A Fundação Gaia partilha com seus amigos e colaboradores palavras de sua presidente, Lara Lutzenberger, em prol da preservação da praia de Torres. O artigo foi publicado na última semana no Jornal do Comércio de Porto Alegre e no jornal a Folha de Torres.

 

Torres sim, mas de rocha, não de concreto

 

No cenário de Torres situam-se minhas mais preciosas lembranças de infância e adolescência. Nos anos 70 e 80, as únicas torres, e portanto as mais imponentes, eram o Morro do Farol e as da Guarita. No entardecer, veranistas reuniam-se no Hotel Farol para uma caipirinha, empadas de camarão ou um cafezinho no mesmo balcão em que era vendido um pão d’água e ‘de minuto’ que nunca vi igual em outro lugar. Circular de bicicleta com outras crianças, ou mesmo sozinha, não implicava em temor nenhum. O Parque da Guarita ainda não levava o nome do meu pai, mas era por ele valorizado e zelado, extasiando os visitantes.

 

Sigo fiel a Torres, apesar dos impactos sofridos por conta do estímulo desenfreado da construção civil que, em sua voracidade, já consumiu praticamente todas as residências tradicionais e reduziu as torres naturais a “morrinhos”. Quem hoje avista a cidade, vindo da BR 101 ou da Estrada do Mar, pode até pensar que o nome é uma alusão aos seus prédios. E o prejuízo não é apenas ambiental, estético e histórico: areia e mar sujos, congestionamentos, estabelecimentos lotados, barulho, insegurança crescem na mesma proporção dos espigões. Agora, como golpe fatal, soma-se a ameaça de liberar a construção destes nas primeiras quadras, junto à praia.

 

Torres ainda é nossa mais bela praia e pode melhorar o que não está bem. Com um planejamento urbano centrado na consolidação de uma cidade que reconhece seus patrimônios ambientais, arquitetônicos e culturais e que oferece estrutura adequada para o bem-viver, Torres preserva o que lhe resta e segue seu curso de forma convidativa. Incluem-se aí: valorização de sua história, manutenção de orla ensolarada e limpa, recuperação do Parque da Guarita, divulgação do Parque de Itapeva, consolidação de boas praças, diversificação de estabelecimentos comerciais e de lazer, bem como, de serviços médicos. Hoje há imobiliárias demais e padarias de menos; psicólogos demais e apenas um dermatologista, que também atende a municípios vizinhos.

 

Agora, se a ênfase seguir na construção predial, restará uma cidade sem atrativos e incomoda. Sobrarão os que não se importam com nada além de seu próprio umbigo e restará o luto daqueles que a conheceram em seu esplendor e reconheceram o seu valor.

 

Lara Lutzenberger                                                                                                                                   

Presidente
Fundação Gaia – Legado Lutzenberger

 

Fotos: Lara Lutzenberger. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial