a petição em prol da Aldeia Maracanã e do prédio histórico do Museu do Índio no Rio de Janeiro. "Trata-se de mais uma luta por uma causa nobre, uma luta contra a indiferença do poder público em relação aos direitos e interesses dos Povos Indígenas no país" afirma Frank Coe, cineasta e colaborador da entidade. A petição pode ser assinada no link:  http://www.avaaz.org/po/petition/Salve_o_Patrimonio_Material_e_Imaterial_da_Humanidade/?fXXUdbb&pv=13

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial